Lógica
Ementa
No cotidiano, é comum as pessoas discutirem sobre vários assuntos que lhe digam respeito e considerarem que sua opinião é verdadeira. Mas quase sempre elas não se perguntam o que é a verdade, porque o que dizem é verdadeiro ou como chegaram a esta verdade, questões que a filosofia coloca ao estudar o pensamento de uma forma lógica através de sua expressão pela linguagem. Nesse semestre, estudaremos estas questões e as principais características da Lógica segundo Aristóteles.
Conteúdo programático
1º Bimestre
A proposição e seus termos: substância, quantidade e qualidade
A proposição e seus termos: posição, posse, ação e paixão ou passividade
2º Bimestre
Objetivos
Geral
Compreensão da verdade e da falsidade do ponto de vista lógico a partir do grego, do latim e do hebraico e as principais características da Lógica segundo Aristóteles.
Específicos
Compreensão da lógica no cotidiano;
Compreensão das concepções grega, latina e hebraica de verdade;
Compreensão do que é a Lógica segundo Aristóteles;
Compreensão e diferenciação dos termos de uma proposição;
Compreensão e diferenciação dos tipos de proposição;
Compreensão do argumento silogístico.
Metodologia
Para realização destes objetivos utilizar-se-á os métodos de leitura e interpretação dos textos específicos, apresentação dos temas em slides, um filme, charges, histórias em quadrinhos, apresentação dos alunos sobre os temas na forma de seminários e trabalho escrito.
Referências bibliográficas
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires Martins, Filosofando: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
CARRIÈRE, Jean-Claude, Círculo dos Mentirosos: Contos filosóficos do mundo inteiro. Tradução de Cláudio Figueiredo. 2ª ed. – São Paulo: Códex, 2004.
MARILENA, Chauí, Introdução à filosofia. – São Paulo: Ática, 2001.