Jornal de Estudos Espíritas

        O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) é um projeto piloto de um periódico espírita em moldes acadêmicos destinado à divulgação de pesquisa original em Espiritismo. Seu escopo é amplo e abrange tópicos puramente doutrinários e multidisciplinares que possam contribuir para o progresso do Espiritismo em quaisquer um dos seus aspectos científico, filosófico e religioso. Se você já conhece o JEE, acesse os volumes para ver os artigos navegando pelo menu à esquerda, ou clique abaixo para ver os artigos que estão sendo publicados neste ano:

Volume 5 - 2017

        Se você está visitando nosso site pela primeira vez, acompanhe as explicações abaixo e navegue no menu à esquerda para saber mais sobre o JEE.

        De modo similar às revistas científicas e acadêmicas, o JEE adotará a metodologia de seleção de artigos conhecida como método de análise por pares (também conhecido pela sua expressão em inglês: peer review) em que árbitros ou pareceristas anônimos são convidados para analisar a validade de cada artigo de acordo com um conjunto de critérios previamente definidos. Embora alguns periódicos e coletâneas espíritas já realizem a aplicação dessa metodologia em maior ou menor grau, o presente projeto apresenta uma nova revista que: i) seguirá moldes similares aos de revistas científicas e acadêmicas profissionais; ii) servirá a todo o movimento espírita de modo independente de qualquer sociedade, instituição ou órgão federativo espírita; e iii) será gerida e editada apenas por espíritas que possuem experiência acadêmica profissional de pesquisa.
    
       
O JEE foi idealizado para servir ao movimento espírita. Ele tem como missão estimular a pesquisa espírita séria, isto é, que tem como base os fundamentos da Doutrina Espírita e que permita o desenvolvimento do caráter progressivo do Espiritismo com segurança e seriedade, valorizando-o na forma como foi revelada pelos bons Espíritos ao tempo de Kardec. Para atingir esse objetivo, o JEE seguirá métodos editoriais similares aos das revistas acadêmicas internacionais; adotará critérios de seleção de artigos de modo rigoroso e doutrinário; oferecerá gratuitamente a Autores espaço adequado para a publicação e divulgação de seus artigos de pesquisa; e permitirá acesso ilimitado aos artigos publicados para todos os Leitores. Dessa forma, o JEE se soma aos esforços já existentes no movimento espírita para contribuir com o desenvolvimento do aspecto científico e progressista do Espiritismo, além de trabalhar pela sua divulgação e propagação. É importante que os interessados leiam os detalhes sobre o projeto clicando aqui em Projeto - JEE ou no menu à esquerda.

Objetivos e Escopo
 
         O objetivo fundamental do JEE é publicar artigos que contenham contribuições sérias e originais ao conhecimento espírita, oriundas de trabalhos de pesquisa em Espiritismo ou em outras áreas do conhecimento cujos resultados sejam de interesse para o Espiritismo. O escopo do JEE inclui, mas não está limitado aos seguintes tópicos:
  • mediunidade de efeitos físicos e inteligentes;
  • métodos de análise de comunicações mediúnicas e fenômenos espíritas;
  • reencarnação;
  • vida espiritual;
  • influência dos Espíritos no mundo corporal;
  • aspectos históricos do Espiritismo e do movimento espírita;
  • aspectos filosóficos do conhecimento espírita;
  • aspectos religiosos do conhecimento espírita;
  • pesquisa em ensino de Espiritismo;
  • análise de obras espíritas consagradas;
  • relações entre Ciência e Espiritismo, saúde e Espiritismo, e quaisquer outras áreas do conhecimento e Espiritismo;
  • implicações do Espiritismo na Sociedade;
  • interpretações ou descrições de fenômenos paranormais ou desconhecidos com base no Espiritismo;
  • esclarecimento de críticas ao Espiritismo.
        Enfim, o escopo do JEE abrange tudo o que for de interesse ao progresso do Espiritismo bem como a sua valorização como teoria científica, filosófica e moral. O JEE também publica: i) artigos de revisão, a convite do Editor, sobre temas de interesse e relevância atuais para o movimento espírita; e ii) artigos já publicados em outros periódicos, a critério do Editor, mas que sejam de importância para o desenvolvimento do conhecimento espírita. Artigos que criticam pontos acessórios do Espiritismo podem ser aceitos contanto que sejam muito bem embasados e ofereçam soluções que estejam de acordo com os princípios fundamentais da Doutrina Espírita.
 
        Por contribuição original entenda-se os trabalhos de pesquisa novos, inéditos, que tragam alguma contribuição para o conhecimento espírita, e não meras repetições de análises ou estudos já publicados na literatura espírita (salvo os casos de interesse, a critério do Editor). A validade relativa desses trabalhos inéditos será avaliada através de uma metodologia de publicação similar àquela empregada nos meios acadêmicos que é baseada no método de análise por pares (da expressão em inglês: peer review) que consiste em fazer passar cada artigo submetido para publicação no JEE, pela análise crítica de árbitros ou pareceristas anônimos especialistas no tema principal do artigo. A avaliação doutrinária e especializada dos argumentos, deduções, experimentações e critérios utilizados por Autor(es) na apresentação de resultados e conclusões auxiliará o Editor a tomar, com mais conhecimento de causa, a decisão final sobre a aceitação ou não de um artigo para publicação. Para maiores detalhes sobre as características da revista e critérios de publicação visite a página de Informação aos Autores no menu ao lado.
 
        O JEE possui, também, um espaço para breves comunicações destinada a comentários e críticas sobre os artigos publicados no JEE, bem como resenhas de livros. Portanto, comentários, artigos regulares e artigos reproduzidos formam três tipos de seções do JEE. Visite a página de Informação aos Autores para maiores detalhes.

        Os artigos serão identificados por um número na forma VVSSNN onde: VV é o número (com dois algarismos) do volume do JEE onde o artigo está publicado; SS é o número da seção correspondente (01 para seção de comentários; 02 para seção de artigos regulares; e 03 para seção de artigos reproduzidos); e NN é o número do artigo na ordem em que foi preparado para publicação. Essa ordem de preparação dependerá de fatores como tempo de análise do artigo, tempo de resposta dos Autores às críticas e recomendações dos Árbitros, e tempo de preparação da versão final. Cada artigo irá conter a data de submissão e/ou de publicação do artigo na página do JEE. Os artigos do JEE devem ser citados da seguinte forma: J. Est. Esp. 1, VVSSNN (20??), onde "J. Est. Esp." é a forma abreviada do nome do JEE, o número 1 é um exemplo de volume, VVSSNN é o número do artigo, e (20??) é o ano de publicação entre parênteses.
 
        O Editor do JEE agradece o interesse e convida a todos os interessados a visitarem os links do menu ao lado: Volumes, para acessar os artigos publicados, e Informação aos Autores para submeterem artigos resultados de suas pesquisas para publicação no JEE.


ISSN
 
         O Jornal de Estudos Espíritas possui um número de ISSN (International Standard Serial Numbers) ou Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o ISSN é um código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número é único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído. O ISSN do Jornal de Estudos Espíritas é 2525-8753 (on-line). 
 

Editor
 
Editor Chefe: Alexandre Fontes da Fonseca    -    Espírita e Professor de Física - Campinas/SP.
Endereço para contato: jestudosespiritas@gmail.com