Projeto - JEE

        O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) é um projeto piloto de um periódico espírita em moldes acadêmicos destinado à divulgação de pesquisa original em Espiritismo. Seu escopo é amplo e abrange tópicos puramente doutrinários e multidisciplinares em que outras áreas do conhecimento humano possam contribuir para o progresso do Espiritismo em quaisquer um dos seus aspectos científico, filosófico e religioso. De modo similar às revistas científicas e acadêmicas, o JEE adotará a metodologia de seleção de artigos conhecida como método de análise por pares (também conhecido pela sua expressão em inglês: peer review) em que árbitros ou pareceristas anônimos são convidados para analisar a validade de cada artigo de acordo com um conjunto de critérios previamente definidos. Embora alguns periódicos e coletâneas espíritas já realizem a aplicação dessa metodologia em maior ou menor grau, o presente projeto propõe a criação de uma revista que: i) seguirá moldes similares aos de revistas científicas e acadêmicas profissionais; ii) será independente de qualquer sociedade, instituição ou órgão federativo espírita; e iii) será gerida e editada apenas por espíritas que possuem experiência acadêmica profissional de pesquisa.            

Missão

    
   O JEE tem como missão estimular a pesquisa espírita séria que, com base nos fundamentos da Doutrina Espírita, desenvolva o caráter progressivo do Espiritismo valorizando-o na forma como foi revelada pelos bons Espíritos ao tempo de Kardec. Isso ocorrerá através da formação de uma massa crítica de pesquisadores espíritas que, por sua vez, desenvolverão uma tradição de pesquisa espírita que irá conscientemente desenvolver o aspecto progressivo do Espiritismo.  

 
Objetivos
 
         O objetivo primordial do JEE é publicar artigos que contenham contribuições sérias e originais ao conhecimento espírita, oriundas de trabalhos de pesquisa em Espiritismo ou em outras áreas do conhecimento cujos resultados sejam de interesse para o Espiritismo. Por contribuição original, entenda-se os trabalhos de pesquisa novos, inéditos, que tragam alguma contribuição para o conhecimento espírita. Para garantir o cumprimento da missão declarada acima, o JEE adota uma metodologia de publicação similar à acadêmica que é baseada no método de análise por pares (ou na expressão em inglês: peer review) que consiste em fazer passar cada artigo submetido para publicação no JEE, pela análise crítica de árbitros ou pareceristas anônimos especialistas no tema principal do artigo. A avaliação doutrinária e especializada dos critérios utilizados por Autor(es) na dedução ou experimentação que o(s) levou aos resultados apresentados auxiliará os Editores a tomar a melhor decisão sobre a aceitação ou não do artigo para publicação, de acordo com critérios, objetivos e missão do JEE.  

        O segundo objetivo do projeto do JEE é contribuir com o desenvolvimento do aspecto científico das atividades do movimento espírita através de um forte incentivo ao estudo, reflexão e pesquisa sérios de quaisquer assuntos pertencentes ao escopo do Espiritismo ou que tenha relação com ele. O link Informação aos Autores (vide menu ao lado) apresenta orientações sobre como preparar os artigos para submissão, critérios de avaliação de artigos que servem como guias ao pesquisador iniciante sobre como realizar seus estudos, como elaborar métodos de pesquisa, que critérios deve satisfazer antes de decidir a escrever um artigo, como fazer as conclusões de modo confiável e de acordo com os paradigmas da Doutrina Espírita, etc. 
Para ajudar nessa orientação, o JEE terá uma seção de reprodução de bons artigos de pesquisa espírita já publicados anteriormente, apesar do propósito maior ser a publicação de artigos inéditos. O presente projeto também incentiva os jovens a procurarem parceria com estudiosos e pesquisadores mais experientes na busca de realização de projetos de pesquisa legítimos em Espiritismo. Como o processo de desenvolvimento do conhecimento depende da mobilização de todos, ao longo do tempo, os Editores do JEE irão escolher para Pareceristas, Autor(es) que demonstrar(em) interesse e participação. E não há como se inserir nesse processo sem estudo aprofundado do Espiritismo. 

        O terceiro objetivo do presente projeto é oferecer um modelo seguro de como trabalhar o aspecto progressista do Espiritismo, que é algo que vem sendo muito debatido pelo movimento espírita na atualidade. Para que o aspecto progressista do Espiritismo seja bem sucedido, o movimento espírita deve desenvolver uma comunidade de pesquisadores espíritas sérios e ao mesmo tempo cônscios do valor científico próprio do Espiritismo. Assim como a comunidade científica da área de Física, por exemplo, não trabalha para combater as teorias clássicas dessa disciplina científica, mas sim no aprimoramento das mesmas e no desenvolvimento, a partir delas, de novas teorias para fenômenos novos onde elas não mais se aplicam, a comunidade científica espírita se revelará não pela mera proposta de atualização do Espiritismo, mas pelo trabalho de desenvolvimento do mesmo através da pesquisa em torno de fenômenos, estudos de obras e de casos, visando sempre a realidade dos fatos como meio de validação das novidades. 

        Implícito nestes objetivos está ideia de divulgar material diferente que apresente relacionamentos ou proposições novas entre conceitos espíritas e de outras disciplinas. Em sua fase inicial, o JEE não pretende se inserir nos meios acadêmicos de modo formal através, por exemplo, de cadastro em bases de dados nacionais ou internacionais. O objetivo inicial é incentivar o movimento espírita na realização de estudos e pesquisas mais sérios. Futuramente, de acordo com o interesse e envolvimento de mais pesquisadores espíritas, pretendemos divulgar os trabalhos de pesquisa de modo mais abrangente.

Valor Relativo dos Artigos do JEE

        Um artigo publicado no JEE representa um estudo que foi validado pela análise de um ou mais especialistas no assunto do artigo, e por isso não representa meramente uma opinião, mas um resultado de pesquisa que merece ser aprofundado. Entretanto, da mesma forma que um artigo científico publicado em revista científica internacional, isoladamente, não representa a verdade final sobre o tema de pesquisa, um artigo publicado no JEE, isoladamente, não deve ser considerado como verdade final até que novos artigos de pesquisa venham confirmá-lo e desenvolvê-lo positivamente. Dessa forma, o presente projeto de revista pretende criar nos Leitores uma cultura de realização de leitura crítica, em que de um lado as novidades oriundas do trabalho de pesquisa não são apresentadas sem algum tipo de respaldo teórico ou experimental, e de outro que mesmo as novidades mais bem justificadas requerem que pesquisas futuras a confirmem e corroborem antes de se tornarem aceitas como novas verdades dentro do Espiritismo. Nesse aspecto, o JEE permite que artigos publicados possam receber uma análise crítica, de forma construtiva e voltada para o desenvolvimento e esclarecimento da verdade acima de tudo.

Direitos Autorais

        Os direitos autorais dos artigos publicados no JEE são dos Autores. Pedidos de autorização para reprodução em parte ou em todo de qualquer artigo publicado no JEE devem ser obtidos junto aos Autores. O JEE exige, apenas, que a utilização do material editado e publicado sob sua responsabilidade seja apropriadamente citado.

Árbitros ou Pareceristas (Referees)


        Árbitros ou Pareceristas são as pessoas responsáveis pela análise dos artigos enviados para publicação no JEE. Eles são parte importantíssima no processo editorial do JEE e serão escolhidos dentre os estudiosos e pesquisadores do movimento espírita e, portanto, espíritas. Toda atividade de análise e parecer será voluntária e Pareceristas serão orientados pelos Editores a apresentar críticas de modo respeitoso 
visando o aprendizado de todos e o cumprimento pleno dos objetivos do JEE. Esse é um aspecto importante deste projeto! São os próprios membros da comunidade espírita quem ajudarão o(s) Autor(es) espíritas a concluírem seus trabalhos de pesquisa! Editores apenas guiarão o processo e procurarão garantir que método, critérios e missão do JEE sejam realizados com sucesso.

        Dessa forma, o sucesso do JEE contará com a paciência, boa vontade, tempo e humildade de todos os envolvidos (Editores, Autor(es) e Pareceristas) no processo de preparação e análise dos artigos, para que estes adquiram qualidades que honrem a seriedade do Espiritismo junto à Sociedade. Todos os interessados devem ter consciência de que apesar do JEE ser voltado ao movimento espírita, o acesso gratuito do seu conteúdo exige de Autor(es), Parecerita(s) e Editores o compromisso com a qualidade e fidelidade à Doutrina Espírita bem como à missão e objetivos do JEE.


        Assim, os Editores do JEE tem o prazer de convidar todos os pesquisadores espíritas a prepararem e enviarem artigos resultantes dos seus trabalhos de pesquisa, para publicação no JEE.   
        Que os bons Espíritos iluminem e inspirem a todos nessa tarefa de ajudar a promover o conhecimento espírita!
        Atenciosamente,
Os Editores.