Agentes tóxicos de acordo com a legislação.
Vias de penetração e eliminação.
Limites de tolerância e tolerância biológica.
Ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações das substâncias químicas com os organismos vivos.
Áreas da Toxicologia
TOXICOLOGIA OCUPACIONAL: Área da Toxicologia que trata da identificação, análise e mecanismo de ação das substâncias químicas presentes nos processos produtivos, bem como da prevenção e do tratamento dos efeitos tóxicos no trabalhador.
TOXICIDADE: Capacidade inerente da substância de provocar efeitos nocivos em organismos vivos.
INTOXICAÇÃO: Conjunto de sinais e sintomas que evidenciam os efeitos nocivos produzidos pela interação da(s) substância(s) química(s) com o organismo.
VIAS AÉREAS
A tendência expansiva das substâncias toxicas no ar fazem dos pulmões a principal via de absorção de agentes químicos, responsável por cerca de 90% das intoxicações ocupacionais. Após serem inalados, os produtos químicos podem atingir a circulação sanguínea, que os distribui por todo o organismo. Torna-se evidente a importância de proteger a zona respiratória das pessoas que trabalham com produtos químicos. Para tanto, é necessária a colocação de barreiras apropriadas entre os locais de emissão de produtos químicos e a zona respiratória dos trabalhadores. Tais barreiras devem ser previstas no projeto das instalações e colocadas:
1- na fonte de emissão de agentes químicos (enclausuramento da fonte);
2- na trajetória de expansão dos agentes químicos no ar por meio de sistemas de exaustão; e
3- complementadas com o uso de equipamentos de proteção respiratória.
PELE
A pele íntegra pode ser porta de entrada de substâncias constituídas por moléculas pequenas e solúveis em gordura, no estado líquido, que estabeleçam contato direto com ela, ou pelo uso de roupas impregnadas por resíduos químicos. A pele, embora muito espessa, permite a penetração de substâncias de baixo peso molecular, solúveis em gordura e no estado líquido, em contato prolongado.
APARELHO DIGESTIVO
A área da delgada mucosa digestiva, associada a um contato prolongado com alimentos e líquidos ingeridos, favorece a absorção digestiva de produtos químicos. O aparelho digestivo pode funcionar como via de entrada de agentes químicos presentes nas mãos e unhas sujas, bem como em decorrência da ingestão de alimentos no local de trabalho ou da ingestão acidental
Após a absorção por qualquer dessas vias, os agentes químicos entram na circulação sanguínea e podem exercer ação tóxica direta sobre o sangue, bem como sofrer distribuição pelas diversas partes do organismo, atravessando barreiras formadas por células de diferentes tecidos do organismo. A circulação sanguínea distribui as moléculas exógenas por todo o organismo:
Prevenção de intoxicações ocupacionais = Eliminação ou redução da exposição repetida aos produtos químicos no trabalho.
MINISTÉRIO DA SAÚDE
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas
LINK ABAIXO PARA TER ACESSO AO PDF:
bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho_2ed_p1.pdf