Diversos velejadores experientes velejaram no barco e também muitos colegas do Clube Náutico Capixaba, donos de outros barcos. Todos ficaram impressionados, entusiasmados com o seu desempenho. Muito ligeiro e se comporta muito bem em águas movimentadas, esta é a impressão predominante. O casco em V contribui muito para a estabilidade do barco, o que merece uma discussão técnica à parte. Este formato de casco dispensa totalmente a necessidade de bolina e permite um navegar tranquilo e suave mesmo nas marolas mais agitadas, pois os cascos cortam a água com muita facilidade.
Levei um tempinho para aprender a manobrar o barco. Com certeza convencê-lo a mudar de direção exige algum preparo. Ao cambar, não é difícil que ele perca a velocidade e comece a ir para a ré. Por outro lado, jaibe é manobra sempre fácil e rápida. Sem retranca, sem sustos, sem baques violentos.
O limite de ângulo de orça é muito bom. Creio que seja pelo fato de ter uma genoa muito bem dimensionada e bem competente.
Uma das principais dúvidas que tive durante a construção, foi sobre que comportamento o barco teria com mais ou menos carga. Mais uma vez, os cascos em V dão o seu show à parte, tornando o barco quase insensível a variações de peso e muito estável. Comporta com facilidade quatro adultos, com conforto e mantendo o bom desempenho. O barco é muito resistente e as amarras evitam pontos de grande stress, mas nunca é demais lembrar que em condições exigentes de mar a sobrecarga pode comprometer os limites estruturais e de segurança. Em mar "de verdade" eu não velejaria com mais de três pessoas.