As tampas do cockpit são rígidas em compensado de 12mm com bordas em 4mm
O acabamento dos cascos antes da aplicação do tecido de fibra de vidro é um dos processos mais importantes para um bom resultado final de aplicação do tecido de fibra no barco. Quando fizemos o revestimento interno do cockpit, descobrimos que um ressalto mínimo deixado na superfície, sensível apenas ao tato, se transforma em um desastre debaixo do fino tecido de fibra. Para se ter uma idéia, basta um pequeno fiapo de fibra debaixo do tecido, e surge uma espécie de "bolha" cheia de resina, do tamanho de um ovo. Isto acontece da mesma forma com qualquer pequeno pingo de cola duro esquecido e não lixado no casco ou convés.
Acima, à esquerda, acima, o convés colado sem o acabamento nas bordas. à direita, o mesmo convés com acabamento feito à lixadeira com disco grosso (36) e acabamento com disco fino (120)
Acima, à esquerda, aplicação de massa leve de microesferas, modelando a forma do casco nas emendas e encontros. À direita um verdadeiro trabalho de artista no acabamento feito à lixadeira de disco.
Detalhe de modelagem feita na própria madeira, no acabamento do cockpit. Resina bem dura com aerosil, pregos de latão.... Tudo cede e se amolda com uma lixadeira bem manejada !
Considerações desta etapa:
O que se deve fazer nesta etapa, é um trabalho paciente de lixar, conferir, limpar, revisar, lixar de novo etc... A experiência no manejo de uma boa lixadeira elétrica pode transformar dias de trabalho em horas, mas um bom disco de lixa grosso, da mesma forma, pode destruir tudo em segundos nas mãos de operadores inexperientes ! O Wanderlei, bem experiente, fez toda a diferença. Eu ajudei nos retoques e aferições, usando uma boa lixa de mão apoiada em um pequeno bloco de madeira, o que funcionou muito bem. Nas superfícies quase planas do casco e convés, aprendi a usar o bloco e não lixar diretamente com a mão, pois isto rende muito pouco e não desbasta totalmente os ressaltos e nem nivela corretamente.
Ficou claro para nós que os vãos entre as cavernas 2 e 3 e entre as cavernas 5 e 6 são grandes demais para garantir boa estabilidade e apoio à superfície do convés com o peso de alguém em cima. Decidimos então, fora do projeto, colocar um reforço que realmente fez uma grande diferença. O da frente, por ser maior, revestimos com fibra. Acrescentaram meio quilo de peso ao barco como um todo, mas tirou quilos de preocupação futura com visitantes pisando onde não deve no convés. As peças foram feitas em cedro com espessura de 12mm e altura de aproximadamente 65mm. Detalhes na foto abaixo: