VISITAR
PESQUISA DE SATISFAÇÃO ATÉ 02/12 - AULAS DE ROBÓTICA
Com o objetivo de aprimorar as aulas de Robótica, presentes nas escolas PEI de 9H, para as turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a COPED criou uma pesquisa direcionada tanto para os estudantes como para os professores do componente. A pesquisa estará disponível para ser acessada e respondida até o dia 25/11.
Aqui você pode acessar a pesquisa para os estudantes
Aqui você pode acessar a pesquisa para os professores.
Pedimos que a coordenação apoie na divulgação da pesquisa em questão e oriente os docentes a separarem 5 minutos de aula de Tecnologia e Inovação (no dia que o professor trabalhar a aula de Robótica) para que os estudantes respondam à pesquisa.
Contamos com o engajamento dos públicos citados acima para aprimorarmos a qualidade do material e entregarmos uma experiência para aulas de robótica cada vez melhores.
16 ESCOLAS
🟢11 VERDE
🟡03 AMARELO
🔴02 VERMELHO
O PEC Plataforma está à disposição para dúvidas
16 ESCOLAS
🟢05 VERDE
🟡06 AMARELO
🔴05 VERMELHO
O PEC Plataforma está à disposição para dúvidas
🟢🟡🔴 16 ESCOLAS 🟢11 VERDE 🟡04 AMARELO 🔴01 VERMELHO
O PEC Plataforma está à disposição para dúvidas
Formação EFAPE
Formação EFAPE
Formação EFAPE
Formação EFAPE
Formação EFAPE
Formação EFAPE
Formação EFAPE
Formação EFAPE
A robótica educacional consiste no uso de objetos tradicionais, combinados com dispositivos eletromecânicos e eletrônicos para produção de objetos controlados por meio da programação, possibilitando a automação de tarefas, resolução de problemas simples ou complexos que atenda à necessidade de um grupo, de uma comunidade ou de uma situação mais ampla.
Intencionalidade pedagógica
A robótica na educação contribui com a filosofia do “aprender fazendo”, com atividades criativas, lúdicas em um ambiente de aprendizagem atrativo, que fomenta o interesse, a curiosidade, a descoberta e o protagonismo dos estudantes na resolução de problemas.
Outro fator importante na robótica é que as atividades são geralmente desenvolvidas com base em metodologias ativas e, em sua maioria, realizadas em grupo, promovendo ao longo do processo discussões de ideias e fatos para a realização e construção de projetos e objetos de modo compartilhado.
A robótica educacional vai muito além de ensinar a juntar peças, programar e montar dispositivos. De fato, ela implica no desenvolvimento de várias habilidades e competências de caráter interdisciplinar e interpessoal. Entre estas podemos destacar o pensamento científico, o pensamento computacional, a empatia e cooperação, entre outros.
A robótica proporciona às crianças e adolescentes esta experiência, usando de forma recursiva, a aplicação prática de conceitos que antes ficavam somente na abstração. Quando o aluno projeta e constrói protótipos que integram criatividade, programação, mecânica e eletrônica, de fato, está acionando esta cadeia de inter-relacionamentos, o que torna as aulas mais dinâmicas e atrativas aos alunos.
Seguindo a proposta do Construcionismo de Seymour Papert (PAPERT, 1999), o objetivo é fazer com que, através de experimentações que intercalam a teoria e experiências de forma cooperativa (mão na massa), o aluno construa modelos mentais para entender o mundo ao seu redor.
Público-alvo - robótica
Professores com aula atribuída de Tecnologia e Inovação (EFAF) em PEI 9º, com turmas de 8º e 9º ano.
Estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais das escolas de Período Integral de 9 horas.
Integração à rotina escolar
As aulas de robótica acontecem no componente de Tecnologia e Inovação das escolas PEI de 9h, somente para 8º e 9º.
A matriz curricular das escolas PEI de 9h está organizada com 4 aulas de Tecnologia e Inovação, sendo 2 direcionadas para programação (com Alura) e 2 para robótica (com material digital).
As dinâmicas de ensino-aprendizagem são orientadas pelo material digital de tecnologia e inovação - robótica e pelo uso da plataforma online de programação e simulação do uso da placa da micro:bit, o MakeCode, onde projetos são desenvolvidos.
Consulte a ementa e escopo sequência disponíveis no acervo digital do CMSP para aprofundamento na proposta pedagógica do componente e sugestão de organização das frentes de robótica e programação dentro do componente de Tecnologia.
Organização da grade de aulas: sugerimos organizar as aulas de tecnologia sempre em dobradinhas para cada uma das frentes, de modo a potencializar a dinâmica de sala de aula e o aprendizado.
Orientações para o professor:
Antes da aula:
Assista as ATPCs de Tecnologia: Priorizar assistir as ATPCs semanalmente. Este é o principal recurso para formação continuada, apoio e aprofundamento do docente para cada uma das aulas do escopo sequência (robótica).
Baixe e estude os Materiais Digitais de Robótica em ppt para ter acesso aos slides ocultos de “Dica do professor”, os quais dão dicas de abordagem de uma atividade e/ou de aprofundamento no conceito.
Assista aos vídeos tutoriais presentes no Material Digital para apoiar a aplicação da aula junto aos estudantes e indique esses vídeos aos estudantes com maior dificuldade em realizar a atividade do dia. São 2 playlists: Orientações Gerais e a de com o passo a passo da atividade do dia da aula.
Realize o envio da “atividade do dia” com antecedência à aula via gerenciador de tarefas. Ela será a principal ferramenta de acompanhamento dos projetos desenvolvidos em sala de aula. Você pode acessar para conhecer como enviar a atividade a ser realizada em sala de aula: https://youtu.be/1ZkbdBKRy-M?si=NIUHvhHufdV-iW67.
Durante as aulas:
Medie as dinâmicas, reflexões e dúvidas sobre as práticas e os conteúdos propostos no material.
Realize a “atividade do dia” junto aos estudantes durante a aula. Peça aos estudantes para compartilhar o resultado da atividade via gerenciador de tarefas. Ela será a principal ferramenta de acompanhamento dos projetos desenvolvidos em sala de aula.
Há propostas de projetos na seção “na prática” em quase todas as aulas. Contudo, entendendo o ritmo e especificidades de cada escola, o objetivo de uso de realização das atividades do dia / projetos por parte dos estudantes é de no mínimo 1 atividade / projeto por mês.
Veja como o estudante deve acessar a sua atividade e realizar o registro do trabalho que foi desenvolvido em sala de aula: https://youtu.be/EvbVNgex7Kw?si=RzKNrNyg5n0hZlwD e os oriente no processo. Para um tutorial mais completo, clique aqui.
Oriente aos estudantes que façam o acesso ao MakeCode, plataforma de programação e simulação de robótica, via card do CMSP. E, uma vez dentro do site, que realizem com o email institucional, o login toda vez que acessarem a página do MakeCode. Assim, ele garante que o histórico de projetos fique salvo e, consequentemente, que você o(a) professor consiga corrigir os projetos enviados na “atividade do dia”.
Identifique estudantes com maiores dificuldades ou aptidões, direcionando-os para o conteúdo mais adequado às suas necessidades e jornadas de aprendizagem, por exemplo, a seção “para ir além”.
Após as aulas:
Análise o painel de gestão das atividades no gerenciador de tarefas entenda o engajamento da turma e/ou identifique estudantes que demandam acompanhamento individual.
Avaliar ao menos um projeto/atividade do dia entregue com base nas orientações presentes na próxima seção.
Avaliação
Para composição da nota de Robótica, o(a) professor(a) pode optar pela seguinte estratégia:
A nota na frente de Robótica será sobre o desempenho nos projetos entregues no bimestre;
Para avaliar o desempenho, os(as) docentes podem utilizar a rubrica desenvolvida para a frente de robótica. Disponível no acervo digital do CMSP. A rubrica será a mesma para todas as atividades desenvolvidas durante o ano de 2024 nessa frente.
Composição da nota total na frente de robótica: avaliação de pelo menos um projeto no bimestre.
A escolha dos projetos a serem avaliados para composição da nota cabe ao(a) professor(a).
Baixe a rubrica de robótica para apoio à avaliação e assista a ATPC de avaliação de robótica, disponível em abril/2024 no AVA da EFAPE. Utilize a ferramenta de apoio ao cálculo final da nota do componente de Tecnologia e Inovação no EFAF também apresentado nesta mesma ATPC. Ambos documentos estão disponíveis no acervo digital do CMSP.
Kits de robótica
Conheça a composição dos kits de robótica, as escolas elegíveis e as orientações de recebimento clicando aqui (esteja logado no seu navegador com o seu e-mail @servidor para ter acesso).
Em caso de dúvidas sobre a aquisição dos kits, entrar em contato com o CIEQ via e-mail (cieq@educacao.sp.gov.br).
Formação Robótica 1
Formação Robótica 2
Formação Robótica 3
Formação Robótica 4
AVALIAÇÃO TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - ROBÓTICA
Material didático: Material Digital de robótica + Alura
2 - UEs PEI 9h - 8ºs E 9ºs Anos - hoje com 4 aulas de Tecnologia e Inovação
Orientamos aos(as) professores(as) de Tecnologia e Inovação que a avaliação do componente seja composta da seguinte forma:
● 50% da nota composta pelos projetos de programação presentes no material didático da plataforma Alura.
● 50% da nota composta pelos projetos presentes nas aulas do material digital de robótica.
Para composição da nota de programação, o(a) professor(a) pode optar pela seguinte estratégia:
A nota na frente de Programação será sobre o desempenho nos projetos entregues durante o bimestre.
● Para avaliar o desempenho, os professores podem utilizar rubricas disponíveis na plataforma Alura. Cada projeto a ser entregue na unidade tem sua rubrica específica.
● Orientamos que a composição da nota total na frente de programação parta da avaliação de dois projetos por bimestre, um para cada mês letivo.
● A escolha dos projetos a serem avaliados para composição da nota cabe ao(a) professor(a), para aquelas unidades que possuam a possibilidade de entregar mais de um projeto no mês.
● Exclusivamente para o primeiro bimestre, é possível haver apenas um projeto a ser entregue no escopo de alguns anos/séries. Por isso, a nota será composta pela avaliação exclusiva desse projeto.
Para composição da nota de Robótica, o(a) professor(a) pode optar pela seguinte estratégia:
● Para avaliar o desempenho, os(as) docentes podem utilizar a rubrica desenvolvida para a frente de robótica. Disponível no acervo digital do CMSP, a rubrica será a mesma para todas as atividades desenvolvidas durante o ano de 2024 nessa frente.
● Oportunizaremos a realização de atividades em sala de aula em quase todas as aulas do escopo do 8o e 9o ano (PEI 9h). Contudo, exclusivamente no primeiro bimestre, haverá a orientação de registro das atividades em somente 2 aulas no material digital.
A partir do 2o bimestre, esta orientação estará em todas as aulas.
● Orientamos que a composição da nota total do bimestre na frente de robótica parta da avaliação de uma das atividades disponíveis ao longo do bimestre. A escolha de qual projeto/atividade a ser avaliada para composição da nota cabe ao(a) professor(a). Sugerimos que a atividade escolhida para análise seja a que o(a) estudante apresentar melhor desempenho ao longo do bimestre.
Disponibilizamos aqui uma planilha de apoio ao cálculo e atribuição numérica na avaliação do estudante no bimestre.
Tecnologia e Robótica Ensino Médio
Material didático: Alura
Para o componente de Tecnologia e Robótica a orientação segue com foco no desempenho dos estudantes nos projetos entregues no bimestre. Para tal, sugerimos que:
● Para avaliar o desempenho, os professores podem utilizar as rubricas disponíveis na plataforma Alura. Cada projeto a ser entregue na unidade tem sua rubrica específica.
● Orientamos para que a composição da nota total parta da avaliação de dois projetos por bimestre, um para cada mês letivo.
● A escolha dos projetos a serem avaliados para composição da nota cabe ao(a) professor(a), para aquelas unidades que possuam a possibilidade de entregar mais de um projeto no mês.
● Exclusivamente para o primeiro bimestre, é possível haver apenas um projeto a ser entregue no escopo de alguns anos/séries. Por isso, a nota será composta pela avaliação exclusiva desse projeto.
1º OFICINA: 03/11/22
2º OFICINA: 10/11/22