VISITAR
Na Penitenciária I e Penitenciária II de Bauru, a educação científica foi protagonista com a realização do projeto “Explorando o Microscópio – Descobrindo o Invisível, Ampliando Conhecimentos”, idealizado pela professora Marisa da Silva Antunes, com a valiosa colaboração de todos os professores da unidade e o apoio da equipe gestora da Escola Estadual Guia Lopes, escola vinculadora.
O projeto proporcionou aos reeducandos uma experiência concreta de aprendizagem, por meio da observação de células e organelas ao microscópio, conectando teoria e prática com sentido e relevância. Mais do que compreender estruturas celulares, os alunos desenvolveram competências científicas, pensamento crítico, organização, responsabilidade e trabalho em equipe.
As atividades foram cuidadosamente planejadas para estimular a curiosidade, promover a participação ativa e reforçar o valor da educação mesmo em contextos de privação de liberdade. O uso de cadernos científicos, os debates coletivos e a postura investigativa dos alunos demonstraram o impacto positivo do projeto na formação integral dos participantes.
Agradecemos e parabenizamos todos os envolvidos por essa ação inspiradora, que reafirma o poder da educação como ferramenta de reconstrução de vidas e de ampliação de horizontes.
Durante a III EBPEA – Encontro de Boas Práticas da Educação Antirracista, realizado no UNISAGRADO, os reeducandos da CDP III – Prof. Noé de Azevedo, do Centro de Progressão Penitenciária Dr. Eduardo de Oliveira Vianna, do CPP Dr. Alberto Brocchieri e os estudantes da Escola Estadual Guia Lopes (escola vinculadora), apresentaram, de forma conjunta, trabalhos voltados à valorização da luta e da resistência dos povos historicamente atingidos pelo racismo no Brasil.
As produções foram marcadas pela força simbólica e pela sensibilidade, evidenciando a potência da educação como caminho de conscientização, respeito e transformação social. Os trabalhos destacaram o protagonismo dos participantes e reafirmaram a importância de se construir uma educação verdadeiramente antirracista, mesmo em contextos de privação de liberdade.
Todo o processo foi mediado pelos dedicados professores das unidades prisionais e pela vice-diretoria da Escola Estadual Guia Lopes, demonstrando o valor da atuação conjunta e comprometida com uma educação inclusiva, crítica e libertadora.
Parabéns a todos os envolvidos por essa ação inspiradora, que reforça a esperança em um futuro mais justo, humano e igualitário.
AVALIAÇÃO SEMESTRAL - EDUCAÇÃO NAS PRISÕES
09 a 13/06
Assunto: AVALIAÇÃO SEMESTRAL - EDUCAÇÃO NAS PRISÕES
Prezados Diretores das Unidades Vinculadoras da Educação nas Prisões:
A Diretoria de Ensino - Região Bauru, vem por meio deste, encaminhar as Avaliações do Primeiro Semestre por área, elaboradas pelo Núcleo Pedagógico DE Bauru para a modalidade de Educação nas Prisões nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
As datas para aplicação das avaliações pelos professores da Unidade Escolar vinculadora, ocorrerão de 09 a 13 de junho.
Salientamos em tempo que as escolas vinculadoras terão autonomia para gerenciar estas aplicações dentro do Cronograma previsto, conforme adequações para o público de EJA.
A correção das provas poderá ocorrer de 16 a 18 de junho, uma vez que o conselho de Classe/ Série ocorrerá no final de junho ...
Contamos com a valiosa atenção de todas as escolas vinculadoras e nos colocamos à disposição para o que couber.
Para acessar as avaliações e cronograma de aplicação clique neste link:
Para qualquer dúvida entrar em contato com o PEC Raudinei através do e-mail raudineioliveira@prof.educacao.sp.gov.br.
16/04 - TRILHA ANTIRRACISTA - CENTRO DE PROGRESSÃO PENITECIÁRIA "DR ALBERTO BROCCHIERI " BAURU
Turma: EJA Anos iniciais
Professora: Roseli Rio da Silva
Escola Vinculadora: E E Guia Lopes
Os reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária de Alberto Brocchieri, matriculados no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, participaram de uma atividade educativa com foco na Trilha Antirracista, um material desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que promove reflexões e debates sobre a igualdade racial e o combate ao racismo estrutural.
Durante os estudos, os alunos conheceram a trajetória e o pensamento de personalidades negras importantes, como a filósofa e escritora Djamila Ribeiro. A partir das discussões, produziram trabalhos ilustrativos que expressam o que aprenderam, valorizando a diversidade, a empatia e o respeito às diferenças.
Convidamos Vossas Senhorias para participarem da Cerimônia de Abertura da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, no próximo dia 08.04.2025, às 09h30min, no Auditório desta Unidade Prisional , sito na Rod. Comandante João Ribeiro de Barros, km 349, Distrito Industrial III, Bauru, ocasião em que será ofertado à população carcerária conjunto de serviços, como confecção de documentos (RG, CPF e outros), palestras, atendimento de saúde e atendimento jurídico.
Contamos com Vossas presenças para abrilhantar o evento.
No dia 28 de novembro, foi realizado no Pavilhão Educacional da Penitenciária “Rodrigo dos Santos Freitas” de Balbinos o 3º Sarau Literário cuja temática foi a “Pluralidade Cultural”. O evento reuniu, reeducandos, servidores, professores, representantes da Direção da Escola Vinculadora "Antônio Sanches Lopes" e presença da PEC Ponto Focal da Educação nas Prisões Elisandra Gouvêa e PEC Raudinei de Tecnologia da Diretoria de Ensino de Bauru.
Os reeducandos apresentaram um show de criatividade, com releitura de obras de arte, adaptação de obras literárias, recitação de poesias de escritores consagrados e também de própria autoria, dança, apresentação musical demonstrando a riqueza da diversidade cultural brasileira. As apresentações emocionaram a todos os presentes, demonstrando o poder da arte e da educação na transformação de vidas.
O SARAU foi um momento de celebração e integração, que uniu todos os presentes em um ambiente que objetivou a valorização da cultura e da diversidade como forma de promover a ressocialização da pessoa privada de liberdade. A organização do evento também demonstrou um forte compromisso com a sustentabilidade, pois foi utilizado em sua produção 95% de material reciclável. Os destaques significativos do evento foram: Apresentações artísticas dos reeducandos; apresentação de releitura de obras de arte; celebração da diversidade cultural e o compromisso com a sustentabilidade.
A equipe diretiva da Penitenciária "Rodrigo dos Santos Freitas" de Balbinos reafirma seu compromisso com a educação e a ressocialização, promovendo em parceria com a Secretaria da Educação ações que valorizam a cultura e o potencial de cada um dos reeducandos.