VISITAR
Formação EFAPE
Formação EFAPE
Formação EFAPE
Formação EFAPE
Plataforma que contribui para o ensino e aprendizagem de pensamento computacional e desenvolvimento de habilidades digitais por meio da Programação.
Programar é um dos caminhos mais completos para aprender e aperfeiçoar Pensamento Computacional, e por isso incluir o estudante no mundo digital voltado para programação, possibilita o desenvolvimento de habilidades importantes para todas as pessoas e para a vida, envolvendo a diversidade no mundo da tecnologia e no mundo.
Público-alvo
Professores com aula atribuída de Tecnologia e Inovação.
Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais à 3ª série do Ensino Médio, incluindo os estudantes do turno noturno (expansão).
Principais recursos
Prática de atividades de programação, com interface e experiência amigáveis.
Conteúdo completo dentro da plataforma.
Apoio didático-metodológico ao professor, com planos de aula e recursos didáticos que viabilizem o ensino ativo e significativo de programação.
Ferramentas para avaliação diagnóstica, formativa e somativa, visando uma constante compreensão dos níveis de aprendizagem dos estudantes.
O que a plataforma oferece:
Integração à rotina escolar
As aulas de programação acontecem no componente de Tecnologia e Inovação, para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio temos o componente de Tecnologia e Robótica, para estudantes da 1ª série, as aulas ocorrem no Itinerário Formativo Global e para estudantes da 2ª e 3ª séries no Itinerário Formativo de Matemática e Ciências da natureza.
As dinâmicas de ensino-aprendizagem ocorrem na plataforma Alura, onde está o conteúdo, exercícios e proposta de projetos, e nos ambientes de programação como o Scratch, onde esses projetos são desenvolvidos. Os(as) estudantes são motivados a produzir sites, jogos e projetos artísticos digitais em diferentes linguagens.
Para apoiar professores durante este ano letivo preparamos um conjunto de materiais e ações formativas. Para orientá-la sobre a proposta pedagógica do componente, temos a ementa de Tecnologia e Inovação e Tecnologia e Robótica, disponível no Acervo Digital do CMSP: https://bit.ly/3wteqC0 . O escopo-sequência das aulas a serem trabalhadas na plataforma Alura, que será seu principal recurso didático este ano, está neste link: https://bit.ly/4a96wM5. No Acervo Digital também estão disponíveis para professores um conjunto de tutoriais sobre os principais recursos e funcionalidades da plataforma.
Por fim, pensando na formação continuada, a empresa Alura em parceria com a EFAPE produziu ATPCs que são disponibilizadas semanalmente no AVA-EFAPE. Essas ATPCs possuem o propósito de apoiar você na preparação das aulas da semana, na aprendizagem dos conteúdos práticos e conceituais do componente e no domínio da própria plataforma Alura. O link de acesso ao AVA-EFAPE é este: https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/
Sobre o papel do(a) professor(a) nas aulas com a Alura
Vemos o papel do(a) professor(a) de programação como o de mediador das diferentes experiências de aprendizagem presentes dentro e fora das plataformas. Por isso, é dever da SEDUC capacitar o(a) docente não apenas nos conhecimentos específicos do componente, mas também em práticas pedagógicas de ensino e avaliação que o condicionem a usar a nova ferramenta, planejar, executar e avaliar o desempenho de seus estudantes durante as aulas. Nesse sentido, a própria plataforma também desempenha um papel importante, pois, será a partir dela que as sequências de conteúdos e atividades serão apresentadas e praticadas em sala. É também por meio da plataforma que o(a) professor(a) poderá acompanhar todas as entregas e desempenho de suas turmas, inclusive, de cada estudante. Acreditamos que com o conjunto desses esforços, cada docente e estudante será acompanhado, permitindo que suas necessidades sejam endereçadas e atendidas. Assim, sugerimos a seguinte organização para uma boa prática docente:
Antes da aula
Assistir as ATPCs referentes à aula que será ministrada na semana
Estudar o material de apoio destinado aos professores sobre a aula, presente na plataforma Alura.
Durante a aula
Mediar dinâmicas de reflexão e aquisição de conhecimento sobre as práticas e conteúdos proposto na sequência didática da plataforma
Apoiar nas dúvidas sobre o conteúdo, a plataforma e o ambiente de programação
Apoiar na identificação de estudantes com maiores dificuldades ou aptidões, direcionando-os para o conteúdo mais adequado às suas necessidades e jornadas de aprendizagem.
Promover avaliações formativas a partir do acompanhamento dos projetos, e resolução dos exercícios.
Pós-aula
Estudar o painel de gestão para entender o engajamento da turma, ou de estudantes que demandam acompanhamento individual.
A cada mês, avaliar um projeto entregue com base nas orientações presentes na próxima seção.
Avaliação
Para composição da nota de Tecnologia e Inovação e Tecnologia e robótica na frente Programação, o(a) professor(a) pode optar pela seguinte estratégia:
A nota na frente de Programação será sobre o desempenho nos projeto entregues no bimestre;
Para avaliar o desempenho: rubricas na plataforma Alura. Cada projeto possui rubrica específica.
Composição da nota total na frente de programação: avaliação de dois projetos por bimestre, um para cada mês letivo.
A escolha dos projetos a serem avaliados para composição da nota cabe ao(a) professor(a).
Centrais de suporte- Alura
Conte com o apoio da Alura para dúvidas de navegação na plataforma, pedidos de ajuda sobre funcionalidades ou sugestões de melhoria.
Quando usar: problemas com os planos de estudo, dúvidas de navegação na plataforma, pedidos de ajuda sobre funcionalidades ou sugestões de melhoria
Link: https://suporte-alurastart.alura.com.br/support/solutions/72000351117
Whatsapp: +55 11 94942-1234
Telefone: 08005523000
E-mail: atendimento.alurastart@alura.com.br
AVALIAÇÃO TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PROGRAMAÇÃO
Material didático: Alura
1 - UEs regulares e PEI 7h - hoje com 2 aulas de Tecnologia e Inovação
Instruímos que a nota para o componente de Tecnologia e Inovação, neste contexto de escolas de turno parcial e PEI 7h, seja designada a partir do desempenho dos estudantes nos projetos entregues no bimestre. Para tal, sugerimos que:
● Para avaliar o desempenho, os professores podem utilizar as rubricas disponíveis na plataforma Alura. Cada projeto a ser entregue na unidade tem sua rubrica específica.
● Orientamos para que a composição da nota total parta da avaliação de dois projetos
por bimestre, um para cada mês letivo.
● A escolha dos projetos a serem avaliados para composição da nota cabe ao(a) professor(a), para aquelas unidades que possuam a possibilidade de entregar mais de um projeto no mês.
● Exclusivamente para o primeiro bimestre, é possível haver apenas um projeto a ser entregue no escopo de alguns anos/séries. Por isso, a nota será composta pela avaliação exclusiva desse projeto.
2 - UEs PEI 9h - hoje com 4 aulas de Tecnologia e Inovação
Orientamos aos(as) professores(as) de Tecnologia e Inovação que a avaliação do componente seja composta da seguinte forma:
● 50% da nota composta pelos projetos de programação presentes no material didático da plataforma Alura.
● 50% da nota composta pelos projetos presentes nas aulas do material digital de robótica.
Para composição da nota de programação, o(a) professor(a) pode optar pela seguinte estratégia:
A nota na frente de Programação será sobre o desempenho nos projetos entregues durante o bimestre.
● Para avaliar o desempenho, os professores podem utilizar rubricas disponíveis na plataforma Alura. Cada projeto a ser entregue na unidade tem sua rubrica específica.
● Orientamos que a composição da nota total na frente de programação parta da avaliação de dois projetos por bimestre, um para cada mês letivo.
● A escolha dos projetos a serem avaliados para composição da nota cabe ao(a) professor(a), para aquelas unidades que possuam a possibilidade de entregar mais de um projeto no mês.
● Exclusivamente para o primeiro bimestre, é possível haver apenas um projeto a ser entregue no escopo de alguns anos/séries. Por isso, a nota será composta pela avaliação exclusiva desse projeto.
Para composição da nota de Robótica, o(a) professor(a) pode optar pela seguinte estratégia:
● Para avaliar o desempenho, os(as) docentes podem utilizar a rubrica desenvolvida para a frente de robótica. Disponível no acervo digital do CMSP, a rubrica será a mesma para todas as atividades desenvolvidas durante o ano de 2024 nessa frente.
● Oportunizaremos a realização de atividades em sala de aula em quase todas as aulas do escopo do 8o e 9o ano (PEI 9h). Contudo, exclusivamente no primeiro bimestre, haverá a orientação de registro das atividades em somente 2 aulas no material digital.
A partir do 2o bimestre, esta orientação estará em todas as aulas.
● Orientamos que a composição da nota total do bimestre na frente de robótica parta da avaliação de uma das atividades disponíveis ao longo do bimestre. A escolha de qual projeto/atividade a ser avaliada para composição da nota cabe ao(a) professor(a). Sugerimos que a atividade escolhida para análise seja a que o(a) estudante apresentar melhor desempenho ao longo do bimestre.
Disponibilizamos aqui uma planilha de apoio ao cálculo e atribuição numérica na avaliação do estudante no bimestre.
Tecnologia e Robótica Ensino Médio
Material didático: Alura
Para o componente de Tecnologia e Robótica a orientação segue com foco no desempenho dos estudantes nos projetos entregues no bimestre. Para tal, sugerimos que:
● Para avaliar o desempenho, os professores podem utilizar as rubricas disponíveis na plataforma Alura. Cada projeto a ser entregue na unidade tem sua rubrica específica.
● Orientamos para que a composição da nota total parta da avaliação de dois projetos por bimestre, um para cada mês letivo.
● A escolha dos projetos a serem avaliados para composição da nota cabe ao(a) professor(a), para aquelas unidades que possuam a possibilidade de entregar mais de um projeto no mês.
● Exclusivamente para o primeiro bimestre, é possível haver apenas um projeto a ser entregue no escopo de alguns anos/séries. Por isso, a nota será composta pela avaliação exclusiva desse projeto.
🛑Antes de printar a tela e abrir chamado, em atendimento.educacao.sp.gov.br,
verifique se:
✅O aluno é novo na escola
✅O aluno está associado ao itinerário formativo
✅Limpou o cache
✅Trocou de navegador
✅Abriu em guia anônima
✅Fechou o navegador e abriu novamente
✅Testou em máquinas diversas: celular, tablet, notebook, desktop
SUPORTE ALURA👇👇👇
Link: https://suporte-alurastart.alura.com.br/support/solutions/72000351117
Whatsapp: +55 11 94942-1234
Telefone: 08005523000
E-mail: atendimento.alurastart@alura.com.br
Abrir chamado em https://atendimento.educacao.sp.gov.br/
- O prazo para devolutiva do chamado é de 07 dias.
- Verifique diariamente se o sistema não pede mais informações.
- Caso não seja respondido dentro do prazo, o sistema encerra o chamado.
O QUE É O ALUMNI START ?
O projeto Alumni Start tem o objetivo de preparar você, estudante do Ensino Técnico e da 3ª série do Ensino Médio, para o sucesso profissional, com informações sobre formação na área da Tecnologia e da Informação, empregabilidade e possibilidades de carreira na era digital, por meio de uma jornada de rodas de conversas com especialistas.
AGUARDEM...