VISITAR
Com o objetivo de simplificar o acesso e ampliar a segurança dos sistemas educacionais, informamos que o acesso à Sala do Futuro - Servidor passou por uma atualização importante.
Agora o sistema traz mais praticidade para professores e servidores: o login e a senha utilizados para acessar as visões pedagógica e administrativa da Sala do Futuro foram unificados por meio do login gov.br.
A mesma mudança será implementada no acesso à Secretaria Escolar Digital (SED), a partir de 1º de julho de 2025.
O que muda na Secretaria Escolar Digital:
O login atual da SED será descontinuado
Novo método de acesso: autenticação via gov.br (nível Bronze)
Professores e servidores precisarão ter uma conta gov.br ativa e validada para acessar a plataforma
O que permanece igual:
O acesso para alunos e responsáveis não sofrerá alterações
O que você precisa fazer:
Valide sua conta gov.br o quanto antes
Compartilhe esta informação com colegas e membros da equipe escolar
Suporte:
Dúvidas sobre conta gov.br: www.gov.br/pt-br.
Dúvidas sobre a Sala do Futuro e SED: atendimento.educacao.sp.gov.br
Essas atualizações fazem parte do processo de modernização e integração dos sistemas educacionais da rede estadual paulista aos serviços digitais do Governo Federal e Estadual, garantindo mais segurança, padronização e praticidade no acesso.
1. Registro de Frequência
Os professores regentes com aulas atribuídas devem realizar o registro de frequência e conteúdo no prazo máximo de 5 (cinco) dias corridos após o início da aula. Para lançamentos retroativos, a gestão da escola terá um prazo adicional de 11 (onze) dias. Após esse período, o sistema será bloqueado para novas inserções.
Para evitar transtornos, orientamos que, caso o professor eventual enfrente qualquer dificuldade no lançamento das frequências no primeiro dia, entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento, para que o problema seja resolvido antes do prazo final.
Prazos para pendências de lançamento de frequência e registro de aulas desde março de 2025:
● Professor: 5 dias
● Gestão da Escola: 5 dias
● Supervisor de Ensino: 5 dias
● Dirigente: 5 dias
1.1. Registro de Frequência
Durante a implantação da Sala do Futuro Professor, foram identificadas instabilidades que impactaram os registros, como grade horária, perfil de acesso, vigência da turma e movimentação de alunos. Essas questões foram analisadas e ajustadas pela equipe técnica.
1.2. Frequência em sábados letivos 1
Nos sábados letivos, os professores devem registrar a frequência normalmente na Sala do Futuro Professor. Para isso, a gestão escolar deve garantir que:
● Todos os professores regentes estejam corretamente associados às turmas.
● As grades horárias estejam definidas.
● O Calendário Escolar, a Matriz Curricular, a Atribuição de Aulas e a grade horária estejam previamente registrados na SED. Caso essas informações não estejam devidamente preenchidas e atualizadas, inconsistências no sistema poderão comprometer os registros no Diário de Classe.
1.3. Frequência do Professor na Sala do Futuro
Futuramente, a presença do professor será automaticamente computada na Sala do Futuro Professor, vinculando-se ao registro de aula (conteúdo ministrado) e à frequência dos alunos. Os gestores terão acesso ao sistema Professor Presente pela SED (Secretaria Escolar Digital), no menu "Recursos Humanos" > "Professor Presente". Para gerenciar informações, basta acessar a opção "Gestão Presença Professor".
1.4. Professor Eventual: Registro de Frequência e Conteúdo
A gestão escolar deve garantir que os professores eventuais (categoria S-V) estejam cadastrados na plataforma SED. Para liberar as turmas ao professor eventual, a gestão deve acessar SED > Recursos Humanos > Gestão Presença Professor e indicar o professor substituto. O professor eventual acessará a Sala do Futuro Professor, no Perfil “Professor Eventual” com a senha Gov.br e registrará a frequência dos alunos no Diário de Classe.
2. Atribuição de Classes e Aulas
Para garantir a correta atribuição de classes e aulas, a gestão escolar deve assegurar que as seguintes etapas estejam devidamente ajustadas na SED:
● Homologação da Matriz Curricular;
● Homologação do Calendário Escolar;
● Atribuição de classes e aulas aos professores; 2
● Cadastro da Grade Horária. Somente após essas etapas, as informações migrarão para a Sala do Futuro Professor - Diário de Classe.
3. Durante o Registro no Diário de Classe
● Verifique se a cor do calendário de lançamento mudou para verde, indicando que os registros foram salvos com sucesso.
● O relatório de registro de aulas não é atualizado em tempo real. O sistema cria um evento de atualização na fila de processamento, podendo levar alguns minutos para refletir no relatório.
● Nos anos iniciais em tempo parcial, o registro de aulas só aparecerá em verde para os componentes curriculares que tiveram lançamento.
● Se as informações forem salvas corretamente, mas o relatório continuar exibindo pendências após um tempo, entre em contato com o suporte técnico.
4. Acesso à Sala do Futuro Professor
O acesso deve ser realizado pela Plataforma Sala do Futuro Professor com a senha Gov.br. É fundamental que os dados cadastrais na SED estejam atualizados para garantir o acesso correto. Caso ocorram problemas, abra um chamado no Portal de Atendimento: https://atendimento.educacao.sp.gov.br/
5. Dias de aulas incorretos no sistema
Verifique com a gestão escolar se o cadastro da grade horária foi realizado corretamente na Secretaria Escolar Digital (SED). As informações são migradas para a Sala do Futuro Professor.
6. Atualização de grades
Os ajustes são realizados previamente pela gestão escolar na Secretaria Escolar Digital (SED). Se umas das etapas de Homologação da Matriz Curricular, Homologação do Calendário Escolar; Atribuição de classes e aulas aos professores e cadastro da grade horária não foi feita 3
corretamente, isso irá impactar diretamente nas informações que estão na Sala do Futuro. Caso tenha sido realizado todos os ajustes e, mesmo assim, o problema continuar, é recomendado entrar em contato com o Portal de Atendimento (https://atendimento.educacao.sp.gov.br/) e abrir um chamado para que a área responsável analise seu caso pontualmente.
7. Aluno transferido e não consegue acessar a Sala do Futuro
Quando um aluno é transferido de escola, o sistema pode levar algumas horas para sincronizar as informações. Oriente-o a consultar no dia seguinte à data da transferência.
8. Dificuldade de cadastro de Avaliações
Ao iniciar o cadastro de uma avaliação, o sistema exigirá ao menos 2 (dois) avaliações para que seja possível salvar, com um limite de 10. Para cada prova, é necessário definir o peso correspondente, sendo que a soma total dos pesos não pode ultrapassar 100%. Não é permitido atribuir 0% ou 100% a uma única prova. O lançamento das notas dos alunos só será permitido quando a data indicada estiver vigente. Após o cadastro de uma nota, somente o peso e o nome da avaliação poderão ser alterados.
Observação:. Para avaliações externas (Prova Paulista, por exemplo) o sistema realiza o cadastro previamente e as notas serão imputadas automaticamente, após a realização das provas pelos alunos.
9. Inserção de Atestados de Ausência (do professor) na Sala do Futuro
Seguir os trâmites realizados atualmente na Secretaria Escolar Digital (SED).
10 - Inserção de Atestados de Ausência (do aluno) na Sala do Futuro
O responsável deve levar para a escola e a própria escola inserir na Secretaria Escolar Digital (SED).
Queremos coletar o máximo de perguntas e dúvidas da nossa rede sobre a Sala do Futuro Professor e o Professor Presente, para aprimorarmos o FAQ.
A Sala do Futuro é o novo ambiente que está sendo implementado nas escolas, em substituição ao CMSP que deve ser descontinuado em 2025.
Algumas funcionalidades da sala do Futuro:
-Acessar todas as plataformas educacionais
-Canal de comunicação e engajamento
-Facilitar o acesso a informações escolares
Raul - PEC Ponto Focal - (14) 3108-1023