Conhecido como PIBID, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência oferece bolsas para estudantes iniciarem no mundo da docência a partir da participação na vida escolar sob supervisão de docentes de escolas da rede pública. Após a submissão de 2015/2016 e 2020/2021, o curso de Letras Inglês foi selecionado para 2022/2023 e possui atualmente 16 bolsas remuneradas.
Como parte das tarefas de 2020, o grupo de bolsistas de PIBID elaborou pequenos resumos dos cinco eixos presentes na discussão de Língua Inglesa na BNCC.
ORALIDADE
Este eixo fala sobre as práticas do uso oral da língua, focado em situações de escuta e na fala em que são gerados e partilhados significados entre os participantes de uma conversa, presencial ou não. Atos de oralidade presenciais, como conversas, debates, entrevistas e etc., devem levar em consideração os modos particulares dos interlocutores de falar a língua, que muitas vezes são traços característicos. Seja a pronuncia, entonação e ritmo junto com estratégias de compreensão, de acomodação e de negociação, são aspectos a ser explorados nessa prática. No caso de comunicação não presencial a forma de compreendermos é através da escuta e do contexto da situação. No 6° ano este eixo pretende trabalhar a interação discursiva com a iniciativa do uso da língua inglesa coletando informações do círculo familiar e comunidade. As funções e o uso da língua em sala são trabalhados na tirada de dúvidas dos assuntos, a compreensão oral é baseada na identificação de cognatas sobre temas familiares e a produção oral é usada entre si em aula e com outras pessoas do círculo familiar.
Atividade proposta: Como atividade proposta para eixo usaríamos o gênero textual diálogo, com o conteúdo: palavras cognatas e palavras do dia-a-dia, os alunos iriam usar de frases previamente preparadas em Inglês para um breve diálogo de recepção, os alunos iriam performar o diálogo trabalhando tanto a leitura quanto a oralidade.
LEITURA
O eixo de leitura é sobre a relação leitor e texto escrito com foco na construção de significados com base na compreensão e interação com os gêneros textuais. Essas práticas de leitura no Inglês são afim de desenvolver o reconhecimento textual e a investigação de contexto de produção que favorecem o processo de significação e reflexão crítica dos temas. No 6° ano esse eixo trabalha estratégias de leitura formulando hipóteses sobre a finalidade e um texto em Inglês com base na estrutura organização e pistas gráficas, trabalha a leitura rápida explorando ambientes virtuais e/ou aplicativos, para conhecer a organização de dicionários virtuais ou não e construir um repertorio lexical. O eixo também pretende trabalhar as atitudes do leitor gerando interesse pelo texto lido e pelo compartilhamento das ideias do aluno sobre o texto.
Atividade proposta: Como atividade proposta para o eixo, os alunos iriam resolver um caça-palavras com palavras em Inglês com conteúdo relacionado à família, essas palavras seriam usadas então para completar o texto “bilhete para a minha mãe” (gênero textual: bilhete), cada aluno teria a oportunidade de falar qual palavra encontrou exercitando tanto a sua leitura quanto a oralidade.
ESCRITA
O Eixo Escrita, voltado para o 6º ano do Ensino Fundamenta, aborda a produção de texto como a forma mais eficiente para se obter uma escrita autêntica, criativa e autônoma. Começando com textos com poucos recursos verbais, e se desenvolvendo para textos mais elaborados. Dessa forma, para incentivar os alunos da série supracitada a produzirem textos, previamente, será apresentado a eles um modelo de carta escrita em inglês, contendo rotina e ações, para que se possa trabalhar, em sala, os usos e aplicações do Simple Present e do Present Continuous no contexto do conteúdo da carta. Em seguida, os alunos deverão elaborar, com o auxílio do professor, uma carta em inglês como resposta ao modelo apresentado, usando os conhecimentos prévios e adquiridos na aula, considerando a realidade em que estão inseridos.
CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS
O Eixo Conhecimentos Linguísticos, relacionado ao 6º ano do Ensino Fundamental, envolve a reflexão e análise linguística do funcionamento da língua inglesa, considerando como alicerce os itens trabalhados nos eixos Oralidade, Leitura, Escrita e Dimensão intercultural. Utilizando como base a carta escrita e os conhecimentos adquiridos após a aprendizagem dos conteúdos de Simple Present e Present Continuous, os alunos confeccionarão flashcards com ilustrações das atividades descritas por eles nas cartas, logo após, os flashcards produzidos serão distribuídos entre os alunos que irão criar frases para as figuras apresentadas e em seguida, as lerão em voz alta, praticando assim, o Listening, o Writing, o Reading e o Speaking, as quatro habilidades da Língua Inglesa.
ORALIDADE
O eixo Oralidade no 7° ano abrange as práticas de compreensão e produção oral de língua inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados. O eixo é dividido em três unidades temáticas, ramificando-se em cinco objetos de conhecimentos que estimulam práticas investigativas, o intercâmbio oral em sala de aula, o uso de conhecimentos prévios para compreensão de textos orais bem como a produção dos mesmos. A partir do pressuposto, sugerimos que o professor escreva no quadro “A good teacher is... / A good teacher isn’t...” para extrair adjetivos dos alunos. Depois, pedir a eles que descrevam imagens do contexto escolar e identificar informações específicas em um vídeo de um diálogo entre uma professora e aluno.
LEITURA
O eixo Leitura, dedicado ao 7° ano, divide-se em três unidades temáticas e cinco objetos de conhecimento, os quais primam pela construção de significados, compreensão e interpretação de gêneros escritos durante o ato da leitura. As habilidades enfatizam o reconhecimento de pistas verbais e não verbais, visando obter determinada informação ou apreender o sentido geral do texto (skimming, scanning); bem como a capacidade de relacionar parágrafos para a significação. Quanto as práticas, estas devem promover a troca de opiniões e transpor o espaço escolar, tangenciando as esferas sócio culturais dos discentes. Dessa forma, sugerimos a seguinte atividade: utilizando as estratégias de leitura, inferir informações de um texto, mesmo antes de o terem lido por completo.
ESCRITA
EM ELABORAÇÃO
CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS
EM ELABORAÇÃO
ORALIDADE
O eixo da oralidade da BNCC remete à comunicação oral, ou seja, a comunicação que se dá através de dois ou mais sujeitos com enfoque nas habilidades de falar e ouvir. No eixo oral é evidenciado o indivíduo e suas particularidades da comunicação, não se restringindo somente ao contato face a face, pois as mídias tais como rádio, TV, internet e música constituem uma pratica oral assíncrona e preservam as características da oralidade face-to-face. As habilidades orais para o 8º ano do ensino fundamental consistem em: interação discursiva, compreensão e produção oral. A interação discursiva abordará o uso da língua inglesa para o intermédio de conflitos e esclarecimentos de opiniões, tal como o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos como expressões faciais, gestos, entoação e etc. Na compreensão oral textos orais informativos serão usados, da mesma forma, na produção oral os alunos serão incentivados a produzir relatos orais informativos e contextualizados. Para tais habilidades, sugestiona-se que o/a professor/a proponha a criação e apresentação de forma oral de um jornal da escola onde os estudantes relatarão os acontecimentos, eventos reais ou fictícios e notícias do ambiente escolar em inglês, desta forma tanto a produção quanto a compreensão oral serão trabalhadas.
LEITURA
O eixo leitura compreende os aspectos interacionais entre o leitor e o texto escrito assim como a interpretação e compreensão de diversos gêneros textuais em contextos variados. O eixo abrange também o processo de leitura para construção de pensamento crítico e para a ampliação de conhecimentos As habilidades de leitura para o 8 ano do ensino fundamental são as seguintes: estratégias de leitura, práticas de leitura e fruição e avaliação dos textos lidos. Nas estratégias de leitura o aluno utilizará de conhecimentos prévios e informações implícitas a fim de estabelecer uma relação de sentido entre os elementos textuais. As práticas de leitura e fruição permitem ao aluno ter contato com textos de gêneros variados em veículos de comunicação diferentes como, por exemplo, ler uma notícia em um blog, uma revista em quadrinhos, um poema, etc. Já na avaliação dos textos é feita a interpretação do que foi lido havendo desta forma a leitura e a compreensão do que foi lido. Para pôr em prática as habilidades descritas sugere-se que o/a professor (a) apresente aos alunos textos de gêneros e formatos diversificados para que os alunos possam ter contato com texto escrito em diversas modalidades e utilizando das habilidades citadas para a compreensão.
ESCRITA
Após a leitura da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pode-se concluir que no eixo da Escrita são considerados dois aspectos do ato de escrever: natureza processual e natureza colaborativa. Portanto, o ato de escrever é originado na prática social e reitera a finalidade da escrita, dando a oportunidade aos alunos de serem protagonistas, capacitando-os assim a um bom desenvolvimento de um escrita autêntica, criativa e autônoma. Uma proposta de atividade é a escrita do Gênero Textual Carta pessoal, por ser um gênero mais informal. Deve-se instruir o aluno a construir o texto ativando sua criatividade, empatia e sensibilização, utilizando o tema Migração, que está presente no material do 8° ano. Dessa forma, o aluno deve se imaginar em uma situação de refúgio e tentar se colocar no lugar de uma criança que está vivendo nessa mesma situação e, o destinatário da Carta seria um amigo que ficou em sua cidade natal. Com a finalidade de haver um momento de comunicação, pode-se propor as trocas de cartas entre as turmas do 8⁰ ano. Portanto, o aluno deve utilizar nesse gênero substantivos, como: empathy e anger, utilizando tempos verbais, como: simple present e simple past e utilizando adjetivos, como: good, bad, mean e horrible.
CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS
A partir da leitura da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pode-se inferir que o eixo dos Conhecimentos Linguísticos se consolida sempre de modo contextualizado, articulado e abrangendo as práticas de oralidade, leitura e escrita (speaking, listening, reading e writing). Usa-se o estudo do léxico e da gramática, envolvendo formas e tempos verbais, estruturas frasais e conectores discursivos, levando os alunos, de modo indutivo, a descobrir o funcionamento do inglês. Uma proposta de atividade é utilizar um exercício metalinguístico, interdisciplinarizando a língua com debates atuais. A atividade proposta inclui completar lacunas com palavras relacionadas ao tema Migração, envolvendo palavras de afeto, empatia, adjetivos, como: good, bad, amazing, receptive, mean e horrible e substantivos, como: anger e empathy.
ORALIDADE
Eixo oralidade: tem seu foco na compreensão da escuta e da fala que devem ser trabalhadas seja por meio do contato face a face ou não. Os itens lexicais e as estruturas linguísticas utilizadas devem servir como parâmetros de estratégia nesse processo de compreensão oral da Lingua Inglesa (LI). Logo é possível o desenvolvimento de uma série de comportamentos e atitudes que em suma tem como resultado, estimular a autoconfiança dos falantes bem como acolher a perspectiva do outro. Nesse sentido algumas habilidades devem ser trabalhadas dentro da sala de aula como por exemplo expor pontos de vista por meio da utilização oral da LI, destacar as ideias chaves de um texto, realizar analise de posicionamentos sobre temas de interesse social e coletivo além de expor resultados de pesquisa, reunindo estratégias na construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto. Uma possível sugestão de atividade seria a exposição de um vídeo curto em inglês e legendado de cunho social e relevante, no qual os alunos teriam a tarefa de destacar informações chaves para preencher gaps e ainda destacar frases do vídeo que acharam mais interessantes para um debate onde seria possível retrabalhar expressões do 8o ano de concordância/discordância.
LEITURA
Eixo leitura: é notório que o foco da BNCC neste eixo está voltado para um bom desenvolvimento na construção de significados nos textos, com base na compreensão e interpretação dos diferentes gêneros presentes na Língua Inglesa (LI). Portanto, faz-se o uso do desenvolvimento de estratégias de reconhecimento textual, no qual o professor tem o auxílio das mídias digitais, podendo assim, ser trabalhada a interdisciplinaridade. Contudo, as habilidades que se esperam ser trabalhadas estão relacionadas à identificação de recursos de persuasão em textos publicitários, a capacidade de diferenciar fatos de opiniões e de compartilhar com os colegas a leitura de textos. Por fim, uma possível sugestão de atividade seria um texto para introdução de unidade, com os assuntos gramaticais que serão abordados no decorrer do livro, tais como: conectivos, if clauses e question tags. O texto trata-se de uma propaganda de um jogo, no qual conta com palavras destacadas para serem trabalhadas as estratégias de skimming e scanning. Após a leitura rápida, o professor faria tais perguntas: Do que se trata o texto? Como você chegou nessa conclusão? Você concorda com o que foi lido? O que você tem a dizer sobre o assunto? Converse com os seus colegas.
ESCRITA
No eixo escrita, a(o) estudante desenvolve a habilidade de planejar, produzir e revisar o texto com base em seu objetivo e público-alvo, além de passar a agir com protagonismo à medida que se torna autêntico, autônomo e criativo ao passar de escritas simples (carta, mensagens) à complexas (relato de experiência). No 9° ano, o objetivo da escrita é fazer com que o discente seja capaz de expor e defender um ponto de vista de forma persuasiva e bem contextualizada acerca de situações presentes em seu cotidiano sobre temas relevantes para o coletivo local ou global. De acordo com a orientação apresentada pela BNCC, uma proposta de atividade para essa série seria: com base em um curto filme ou animação visto em sala, a(o) discente escolheria duas personagens que, em sua opinião, foram os melhores ou piores e escreveria algumas frases explicando o porquê. Com esta atividade, ao utilizar comparative forms e alguns conhecimentos já estudados como adjetivos, simple past e simple present, a(o) estudante aprenderia a expressar opiniões de forma convincente e contextualizada, atendendo ao objetivo sugerido pela BNCC.
CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS
Segundo a BNCC, o eixo Conhecimentos linguísticos possibilita que a/o discente utilize e reflita a respeito da língua inglesa, a partir da gramática e dos vocábulos que são primordiais para a compreensão das estruturas e usos desse idioma, além de serem indispensáveis para o desenvolvimento da escrita, leitura e compreensão do falante. O eixo supracitado divide-se em estudo do léxico e gramática. Neste sentido, no 9o ano propõe-se que, no estudo do léxico, as/os alunas/os conheçam o “internetês”, forma contemporânea de escrita usada em redes sociais e blogues etc., além do uso de linking words para que haja coesão na construção de discursos. Na gramática, aborda-se if-clauses (tipos 1 e 2), orações que expressam condicionalidade, além de modal verbs usados para expressar recomendação, obrigação etc. Uma proposta de atividade seria dividir os alunos em grupos para que eles joguem um jogo da memória que envolve o “internetês”. Logo, eles virariam as cartas até encontrar duas que se relacionassem: uma com a gíria/abreviação em inglês e a outra com uma imagem que a representa.