Conhecido como PIBIC, o Projeto de Iniciação de Bolsas de Iniciação Científica acontece anualmente e oferece vagas para bolsas remuneradas (CAPES ou UESPI) ou bolsas voluntárias.
Orientações de Renata Cristina da Cunha
José Carlos Souza Machado – Representatividade queer: as dissidências de gênero e sexualidade em The Last of Us, Part II (2020)
Caroline Firmo da Costa – "Weapons, opium and flesh": o Japão em Blue Eye Samurai da Netflix à luz dos estudos pós-coloniais (Bolsista CNPq)
Fabiola Kelly Ribeiro de Araujo - Passing de gênero: a reinvenção da identidade performada por Mulan no live action dos estúdios Disney (2020)
Weslley Gomes Costa - (Bolsista CNPq)
Orientações de Ruan Nunes Silva
Isa Bruna Gomes Araújo – De Gateshead Hall a Thornfield Hall e até em um quarto vermelho: uma análise das tensões e interseções entre espaços em Jane Eyre, de Charlotte Brontë (Bolsista CNPq)
Kamila Campelo Amaral do Nascimento – "O restante do preconceito eu havia aprendido em pantomimas": a tradução do trauma queer em Boy Erased, de Garrard Conley. (Bolsista CNPq)
Maria Luiza Soares de Oliveira – "What do you mean, you know my history?" Uma leitura de cultura e abuso em My Dark Vanessa a partir dos trauma studies
Alysson Sousa Neves – Pássaros de liberdade, cobras de aprisionamento e canções de cultura: Uma leitura de estrutura e agência no romance The Ballad of Songbirds and Snakes (2020), de Suzanne Collins, por viés materialista
Orientações de Renata Cristina da Cunha
Caroline Firmo da Costa – Entre conscientizar e chocar: os crimes de ódio raciais sofridos por Lucky Emory, em Them (2021), série da Amazon Prime Vídeo (Bolsa CNPq)
William Melo Araújo – "Ants don't serve grasshoppers! It's your who need us!": alienação, exploração e revolução em A Bug's Life (1998) (Bolsa CNPq)
Esther Pereira Araújo – "Todo mundo acaba se vendendo por uma coisa ou por outra": a auto(objetificação da mulher em Os Sete Maridos de Evelyn Hugo (2019)
Giovanna Maria Costa de Sousa – "Todo mundo acaba se vendendo por uma coisa ou por outra": a auto(objetificação da mulher em Os Sete Maridos de Evelyn Hugo (2019)
Orientações de Ruan Nunes Silva
Antonio Marcos da Silva Brito – Para além do horror: problematizando The Body, de Stephen King, como um Bildgungsroman
Isabella Torres de Souza – "The odds in our favour?" Analisando questões de ideologia e classe em The Hunger Games à luz de críticas marxistas
Michel Marques Correia – O arquivo bobo de Bob Esponja (2001) ou como uma esponja no fundo do mar problematiza questões marxistas na contemporaneidade (Bolsa de fomento UESPI)
Franciel Araújo Silva – "Cowards only come through when the hour's late": Um estudo sobre símbolos, ideologia e distopia em Trench, da banda Twenty-One Pilots (Bolsa de fomento UESPI)
Orientações de Renata Cristina da Cunha
Esther Pereira Araujo – “O que não mata, traumatiza”: o ciclo de violência doméstica contra a mulher em Maid (2021), série da Netflix.
João Victor Pereira dos Santos – Ideologias linguísticas acerca do falante nativo de Inglês: um convite à reflexão crítica a partir das thumbnails do YouTube.
Vitor Hugo Sousa Oliveira – “This is me, dad!”: as violências sofridas por Eric, na série Sex Education (2019) da Netflix, ao sair do armário para poder ser quem é.
William Melo Araujo – Snowpiercerer e seus 1001 vagões: a divisão de classes em um cenário pós-apocalíptico em O Expresso do Amanhã (2020), série da Netflix.
Orientações de Ruan NunesSilva
Antonio Marcos da Silva Brito – A amizade como modo de vida em A Canção de Aquiles, de Madeline Miller
Orientações de Leonardo Davi Gomes de Castro Oliveira
Bianca Ferreira de Araujo – Do Castelo ao Fogo: os elementos fantásticos presentes na obra O Castelo Animado (1986), de Diana Wynne Jones
Milena Gomes Carvalho – A constituição da identidade feminina pelo viés da literatura fantástica em Nights at the Circus, de Angela Carter
Orientações de Renata Cristina da Cunha
João Victor Pereira dos Santos – A evolução histórica da língua e os World Englishes: o inglês inidano no filme Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial (2007) (Bolsista CAPES)
Marcos Vinícius Garcez da Silva & Maria Luane de Mesquita Sousa. Detetive no Divã: uma análise da personalidade de Sherlock Holmes na série Sherlock da BBC
Lays Christine Santos de Andrade – Atualizando a representação dos contos de fada: Rainha Má rompendo estereótipos na série de TV Once Upon a Time (2011) (Bolsista CAPES)
Vitor Hugo Sousa Oliveira – As dores de uma super-heroína: os estágios do luto vivenciados por Wanda Maximoff na série Wandavision (2021)
Orientações de Lara Ferreira Silva Dias
Maria Eduarda Marques Galeno – Tecnologia educacional ao serviço da aprendizagem da língua inglesa
Damares Suelen Ferreira do Nascimento – Representações de misantropia, extremismo religioso e crise ideológica em Submissão, de Michel Houllebecq
Orientações de Renata Cristina da Cunha
Helen Pereira Silva: Freud (2020): A Série da Netflix: os conceitos freudianos à luz da Corrente Psicanalítica. (Bolsista CAPES)
Vitor Hugo Sousa Oliveira: 'Por ordem dos Peaky Blinders': as relações de poder na série à luz da Corrente Marxista.
Maria Luane de Mesquita Sousa: The Testaments de Margaret Atwood: os efeitos do poder sobre o feminino à luz da Corrente Feminista.
Lays Christine Santos de Andrade: Black Lives Matter: da vida real para a série When they see us (2019) à luz da Corrente Afro-Americana. (Bolsista CAPES)
Orientações de Ruan Nunes Silva
Ricardo Barros Oliveira: Utopia, Antiutopia ou Distopia? Relendo Nineteen Eighty-four no século XXI.
Karine Linhares Ribeiro: 'Where being queer and being female is as rude as we can get': Lendo Loving in the War Years, de Cherríe Moraga, à luz da teoria queer.
Orientações de Renata Cristina da Cunha
Lays Christine Santos de Andrade: AS PROVAS DE INGLÊS DO NOVO ENEM (2015-2019): temas, gêneros textuais, competências e habilidades linguísticas. (Bolsista CAPES)
José Ribamar Junio Oliveira da Conceição: DA OBRA LITERÁRIA THE COLOR PURPLE (1982) À OBRA CINEMATOGRÁFICA A COR PÚRPURA (1985): refletindo sobre ser mulher afrodescendente com a protagonista Celie. (Bolsista CAPES)
Allan David Lopes da Silva: MISTÉRIO, SUSPENSE E TERROR PSICOLÓGICO: a literatura gótica e o entretenimento virtual no jogo Silent Hill.
Helen Pereira Silva: V FOR VENDETTA, O FILME: O PROTAGONISTA V E A CORRENTE LITERÁRIA PSICANALÍTICA.
Orientações de Ruan Nunes Silva
André Felipe Gomes: Interseções entre feminismos e pós-modernismos: as ficção de Chimamanda Ngozi Adichie.
Ricardo Barros Oliveira: A prática da tradução: história, métodos e aplicação.
Orientações de Renata Cristina da Cunha
Eloiza Alves Muniz Costa: ALICE IN WONDERLAND E ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS NO LIVRO DE LEWIS CARROL (1865) E NO FILME DE WALT DISNEY (1951).
Felipe Lopes do Nascimento: BLACK MIRROR, A SÉRIE DA NETFLIX: UMA ANÁLISE DA PERSONAGEM LACIE POUND À LUZ DA CORRENTE LITERÁRIA PSICANALÍTICA.
Jonas de Souza Santos: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: UM ESTUDO COMPARATIVO DO PERFIL DA PERSONAGEM NAS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS DE 1951 e 2010.
Vitória Régia Lopes Gomes: FEMINISMO NO CENÁRIO DISTÓPICO?: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO THE HANDMAID'S TALE DE MARGARET ATWOOD.
Orientações de Renata Cristina da Cunha
Esther Pereira Araujo –
William Melo de Araújo –
Orientações de Ruan Nunes Silva
Antonio Marcos da Silva Brito – Para além do horror: problematizando The Body, de Stephen King, como um Bildungsroman
Franciel Araújo – "Cowards only come through when the hour's late": um estudos obre símbolos, ideologia e distopai em Trench, da banda Twenty-One pilots