Eu preciso saber inglês para fazer Letras Inglês?
Saber inglês não é fundamental para iniciar o curso porque existem disciplinas de aprendizagem (Língua Inglesa I, II, III, IV e V), porém ter conhecimentos pré-intermediário ou intermediário pode ajudar a consolidar conteúdo. Recomendamos que estudantes busquem aperfeiçoar seus conhecimentos linguísticos em cursos como os ofertados pelo Centro Cultural de Línguas, nosso parceiro pela educação pública de qualidade. Além disso, o curso busca ofertar anualmente o projeto de extensão English 101 com o intuito de oferecer um espaço de prática para estudantes do bloco ingressante com dificuldades.
Qual é a duração do curso?
O curso de Letras Inglês está passando por uma reformulação de currículo, porém manterá a sua duração mínima de 4 anos (8 semestres). Estudantes que trancam ou reprovam têm até 7 anos (14 semestres) para integralizar o curso.
O que eu vou estudar em Letras Inglês?
Sendo um curso de licenciatura, Letras Inglês é voltado para a formação de docentes da área com disciplinas com foco em práticas linguísticas e metodológicas. Além de estudos linguísticos, estudantes terão a oportunidade de desenvolverem reflexões críticas a partir do aprofundamento de análise linguística aplicada e também de estudos literários.
Eu quero ser tradutor. Devo fazer Letras Inglês?
O curso de Letras Inglês da UESPI não forma tradutores, porém, ciente das demandas do cenário atual, ofertamos uma disciplina de Introdução aos Estudos de Tradução que indica horizontes para formação em nível de pós-graduação caso estudantes assim desejem.
O que mais o curso de Letras Inglês oferece?
Além da formação básica na licenciatura, é compromisso do curso e da instituição ofertar cursos, projetos e eventos de extensão e pesquisa. Já ofertamos cursos de extensão focados em desenvolvimento de proficiência em nível C1/C2 e cursos focados em temáticas contemporâneas como teoria queer. Há também anualmente o evento intitulado Seminário Integrador de Práticas Pedagógicas.
O que são as disciplinas de Prática Pedagógica?
São disciplinas previstas em documentos legais que buscam diminuir a distância entre a formação de futuros docentes e a sala de aula. Nessas disciplinas, estudantes têm a oportunidade de refletir sobre práticas pedagógicas com leituras e elaboração de ações de intervenção nas realidades das escolas nas quais observam aulas. Cada Prática Pedagógica (PP) possui um foco específico a ser desenvolvido de forma teórica e prática.
O que é um TCC?
A UESPI possui normativas internas de organização e uma delas requer que cursos escolham qual o tipo de trabalho a ser redigido ao final do curso. O colegiado de Letras Inglês aprovou a decisão de elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com avaliação de banca ao final do curso. Isso significa que estudantes elaboram um trabalho de caráter monográfico sob orientação docente. Vale lembrar que disciplinas que orientam essa elaboração são ofertadas desde o bloco 6 e culminam na apresentação do TCC no bloco 8.
O que é PIBIC?
PIBIC significa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, um programa de iniciação científica no qual estudantes participam da pesquisa com orientadores. O projeto possui duração de um ano e desenvolve as habilidades de formação em pesquisa de estudantes da graduação. Existem vagas remuneradas e vagas sem remuneração, mas ambas contam horas para AACC.
O que é PIBID?
PIBID significa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, um projeto dedicado à formação de futuros docentes. O foco do PIBID é inserir estudantes de licenciaturas no cenário educacional, participando de reuniões, aulas e formações sob a tutela de um professor-supervisor em uma escola específica. Nesse projeto estudantes recebem bolsas mensais e cumprem horas que também contam para AACC.
O que são as horas de AACC?
AACCs (Atividades acadêmico-científico- culturais) são horas previstas no currículo do curso que são necessárias para a integralização. Essas horas são regidas pela resolução CEPEX 033/2012 (estudantes antigos) e CEPEX 02/2021 (estudantes novos). A formação mais ampla demanda que estudantes participem de eventos, publiquem artigos ou ensaios e se engajem em outros eixos formativos. Em outras palavras, durante os quatro anos do curso de Letras Inglês, estudantes precisam se envolver em atividades que não estejam diretamente ligadas ao curso em si como cursos ofertados por outras instituições, projetos de pesquisa, iniciação científica etc.
O que é a monitoria?
A monitoria é um processo semestral no qual docentes selecionam discentes para trabalharem em determinadas disciplinas - seja auxiliando estudantes com dificuldades, seja acompanhando o curso. As monitorias podem ser remuneradas ou não, porém todas contam como horas para AACC.
Em quanto tempo eu recebo feedback de avaliações?
Segundo o artigo 69 do regimento, cada docente tem até dez dias úteis após a realização da avaliação para comunicar o resultado obtido.