2022
Semestres acadêmicos de 2021.1 e 2021.2
Semestres acadêmicos de 2021.1 e 2021.2
O projeto tem como objetivo apresentar um breve panorama dos principais nomes associados à teoria queer, em especial Judith Butler e Eve Kosofsky Sedgwick no contexto anglófono e Guacira Lopes Louro, Larissa Pelúcio, Letícia Lanz e Richard Miskolci no cenário brasileiro. O curso buscará promover reflexões sobre as relações entre a teoria queer e diversos campos como História, Literatura, Filosofia e Sociologia, demonstrando a inter- e transdisciplinaridade inerente aos estudos da referida teoria. A partir de leituras e debates sobre conceitos-chave como gênero, sexo, sexualidade e identidade, espera-se que o curso possa ser um lócus de debates de temas que têm reverberado na grande mídia de maneiras várias. Desse modo, os participantes do curso – graduandos, docentes e pessoas da comunidade em geral – terão a oportunidade de não só desmistificar imagens estereotipadas associada à teoria queer, mas também a chance de repensar elementos tidos como verdades naturais ou inquestionáveis em nossa sociedade.
Este projeto tem como objetivo considerar a relação entre músicas em inglês e o aprendizado de vocabulário apresentando uma alternativa de ensino com o uso da música na disciplina de língua inglesa. Levantaremos questionamentos relevantes, trazendo à baila conceitos voltados ao ELT (English Language Teaching, Ensino de Língua Inglesa) e de que maneira este método pode ser agradável e eficaz. Uma das aplicações pedagógicas viáveis será integrar canções em inglês ao ELT. Nossa finalidade será examinar a eficácia do uso de canções em inglês nas aulas de EFL, para melhorar o aprendizado e relembrar novas palavras, obtendo como resultado aulas eficazes e dinâmicas e alunos altamente motivados. A partir de leituras, debates e atividades musicais, aspira se que o curso possa ser um lócus de debates em que o ELT possa ser implementado de maneira descontraída e agradável, ao tempo em que interliga os processos de leitura, interpretação de canções e textos variados a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Destarte, os participantes do curso graduandos, docentes e pessoas da comunidade em geral terão a oportunidade de praticar não somente atividades musicais diversas em língua inglesa, mas também a chance de repensar outras técnicas de aprendizagem para aquisição do idioma.
Considerando os desafios encontrados por estudantes ingressantes no curso de Letras Inglês, o presente projeto busca oferecer apoio linguístico, em parceria com estudantes mais experientes, ao grupo discente com dificuldades linguísticas no primeiro semestre da graduação. Embora a disciplina Língua Inglesa I possua conteúdo básico e referências simples, o colegiado de Letras Inglês do campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba) percebeu que alguns estudantes apresentam muitas dificuldades não só por ser o primeiro contato complexo deles com a língua, mas também pela especificidade do curso. Dessa forma, o projeto English 101 busca oferecer aulas semanais de revisão de conteúdos basilares da Língua Inglesa para dar mais segurança e confiança ao grupo ingressante com dificuldades. As atividades propostas englobam as quatro habilidades (reading, listening, speaking, writing) através de seleção e elaboração de materiais. Além de ser um espaço para desenvolvimento de habilidades linguísticas para ingressantes, o projeto prevê ainda encontros semanais com ministrantes para orientações de elaboração de materiais e preparação de aulas. O projeto oferece, portanto, oportunidades de crescimento profissional e autonomia pedagógica não apenas para o grupo de estudantes ingressantes, mas também para o grupo que ministrará as aulas – estudantes-ministrantes.