2024
Semestres acadêmicos de 2023.2 e 2024.2
(Não houve 2023.1)
Semestres acadêmicos de 2023.2 e 2024.2
(Não houve 2023.1)
O projeto tem como objetivo apresentar um breve panorama dos principais nomes associados à teoria queer, em especial Judith Butler e Eve Kosofsky Sedgwick no contexto anglófono e Guacira Lopes Louro, Larissa Pelúcio, Letícia Lanz e Richard Miskolci no cenário brasileiro. O curso buscará promover reflexões sobre as relações entre a teoria queer e diversos campos como História, Literatura, Filosofia e Sociologia, demonstrando a inter- e transdisciplinaridade inerente aos estudos da referida teoria. A partir de leituras e debates sobre conceitos-chave como gênero, sexo, sexualidade e identidade, espera-se que o curso possa ser um lócus de debates de temas que têm reverberado na grande mídia de maneiras várias. Desse modo, os participantes do curso – graduandos, docentes e pessoas da comunidade em geral – terão a oportunidade de não só desmistificar imagens estereotipadas associada à teoria queer, mas também a chance de repensar elementos tidos como verdades naturais ou inquestionáveis em nossa sociedade.
Iniciado em janeiro de 2024 e encerrado em março de 2024.
Proposta do docente Ruan Nunes Silva
Considerando os desafios encontrados por participantes de seleções de pós-graduação, o curso de extensão Mestrado Fácil: orientações básicas para seleções na área de Letras (90h) busca criar um espaço para reflexão acerca dos principais pontos de editais de cursos de pós-graduação em Letras da região do Piauí, Maranhão e Ceará. Discutindo semanalmente questões centrais dos referidos processos, a atividade extensionista propõe 15 encontros para refletir sobre itens fundamentais como metodologia, antecedentes de pesquisa, fundamentação teórica, justificativas, cronograma e objetivos. Ao propor leituras teóricas, críticas e/ou metodológicas, o curso explora nuances importantes das seleções ao enfatizar recursos que não são apropriadamente explorados por muitas candidaturas. Os encontros são presenciais no turno da tarde no campus Alexandre Alves de Oliveira da Universidade Estadual do Piauí, situado em Parnaíba, Piauí. A proposta integra atividades síncronas e assíncronas para permitir que participantes tenham tempo o suficiente para desenvolver seus escritos e verificarem dúvidas. Ao final do curso, espera-se que o grupo participante consiga não apenas desenvolver um projeto, mas também escrever textos dissertativos-argumentativos e defender seus trabalhos em arguições.
Iniciado em janeiro de 2024 e encerrado em maio de 2024.
Proposta do docente Ruan Nunes Silva
O projeto tem como objetivo desenvolver estudo de questões históricas, teóricas e metodológicas das relações interartes, a saber entre a literatura com outros campos. Justifica-se a proposta (i) por considerar que os cursos de graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí carecem de espaços formativos em termos de componentes que discutam as relações entre literatura e outras artes e também (ii) por reconhecer uma demanda contemporânea por parte de discentes que cada vez mais estudam obras que fogem dos escopos tradicionais e não possuem formação para pesquisas. Assim, ao longo de 10 semanas, serão realizados encontros com leituras e discussões de como a literatura em perspectiva comparatista oferece um rico lócus de investigação tanto acadêmica quanto pessoal.
Iniciado em agosto de 2024 e encerrado em dezembro de 2024.
Proposta do docente Ruan Nunes Silva.
O curso de extensão tem por objetivo proporcionar aos participantes o conhecimento sobre a compreensão de textos em língua inglesa através das estratégias de leitura e da teoria do letramento visual. A união entre as teorias e estratégias em inglês instrumental são importantes para seguir aprendendo, contudo, introduziremos conceitos e autores que estão intimamente relacionados com o estudo dos letramentos, multiletramentos, multimodalidade e, em específico, o letramento visual. Todas essas vertentes teóricas são fundamentais para aprofundar os estudos sobre leitura e compreensão de textos em língua inglesa. Esses textos são tanto verbais como não-verbais, isto é, escritos, impressos, digitalizados com ou sem fotos, figuras, etc. Dentro desse contexto, podemos explorar vídeos, filmes, séries, recortados em pequenos trechos para que tanto a professora ministradora do curso, quanto aos aprendizes / participantes, juntos, encontrem caminhos viáveis para entender os textos e ter um posicionamento discursivo-crítico a respeito do que está escrito através do códigos verbais e não-verbais permitindo interpretações variadas.
Iniciado em outubro de 2024 e encerrado em janeiro de 2024.
Proposta da docente Francimaria Nascimento.