Segurança
Foto: Portobello
São recomendações básicas para situações que requerem providências rápidas e imediatas, visando à segurança pessoal e patrimonial dos usuários, no momento da entrega do empreendimento.
Ressaltamos a importância da divulgação das recomendações de segurança do Corpo de Bombeiros, concessionárias, fabricantes e prestadores de serviços aos moradores e usuários.
NOTA: É importante alertar os usuários sobre os riscos decorrentes da negligência ou não observação das situações de emergência.
INCÊNDIO - Princípio de Incêndio
1. No caso de princípio de incêndio, ligar para o Corpo de Bombeiros. Dirigir-se às rotas de fuga;
2. Desligar uma possível instalação de gás ou combustível;
3. Desligar as chaves ou disjuntores gerais de energia.
Em situações extremas, mantenha a calma e siga as orientações da brigada de incêndio.
VAZAMENTO EM TUBULAÇÕES HIDRÁULICAS
No caso de algum vazamento em tubulação de água quente ou água fria, a primeira providência a ser tomada é fechar os registros correspondentes. Caso perdure o vazamento, fechar o ramal abastecedor do setor ou da unidade. Quando necessário, avisar a equipe de manutenção local e acionar imediatamente uma empresa especializada.
ENTUPIMENTO EM TUBULAÇÕES DE ESGOTO E ÁGUAS PLUVIAIS
No caso de entupimento na rede de coleta de esgoto e águas pluviais, caso necessário, acionar uma empresa especializada em desentupimento.
CURTO-CIRCUITO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
No caso de algum curto-circuito, os disjuntores (do quadro de comando) desligam-se automaticamente e consequentemente as partes afetadas pela anormalidade. Para corrigir, voltar o disjuntor correspondente à sua posição original. Mas, antes, verifique a causa do desligamento do disjuntor.
No caso de curto-circuito em equipamentos ou aparelhos, desarmar manualmente o disjuntor correspondente ou a chave geral.
No caso de ausência prolongada, por exemplo, em viagens, desligar a rede elétrica da unidade.
SISTEMA DE SEGURANÇA
No caso de intrusão, tentativa de roubo ou assalto, seguir as recomendações da empresa de segurança especializada, quando houver, ou acionar a polícia.
ELEVADORES
No caso de parada súbita do elevador, o funcionário do condomínio deverá acionar a empresa responsável pela manutenção e conservação do elevador ou o Corpo de Bombeiros, quando necessário.
O nome e telefone da empresa responsável pelo atendimento de emergência deverão estar disponíveis em local de fácil acesso. Para identificação, informar o endereço do condomínio e/ou elevador que está com problema.
Se a edificação possuir gerador de energia auxiliar, no caso de falta de abastecimento elétrico pela concessionária os elevadores descerão gradativamente até o pavimento de saída da edificação.
Para sua segurança, seguir as instruções da empresa responsável pela manutenção e conservação dos elevadores.