Segundo a Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), 2014, as responsabilidades podem ser divididas em três áreas: construtores, projetistas e usuário/responsável.
Cabe aos construtores: Elaborar o Manual de Uso, Operação e Manutenção conforme as normas e leis vigentes, informar os prazos de garantias, apresentar sugestão para o sistema de gestão de manutenção, informar como será realizado o atendimento ao cliente e prestar o serviço de assistência técnica.
Cabe aos projetistas: Dispor os conteúdos necessários para a elaboração do manual, principalmente os limites de uso, como as cargas máximas em estruturas e circuitos elétricos.
Cabe ao usuário, proprietário e/ou síndico: Usar a edificação da maneira correta, conforme as especificações deste manual, não realizar modificações na edificação sem conhecimento e prévia anuência do construtor e/ou projetistas. Atualizar o manual em caso de modificações. Não realizar reformas sem seguir as diretrizes da NBR 16280. Realizar e registrar as manutenções preventivas. E repassar o manual no momento de transição de usuários, para que ele tenha acesso completo a este conteúdo.