O ciclo de Formação em Gestão e Produção cultural teve como propostas favorecer o desenvolvimento de competências técnicas, dentro da gestão e produção cultural local, através de um processo de formação transversal, que relaciona teoria e prática, apresentar possibilidades de criação e gestão aliadas a questões da contemporaneidade que dialoguem com os contextos locais de agentes culturais das periferias, discutir os espaços periféricos e alternativos como locais de experimentação e produção de conhecimento, respeitando os saberes de agentes e coletivos culturais locais, além refletir sobre oportunidades de intervenção, articulação em redes e colaborativismo. Segue abaixo divulgação dos professores e dos temas da formação, que contou um total de 48h/a.

Possui formação em Comunicação e Artes pela PUC-SP, é pós-graduada em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universitat de Girona. É produtora cultural desde 2002 com atuação em diversas linguagens artísticas. Atuou no campo privado e público como gestora e produtora cultural, coordenou importantes eventos no estado do CE como o Festival Maloca Dragão onde desempenhou a função de coordenadora de produção geral e na última edição da Bienal do Livro do CE como coordenadora de infraestrutura.

Gestor cultural, produtor, pesquisador em linguagens artísticas, sociólogo e professor. Mestre em Sociologia (UFC); Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universitat de Girona; Formação em Dramaturgia pelo Instituto Dragão do Mar. Como professor, atua nas áreas de Cinema e Audiovisual, Arte e Educação, Gestão Cultural; Sociologia, Ciência Política, Filosofia e Economia Política; em instituições de ensino superior e em diversos processos formais ou informais de ensino. Como gestor cultural, atuou como Coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes/Secultfor, de 2008 e 2012, na Coordenadoria de Criação e Fomento da mesma Secretaria, de 2013 e 2015. Foi também Coordenador de Conhecimento e Formação Cultural da Secult-CE.

Publicitária de formação, atua há mais de 15 anos com Comunicação Estratégica e Integrada. Passou pelo Marketing de empresas como Shopping Iguatemi, Saraiva S/A e Governo do Estado do Ceará, além de inúmeros eventos e projetos culturais, focada em integrar recursos e rentabilizar estratégias. Atuou na Comunicação em edições de projetos como Festival Cine Ceará, Feira da Música, Festival Música da Ibiapaba, Fotofestival SOLAR.

Eurijunior - Possui graduação em Telemática pelo Instituto Federal do Ceará (2013). Especialista em Tradução Audiovisual. Acessível com ênfase em Legendagem para Surdos e Ensurdecidos pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará.

Neyara - Graduada em Letras - Licenciatura Plena com Habilitação em Português - Italiano pela Universidade Federal do Ceará (2016). Pós-graduanda no curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeira (CELEST-UFC).

Advogada Sócia no Saraiva & Rabêlo Advocacia, especialista em Economia Criativa; Mestre em Direito Constitucional - UNIFOR; Especialista em Gestão e Políticas Culturais - Universidad de Girona/ES. Especialista em Direito Público -UFC; Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (CNPq/UNIFOR).

Urbanista, artista, gestora cultural, professora, pesquisadora, ativista e feminista decolonial. Suas experiências práticas e acadêmicas transitam pelos campos das artes, dos movimentos e práticas culturais, dos mapeamentos socioculturais, da arquitetura e urbanismo, da educação popular e mobilização social, da gestão e mediação cultural e das políticas públicas de cultura (com ênfase na diversidade cultural, cidadania cultural, participação social, institucionalidade da cultura).