Caminhos & Letras

Caminhos & Letras se traduz em uma relação híbrida entre Literatura, História e Memória. Partindo da Literatura e sua profunda relação com o humano e o cotidiano, compreendemos sua importância como dispositivo de resgate e manutenção de nossa permanência, daquilo que se conta, do que se vive, de nossas personagens, nossas memórias e nossa história. 


O Projeto é constituído por 4 rotas literárias. As rotas propõem um movimento de contemplação que a cidade de Fortaleza abre ao inesperado, ao oculto, a pessoas que tomam o tempo como aliado e percorrem os diversos espaços de posse de uma única pergunta: o que a Literatura pode revelar sobre a Cidade?


Rota 1 – As letras ancestrais do Ceará



Mediação – Tércia Montenegro


Rota pela Academia Cearense de Letras e percurso finalizado na Praça do Ferreira.


Rota 2 – A Poesia da Cidade se Põe no Mar da Draga


Mediação – Talles Azigon

Percurso efetuado com paradas para leituras e contemplação  até a chegada ao Mar da Draga.

Rota 3 – As Muitas Vozes da Cidade


Mediação – Tércia Montenegro


Ponto de encontro – Passeio Público 


No Passeio Público ocorreu citações de escritores do cenário cearense. Percurso concluído na BECE, com uma visita ao acervo de literatura cearense.

Rota 4 – O Material da Literatura são as Pedras da Cidade


Mediação – Talles Azigon


Ponto de encontro – Praça da Gentilândia


Com o ponto inicial na praça da Gentilândia, este percurso discutiu como  saraus, bibliotecas comunitárias, clubes de leitura, movimentos de estudantes têm escrito a cidade de Fortaleza e formado um novo imaginário sobre a mesma. Cruzando a Avenida da Universidade até a Livraria Lamarca. Este percurso foi permeado com textos de autoras e autores contemporâneos Cearenses e também contou com um exercício de criação poética a partir das paisagens da cidade.