setores de apoio



O Coordenador executa suas atividades de gestão com o apoio e a parceria de diversos setores institucionais. A sincronia entre esses atores promove uma educação mais participativa e integrada.



DEPE, CGEPE OU EQUIVALENTES

O Coordenador de Curso está subordinado diretamente à DEPE ou equivalentes. Todas as suas ações são direcionadas e respaldadas por esse setor.

Cabe ao Coordenador de Curso alinhar suas ações e decisões com base nas orientações gerais do DEPE, CGEPE ou equivalentes.

NAP

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) assegura a implementação das diretrizes e políticas educacionais voltadas para o bom desempenho do ensino. Este Núcleo apoia e auxilia direções de ensino ou equivalentes e os docentes da instituição no que se refere a apoio pedagógico e didático, exercendo o acompanhamento das atividades acadêmicas e dos estudantes, contribuindo para sua permanência e sucesso escolares.

Dessa forma, o Coordenador de Curso pode e deve contar com o apoio do NAP para o desempenho de sua gestão pedagógica.

NAPNE

As ações do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) são voltadas para a promoção de uma educação inclusiva, garantindo o acesso, a permanência e o sucesso escolar do estudante com necessidades específicas.

Durante a realização do Processo Seletivo para ingresso, algumas situações são identificadas previamente. Para essas situações, antes do início do ano letivo o Coordenador de Curso e os docentes deverão se reunir como NAPNE para receber as recomendações iniciais sobre o aluno ingressante sobre elaboração de plano de ensino individualizado. O aluno e seus pais e/ou responsáveis devem dar o consentimento sobre o procedimento a ser adotado. O Coordenador deve acompanhar a aplicação e o desenvolvimento dessas ações junto ao NAPNE e docentes.

Diante de novas situações que surgirem no desenvolvimento do ano letivo, cabe ao Coordenador de Curso, juntamente com os docentes, identificar alunos que necessitam de atendimento específico por apresentar, permanente ou temporariamente, condição que gere dificuldade significativa nas capacidades físicas, intelectuais, de aprendizagem e de sociabilidade. Realizada a identificação, providenciar o encaminhamento ao NAPNE, ouvido o NAP do campus.

Caso identificada a indicação de flexibilização curricular ou a certificação diferenciada, o NAPNE e NAP orientarão sobre procedimentos a adotar.

NEABI

As atividades do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), têm por finalidade a valorização da identidade étnico-racial dos negros, afrodescendentes e indígenas. O núcleo organiza durante o ano diversas atividades que contemplam aspectos históricos e culturais da formação da população brasileira, tendo como temas norteadores a história da África e dos africanos, bem como a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil.

Cabe ao Coordenador de Curso apoiar as ações propostas pelo NEABI e acompanhar o cumprimento da Lei n° 11.645/2008 .

Em caso de dúvidas, procure a comissão local no seu campus.

crca

As ações do Coordenador de Curso devem ser realizadas de forma integrada com a CRCA do Campus, visto que suas atribuições se complementam, da realização da matrícula à certificação ao final do curso.


Para procedimentos relacionados ao processamento da matrícula, verifique o tópico “Matrículas e Rematrículas”.


Para procedimentos relacionados à dilação de prazo para integralização curricular, verifique o tópico “Dilação de Prazo”.


Para procedimentos relacionados às vagas remanescentes, verifique o tópico “Vagas Remanescentes”.


Para procedimentos relacionados ao fechamento de diários eletrônicos, verifique o tópico “Homologação de Diários”.

biblioteca

Dentre as atribuições previstas para o Coordenador de Curso está a implementação de ações para a atualização e a solicitação do acervo bibliográfico, laboratórios específicos e material didático-pedagógico, de forma integrada com o corpo docente. Portanto, visite a Biblioteca do seu campus e conheça o acervo disponível. Verifique se a instituição possui a bibliografia (básica e complementar) indicada para o curso.

Alguns pontos devem ser observados pelo Coordenador de Curso:

a) Você será chamado para indicar títulos para aquisição. Portanto, tenha esse levantamento sempre em mãos.

b) Estabeleça datas e prazos para indicação de obras pelo grupo de docentes da Coordenação de Curso.

c) As obras indicadas pelo grupo podem estar esgotadas. Nesse caso, tenha sempre uma lista de espera e/ou substituição.

d) Atualize as obras esgotadas por outros títulos no PPC do curso.

Visite a Biblioteca do seu campus e estimule os docentes e discentes a usufruírem desse espaço para a pesquisa e o estudo!


cgae ou cae

Os regimentos dos campi indicam que o CGAE ou CAE é o setor diretamente responsável pelo acompanhamento e suporte ao aluno. Procura oferecer o apoio necessário ao bem-estar, principalmente aos alunos que apresentam vulnerabilidade econômica e social, propiciando condições igualitárias de permanência na Instituição, assim como mecanismos que possibilitem ou promovam o seu melhor desenvolvimento acadêmico e humano.

O Setor é o responsável pela divulgação e controle dos editais do Programa de Assistência Estudantil e de Auxílio Estudantil, que visar dar apoio no custeio da realização de visitas técnicas e eventos fora da localidade.

Para maiores detalhamentos, verifique o tópico “Assistência Estudantil e Auxílio Estudantil”.

CPA

A CPA (Comissão Própria de Avalição) contribui para o acompanhamento das atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, oferecendo subsídios para a tomada de decisão, visando a melhoria da qualidade e o desenvolvimento institucional.

A avaliação institucional deve trazer reflexões indutoras da melhoria da qualidade das atividades pedagógicas, científicas, administrativas e de relações sociais estabelecidas no interior da instituição e suas vinculações com a sociedade.

Cabe ao Coordenador de Curso analisar os resultados dessas avaliações e propor ações de melhoria para o curso e, ainda, indicar cursos de capacitação para docentes e gestores.

DAP, CGAP ou equivalentes E COORDENAÇÕES SUBORDINADAS

O setor administrativo da instituição é um apoio essencial ao Coordenador de Curso em assuntos referentes a orçamento financeiro, aquisição de produtos e serviços, assessoria em pagamentos a bolsistas, etc. Caso tenha dúvidas sobre qual setor procurar, dirija-se ao Diretor de Administração e Planejamento ou equivalentes no seu campus.