Glossário

Apresentamos a definição de alguns termos e siglas que são utilizados nos documentos oficiais institucionais e são importantes para o entendimento das boas práticas de gestão escolar contidas no Manual do Coordenador de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio.

Assistência Estudantil

Apoio financeiro concedido a estudante de baixa renda, sem contrapartida para a instituição, para garantia de sua permanência nos estudos, com o objetivo de promover a inclusão social pela educação.


Atividades Avaliativas

Instrumentos de apreciação, verificação e acompanhamento teórico-práticos elaborados individualmente ou em grupo cuja finalidade é o diagnóstico e a (re) orientação do processo de ensino e de aprendizagem, visando ao aprofundamento dos conhecimentos e ao desenvolvimento integral dos estudantes.


Atividades Complementares

Atividades acadêmicas, científicas e culturais, realizadas na Instituição ou fora dela, que possibilitam o enriquecimento curricular, com regulamentação própria, respeitada a legislação em vigor.


Auxílio Estudantil

Uma das categorias do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAE), na qual a instituição colabora para os estudantes por meio de recursos financeiros para auxílio no transporte, alimentação e hospedagem quando participarem de atividades e eventos científicos, esportivos e culturais em nome da instituição, bem como no auxílio residência, na disponibilização de alojamento (quando o Campus possuir), no intuito de amparar os estudantes sem condições de arcar com moradia fora da instituição.


Biblioteca

Setor que está à disposição da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos) bem como da comunidade externa, para efeito de atividades de ensino, pesquisa e extensão.


CAE

Coordenação de Apoio ao Estudante - setor diretamente responsável pelo acompanhamento e suporte ao aluno, procura oferecer-lhe o apoio necessário ao seu bem-estar, principalmente àqueles que apresentam vulnerabilidade econômica e social.

Calendário acadêmico

Refere-se às datas e prazos determinados para a concretização de atividades acadêmico-administrativas específicos à graduação, durante o ano letivo.


CGAE

Coordenação Geral de Apoio ao Estudante - - setor diretamente responsável pelo acompanhamento e suporte ao aluno, procura oferecer-lhe o apoio necessário ao seu bem-estar, principalmente àqueles que apresentam vulnerabilidade econômica e social.


CGAP

Coordenação Geral de Administração e Planejamento


CGEPE

Coordenação Geral de Ensino, Pesquisa e Extensão


Colegiado de Curso

Órgão deliberativo, técnico-consultivo e de assessoramento no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão.


Comunidade acadêmica

Composta pelo corpo discente, docente e técnico-administrativo, com funções e atribuições específicas, integradas em função dos objetivos e finalidades institucionais.


Conselho de Classe

Órgão de reflexão, discussão, decisão, ação e revisão da prática educativa. Portanto, deve promover a permanência e a conclusão com êxito dos estudantes no curso. Tem caráter prognóstico e deliberativo


Conselho de Classe prognóstico

Deve diagnosticar problemas cotidianos que interferem no processo de ensino e aprendizagem, a partir da análise dos resultados quantitativos e qualitativos com vistas à promoção de condições de recuperação de eventuais defasagens.


Conselho de Classe deliberativo

Deve analisar e deliberar sobre a situação final de desempenho de estudantes não aprovados no período letivo


Convocação

Instrumento expedido pelo Reitor, Pró Reitores, Diretores Gerais dos Campi, Diretor de Campus Avançado e Coordenadores em razão de suas respectivas atribuições definindo a participação/realização de uma determinada atividade


Coordenador de Curso

Responsável legal, junto com o Colegiado de Curso, pela gestão administrativa, política e pedagógica dos cursos ofertados pelo IFTM.


Corpo discente

Constituído por alunos matriculados nos diversos cursos e programas oferecidos pela Instituição, podendo ser classificados nos regimes: regular, temporário ou especial.


Corpo docente

Constituído pelos professores integrantes do quadro permanente de pessoal do IFTM, regidos pelo Regime Jurídico Único, e demais professores admitidos por contrato temporário, na forma da lei.


Corpo técnico-administrativo

Constituído pelos servidores integrantes do quadro permanente de pessoal do IFTM, regidos pelo Regime Jurídico Único, que exerçam atividades de apoio técnico, administrativo e operacional.


CPA

Comissão Própria de Avaliação, que conduz o processo de avaliação institucional anual.


CRCA

Coordenação de Registro e Controle Acadêmico


Curso

Conjunto de atividades acadêmicas sistematizadas, representadas por uma sequência lógica e ordenada de componentes curriculares, com objetivos, carga horária e referenciais bibliográficos previamente estabelecidos nos projetos pedagógicos.


Curso Técnico Integrado

Curso técnico oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada estudante.


Curso Técnico Concomitante

Curso técnico oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso , conforme Art. 4º do Decreto n.º 5.154, de 23 de julho de 2004


Curso Técnico Subsequente

Curso técnico oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.


DAP

Diretoria de Administração e Planejamento


Deliberação

Instrumento expedido pelo Conselho Superior, pelo Colégio de Dirigentes e demais órgãos colegiados, respeitando as atribuições de cada Colegiado.


DEPE

Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão


Designação

Ato do dirigente máximo do órgão para indicação de servidor público para responder pelas atribuições de um cargo público ou função.


Desligamento

Situação em que ocorre o afastamento definitivo do estudante resultante do cancelamento de sua matrícula.

Despacho

Instrumento interno expedido definindo o encaminhamento de documentos oficiais constantes em processos.


Diagnóstico quantitativo

Aponta o quantitativo e o percentual de estudantes ingressantes, retidos, evadidos, concluintes (concluintes no tempo mínimo de integralização) por ciclo do curso e por campus de acordo com os resultados do ano base anterior.


Diagnóstico qualitativo

Descreve as causas da retenção e da evasão por curso e por campus identificadas a partir da tabulação dos questionários respondidos pelos estudantes e/ou do levantamento de informações em reuniões com a comunidade acadêmica.


Eleição

Processo de Consulta Eleitoral, destinado à escolha dos dirigentes pela comunidade escolar. No IFTM o processo se aplica aos cargos de Reitor, Diretor-Geral e Coordenador de Curso, conforme regulamentos próprios.


Ementa

Sintetiza os conhecimentos a serem trabalhados em cada unidade curricular, a fim de permitir, de modo imediato, a aprendizagem do assunto estudado. Elaborada em conjunto pelos professores da área levando em consideração os critérios e referências expostos pelos grupos de trabalho (teóricos, legais e técnicos) para atender ao processo de formação integral do estudante de acordo com a especificidade técnica exigida pelo curso. A ementa deve estar explicitada no PPC.


Ensino

Compreende as ações voltadas à busca, prospecção, discussão, sistematização e disseminação do saber e será ofertado por meio de cursos de diferentes níveis e modalidades.


Ensino Médio Integrado

Oferta de cursos técnicos de nível médio somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada estudante.


Estágio

Atividades de aprendizagem profissional, social e cultural, em situações reais de vida e de trabalho, direcionadas à consolidação do perfil profissional, respeitadas a regulamentação própria e a legislação em vigor.


Estágio não obrigatório

Atividade acadêmica opcional, acrescida à carga horária mínima prevista no PPC.


Estágio Obrigatório

Previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), sendo o cumprimento da carga horária requisito para a aprovação e a certificação/diplomação.


Extensão

Processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar a relação transformadora entre o IFTM e a sociedade.


FCC

Função Comissionada de Curso, exercida exclusivamente, por professores que desempenhem atividade de coordenação acadêmica de cursos técnicos, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação stricto sensu, regularmente instituídos no âmbito das instituições federais de ensino. O valor percebido em 2021 é de R$ 983,18 mensais.


Ingresso

Entrada no curso por meio de seleção em processo seletivo.


Integralização

Cumprimento da carga horária mínima exigida no currículo do curso, com aproveitamento considerado satisfatório, conforme tempo previsto no projeto pedagógico.


Matrícula

Ato de registro dos dados pessoais dos candidatos selecionados, no sistema de controle acadêmico do IFTM, dentro do limite de vagas ofertadas.


Matriz curricular

Conjunto de unidades e/ou componentes curriculares, com respectivas cargas horárias, contendo os diversos processos relacionados com a formação profissional, cultural e humanística.


MCC

Manual do Coordenador de Cursos


Mobilidade Acadêmica

Permite que o estudante se matricule em outra Instituição de Ensino Superior distinta daquela com a qual ele mantém vínculo.


Monitoria

Atividade acadêmica de âmbito institucional, exercida por estudantes regularmente matriculados e diretamente supervisionados por professores orientadores, visando contribuir para a qualidade do ensino nos cursos do IFTM e promover a cooperação entre professores e estudantes.


NAP

Núcleo de Apoio Pedagógico - setor de apoio e assessoramento didático-pedagógico à Direção de Ensino, à Coordenação Geral de Ensino ou equivalentes, às coordenações de cursos, aos docentes e aos estudantes em todos os processos de ensino e aprendizagem, visando assegurar a implementação das políticas e diretrizes educacionais dos diferentes níveis/modalidades de ensino.


NAPNE

Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas - núcleo mediador da educação inclusiva, que tem por finalidade garantir o acesso, a permanência e o sucesso escolar do estudante com necessidades educacionais específicas.


NEABI

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, a finalidade de implementar a Lei n° 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, pautada na construção da cidadania por meio da valorização da identidade étnico-racial, principalmente de negros, afrodescendentes e indígenas.


Necessidade educacional específica

Condição que gere dificuldade significativa nas capacidades físicas, intelectuais, de aprendizagem e de sociabilidade.


Nomeação

Ato no qual ocorre a atribuição dos cargos disponíveis aos candidatos aprovados no concurso público.


NEDSEG

Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero, que visa a promoção de estudos, pesquisas e ações científicas e políticas voltadas para as questões de gênero, sexualidade e diversidade no IFTM.


Ofício Interno

Instrumento interno expedido definindo o encaminhamento de documentos oficiais quando não contidos em um processo.


Orçamento

Cotação de preços com a finalidade de subsidiar processos de licitações, pregões, dispensa de licitação, etc.


Orçamento do IFTM

Instrumento de planejamento, que retrata os recursos financeiros alocados para o período de um ano, constando as receitas oriundas do Tesouro Nacional e as obtidas por arrecadações próprias e convênios.


Ordem de Serviço

Instrumento expedido pelo Reitor, pelos Diretores Gerais dos campi e pelo Diretor de Campus Avançado, em razão de suas respectivas atribuições, definindo a realização de uma determinada atividade.


Orientador de Estágio

Docente responsável por orientar, acompanhar e avaliar o estudante durante toda a realização do estágio.


Parecer

Instrumento expedido pelos órgãos de Controle, de Assessoramento e Administrativos, respeitando as suas respectivas atribuições.


PDI

Plano de Desenvolvimento Institucional


Período letivo

Refere-se ao regime anual adotado com, no mínimo, 200 (duzentos) dias letivos, de acordo com a carga horária prevista no projeto pedagógico de cada curso.


Pesquisa

Processo educativo para a investigação e o empreendedorismo, visando à inovação e à solução de problemas sociais, científicos e tecnológicos.


PIT

Plano Individual de Trabalho, refere-se à projeção das atividades a serem exercidas durante o semestre letivo, contendo a carga horária semanal destinada a cada uma das atividades e sua discriminação.


Plano de Ensino

Documento acadêmico que organiza e discrimina a ementa, os objetivos, os conteúdos programáticos, o processo avaliativo, a metodologia de ensino, os recursos didático-pedagógicos, o cronograma e a operacionalização das atividades a serem desenvolvidas pelo professor em cada unidade curricular em determinado período letivo.


PNAE

Programa Nacional de Assistência Estudantil


PNAE

Programa Nacional de Alimentação Escolar


Portaria

Instrumento pelo qual o Reitor, os Diretores Gerais dos campi e Diretor de Campus Avançado, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre a gestão acadêmica e administrativa.


PPC

Projeto Pedagógico de Curso é o documento que deve estabelecer a forma de gestão acadêmica, administrativa e pedagógica do curso, os procedimentos de autoavaliação e de suas estratégias pedagógicas.


PPI

Projeto Pedagógico Institucional


Prestação Alternativa para estudantes que atendem a dias de guarda religiosa

Tem por objetivo oferecer condições especiais de acompanhamento e participação nas atividades pedagógicas aos referidos estudantes que substituam os momentos pedagógicos em que ele estiver religiosamente impedido de participar.


PROAD

Pró-reitoria de Administração


Processo de Consulta Eleitoral

Processo destinado à escolha dos dirigentes pela comunidade escolar. No IFTM o processo se aplica aos cargos de Reitor, Diretor-Geral e Coordenador de Curso, conforme regulamentos próprios.


PRODIN

Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional


PROEN

Pró-reitoria de Ensino


PROEXT

Pró-reitoria de Extensão e Cultura


PROPI

Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação


RAD (observar contexto)

Regulamento da Atividade Docente


RAD (observar contexto)

Relatório de Atividade Docente, refere-se à apresentação detalhada das atividades executadas durante o semestre letivo anterior, bem como suas respectivas comprovações.


Recomendação

Instrumento expedido pelos órgãos Colegiados, de Controle e de Assessoramento, respeitando as suas respectivas atribuições.


Recuperação de aprendizagem

Atividade que deve desenvolver-se de modo contínuo e paralelo ao longo do processo pedagógico, tendo por finalidade corrigir as deficiências do processo de ensino e aprendizagem detectadas ao longo do período letivo.


Recuperação Final

Recuperação destinada a estudantes que não atingirem, em uma ou mais unidades curriculares, o mínimo de 60% de nota ao término do período letivo e facultada àqueles que desejarem alcançar maior média final.


Recuperação Paralela

Recuperação destinada a estudantes que não atingirem o mínimo de 60% de nota em cada atividade avaliativa.


Recurso financeiro

Constam do orçamento do IFTM, consignando-se como receitas as transferências do poder público e os valores de outras origens.


Recursos materiais

Os bens móveis, imóveis, intangíveis e materiais de propriedade do IFTM são utilizados pelas diversas unidades que compõem a Reitoria e pelos campi, exclusivamente, para a consecução de seus objetivos, não podendo ser alienados a não ser nos casos e condições permitidos por lei e autorizados pelo Reitor.


RED

Regime de Exercício Domiciliar, que consiste na prática excepcional que tem por objetivo oferecer condições especiais de acompanhamento e participação nas atividades pedagógicas aos estudantes em situações que impossibilitem a frequência e a participação regular nas atividades escolares em período igual ou superior a 15 dias.


Regime disciplinar discente

Estabelece as normas disciplinares discentes, com seus direitos e deveres, tendo em vista o favorecimento de um ambiente propício e adequado ao desempenho acadêmico.


Regime disciplinar do servidor

Constam direitos e deveres do corpo docente e do corpo técnico-administrativo do IFTM, considera normas, regulamentos e as legislações específicas sobre a ordem disciplinar e sanções aplicáveis, bem como os recursos cabíveis, previstos pela legislação federal.


Resolução

Instrumento regulatório expedido pelo Reitor, em razão de sua atribuição na qualidade de presidente do Conselho Superior.


Reunião Pedagógica

Momento que tem por objetivo refletir, revisar e tomar decisões coletivas acerca da práxis educativa adotada pela instituição proporcionando, momentos de troca de experiências e conhecimentos entre gestores, professores e técnicos administrativos, bem como formação continuada de servidores.


ROD

Regulamento da Organização Didático-Pedagógica, normatiza a estrutura, o funcionamento e os procedimentos da organização didático-pedagógica dos cursos técnicos de nível médio na modalidade presencial e/ou a distância.


SIASS

Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor


TCU

Tribunal de Contas da União


Trancamento de matrícula

Consiste na suspensão parcial e/ou total das atividades acadêmicas e componentes curriculares, requerida pelo estudante regularmente matriculado, sem perda do vínculo institucional e do direito à vaga durante o período postulado pelo estudante. Não é extensivo aos estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio.


UG

Unidade Gestora


Unidade Curricular

Conjunto de conhecimentos e atividades articulados entre si e correspondentes a um programa de estudos desenvolvido em um período letivo, com número de horas pré-fixadas, podendo ser obrigatórias, eletivas ou optativas.


Unidade Curricular Eletiva

Unidade constante da matriz curricular e não obrigatória para a integralização do curso, constituindo-se parte da formação do estudante, que tem a oportunidade de ampliar o seu aprendizado.


Unidade Curricular Optativa

Unidade constante da matriz curricular, que deve ser obrigatoriamente cursada à escolha do aluno para a integralização do curso, a partir de um elenco de unidades curriculares definido no PPC.


Vaga remanescente

Vagas ociosas resultantes de abandono, cancelamento do registro acadêmico de estudante regular, transferência para outras instituições, troca de turno, curso ou campus, desistência, desligamento e não preenchimento de vagas.