GESTÃO PEDAGÓGICA


Uma das faces do trabalho do Coordenador de Curso é a gestão pedagógica. Nessa área estão descritas algumas orientações relativas à Matrícula, Calendário Acadêmico, Grade Horária, PPC, Atividades Complementares, Monitoria, Estágio Obrigatório, etc.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

O Calendário Acadêmico é definido por uma comissão específica, designada para este fim e que representa a comunidade acadêmica. A comissão inicia seus trabalhos sempre no ano anterior ao período letivo. Na sequência, a proposta de calendário escolar deve ser encaminhada à PROEN pela DEPE, CGEPE ou equivalente para apreciação e aprovação. Depois da aprovação, o calendário acadêmico deve ser divulgado e disponibilizado na página principal da instituição no ícone Calendários.


Cabe ao Coordenador de Curso divulgar e orientar os discentes, os pais e/ou responsáveis, bem como toda a comunidade escolar sobre os eventos institucionais e datas importantes nele indicados, tais como: início e término do ano letivo; Conselhos de Classe, Reuniões de Integração: Escola/Família, Eventos Institucionais como a Semana de Cursos e a SNCT, etc.


Por ser o documento que trata formalmente dos compromissos oficiais institucionais, o mesmo deve ser consultado com frequência. Por exemplo, a cada 15 dias os prazos a cumprir e os eventos (reuniões, prazos CRCA e institucionais) a realizar devem ser verificados e executados conforme previstos.

GRADE HORÁRIA DO CURSO

O Coordenador de Curso deve contribuir ativamente na elaboração da grade horária do seu campus. Para a construção do horário dos cursos são designadas comissões em cada um dos campi, com a participação dos Coordenadores de Curso, observadas as regras indicadas nos artigos 8 a 10 do Regulamento da Atividade Docente.


O DEPE, CGEPE ou equivalentes nos campi, juntamente com as Coordenações de Curso, conduzirão o trabalho de distribuição e controle da carga horária de aula dos docentes, garantida a participação de todos no processo.


Após a definição da Grade Horária de cada curso, cabe ao Coordenador de Curso acompanhar, supervisionar, avaliar e atualizar esta grade horária, sempre que necessário.

planos de ensino

Os Planos de Ensino devem ser elaborados para cada um dos componentes curriculares que serão ministrados, de acordo com a ementa prevista no PPC, devendo, ainda, ser submetido à análise pedagógica do NAP e ter o de acordo do Coordenador de Curso.


De acordo com a ROD, os docentes devem cadastrá-lo no Diário Eletrônico e disponibilizá-lo aos estudantes até o 15º dia letivo após o início das aulas.


O Coordenador de Curso deverá manter arquivo digital dos planos de ensino e acompanhar a sua execução pelos docentes do curso.


matrículas e rematrículas

Cabe ao Coordenador de Curso, articulado à CRCA do campus, realizar a oferta do curso para o ano seguinte no sistema acadêmico da instituição. Desta forma, é atribuição do Coordenador de Curso disponibilizar o projeto pedagógico e/ou matriz curricular de curso para os cadastros necessários no sistema acadêmico.


O Coordenador de Curso deverá selecionar a matriz curricular previamente cadastrada pela CRCA, informar os dados do campus, os períodos e o turno do curso. Em seguida, deverá salvar todas as disciplinas por período para o curso e cadastrar a grade horária do curso.


Realizado esse processo, a CRCA conseguirá realizar as matrículas dos alunos.


Realizadas as matrículas, o Coordenador de Curso deverá vincular as unidades curriculares do curso aos docentes, para que esses possam ter acesso ao Diário Eletrônico.


Em seguida, o Coordenador de Curso deverá realizar o “Ajuste de Matrícula”, no qual deverá analisar os casos de dependência, observar pré-requisitos e o choque de horário de unidades curriculares.

PREPARAÇÃO DO INÍCIO DO ANO LETIVO

Após a realização das matrículas, definição do calendário acadêmico e da grade horária escolar é chegado o momento de receber os alunos para um novo ano letivo.


O Coordenador de Curso em parceria com a DEPE, CGEPE ou equivalentes, com o NAP e a CGAE/CAE deverá preparar a recepção dos alunos e fazer uma breve apresentação dos setores do campus, bem como orientações gerais das normas e funcionamento da instituição.

REGIME DE EXERCÍCIO DOMICILIAR

Os pedidos de regime de exercício domiciliar são protocolados pelo aluno na CRCA, a qual os encaminhará ao Coordenador de Curso.


O Coordenador de Curso recebe o documento, faz uma análise criteriosa e o encaminha aos docentes das unidades curriculares que o aluno está cursando naquele período para que elaborem, no prazo de dois dias letivos (art. 113 da ROD), o plano de estudos sob a forma de atividades especiais.


Após correção das atividades realizadas pelo aluno, os docentes entregam parecer com os resultados do aluno ao Coordenador de Curso, que os encaminha à CRCA para arquivamento.

DILAÇÃO DE PRAZO

Verificada a necessidade de dilação de prazo para integralização curricular devido a necessidades educacionais específicas* ou por motivo de força maior, desde que devidamente comprovado, o Coordenador de Curso deverá orientar o discente a requerer a dilação de prazo.


O pedido é protocolado na CRCA pelo aluno. A CRCA recebe e encaminha ao Coordenador de Curso. O Coordenador de Curso realiza análise prévia (conforme art. 202 do ROD) e encaminha para o Colegiado do Curso emitir o parecer final num prazo de até trinta dias.


O Coordenador de Curso deve realizar o acompanhamento contínuo dos alunos que estiverem no regime de dilação de prazo e ao final de cada semestre deve encaminhar relatório à CRCA para providenciar rematrícula ou o cancelamento da matrícula, se necessário.

*Veja tópico NAPNE

HOMOLOGAÇÃO DE DIÁRIOS

Cabe ao Coordenador de Curso, com o auxílio do NAP, acompanhar o rendimento acadêmico dos alunos por meio de relatórios disponíveis no módulo Gestão de Cursos do sistema institucional.


No final de cada período/ano letivo, o coordenador deverá solicitar aos docentes do curso o encerramento dos diários, o qual é feito pelo módulo Diário Eletrônico do sistema institucional. Na sequência os docentes devem enviar, por meio do sistema eletrônico de tramitação de documentos da instituição, as taletas definitivas por bloco, bem como as taletas de ‘Atividades diárias’.


Desta forma, o Coordenador de Curso faz a homologação do fechamento definitivo dos diários eletrônicos e arquiva a documentação do referido período/ano letivo no processo digital do curso.

vagas remanescentes

Cabe ao Coordenador de Curso, em parceria com a DEPE, CGEPE ou equivalentes e Direção-geral do Campus realizar a análise e a oferta de vagas remanescentes. Os critérios de seleção e as normas constarão em edital específico para este fim.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O Coordenador de Curso deverá designar o Supervisor de Atividades Complementares de seu curso. Porém, ele deve conhecer quais as prerrogativas devem ser observadas nesse trabalho para que possa gerenciar as atividades desenvolvidas pelo docente designado.


Conforme a Resolução nº 151/2021, o Coordenador de Curso Coordenador de Curso recebe o Relatório Final e seus respectivos documentos comprobatórios do período letivo, enviado pelo professor supervisor das Atividades Complementares, com os respectivos documentos comprobatórios. Emite parecer final e encaminha os documentos para registro e arquivamento na CRCA .


O aluno pode recorrer dos resultados do parecer final. A análise do recurso é realizada pelo Colegiado do Curso.


O registro correto dessas atividades terá correlação direta com a certificação do aluno ao final do curso. Acompanhe junto aos docentes designados se todos os alunos estão regularizados com essa atividade.

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

O Coordenador de Curso, juntamente com o Professor Orientador, irá homologar o requerimento de estágio obrigatório do discente, de acordo com o prazo estabelecido no calendário acadêmico e o prazo de integralização do curso previsto no PPC.


A formalização dos termos de convênio de estágio é realizada por coordenação específica, que é a Coordenação de Estágio e Egressos dos campi. De acordo com o modelo previsto na normativa que regulamenta o estágio na instituição, o Presidente do Colegiado do Curso, ou seja, o Coordenador de Curso, deve assinar o Termo de Convênio. Portanto, faça um controle dos documentos assinados, pois assim será possível realizar levantamento dos discentes com estágio obrigatório em andamento.


O Coordenador de Curso deve estar sempre ciente de que todos os discentes do curso coordenado por ele tomaram as providências necessárias e em tempo hábil para a realização do estágio.

reuniões pedagógicas

O Coordenador de Curso deve participar das reuniões pedagógicas, realizadas ao menos uma vez por semestre letivo, convocadas pela DEPE, CGEPE ou equivalentes. É um importante momento no qual a comunidade acadêmica pode refletir, revisar e tomar decisões coletivas acerca da práxis educativa adotada pela instituição. Tais momentos promovem a troca de experiências e conhecimentos entre gestores, professores e técnicos administrativos. É um espaço no qual pode ser ofertada a formação continuada aos servidores do campus.

preparação das reuniões do conselho de classe

O Conselho de Classe é presidido pelo Coordenador de Curso. As reuniões são previamente programadas no Calendário Acadêmico dos campi.


Para a realização do Conselho de Classe sugere-se que o Coordenador de Curso e docentes façam uma análise prévia dos resultados alcançados pelos discentes a cada trimestre letivo. Dessa forma, o Coordenador de Curso terá informações sobre o rendimento acadêmico dos discentes periodicamente e ele poderá traçar estratégias, juntamente com os demais docentes, para auxiliar os alunos com rendimento insatisfatório na busca da recuperação de sua aprendizagem.


As definições do Conselho de Classe deverão ser registradas em atas, que deverão ser arquivadas na Coordenação de Curso.

REUNIÃO DE INTEGRAÇÃO: ESCOLA/FAMÍLIA

A Reunião de Integração Escola/Família é presidida pelo DEPE, CGEPE ou equivalente. Elas estão previstas no Calendário Acadêmico do campus.

O Coordenador de Curso deve participar da reunião e seguir as orientações do DEPE, CGEPE ou equivalentes.

PREPARAÇÃO DAS REUNIÕES DO COLEGIADO DE CURSO

No início do ano letivo, o Coordenador de Curso deve elaborar um cronograma das reuniões ordinárias. Dessa forma, como vão constar do Calendário Acadêmico, não se exige convocação.


Os documentos a serem analisados deverão ser enviados aos membros do Colegiado de Curso com antecedência de cinco dias letivos.


Para as reuniões extraordinárias, a convocação deve ser realizada com antecedência de dois dias letivos. As definições deverão ser registradas em atas, que são arquivadas na Coordenação de Curso.

atividades importantes no ano de conclusão do curso técnico integrado ao ensino médio

O Coordenador de Curso deve verificar junto ao Supervisor de Atividades Complementares e Coordenação de Estágio de Egressos se os alunos estão regularizados quanto ao registro das atividades complementares e realização do estágio obrigatório.


O Coordenador de Curso deve confirmar com a CRCA se a documentação para a certificação do curso técnico está completa. Caso não esteja, oriente os alunos a procurar a secretaria e resolver as pendências que houver.


No terceiro ano os alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio realizarão a prova do ENEM. Cabe ao Coordenador de Curso divulgar prazos e oriente sobre os procedimentos para a inscrição e realização da prova.