Numerofonia

A NUMEROFONIA é um sistema alternativo de codificação musical que se baseia na relação entre algarismos, cores e formas.

É hoje utilizada por muitos milhares de músicos em todo o mundo, e tem-se mostrado eficiente para o ensino de crianças, que reconhecem simbologias simples, antes de lhes ser apresentada a representação numérica definitiva.

O criador deste sistema, Sergio Aschero, é um musicólogo e matemático argentino que se tem destacado como compositor, pedagogo, conferencista e professor. Os seus estudos são conhecidos sobretudo na Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Itália e Espanha e as suas práticas têm sido apoiadas por músicos famosos (Luigi Nono, Darius Milhaud, etc) e cientistas, como Stephen Hawking.

Este método da NUMEROFONIA DE ASCHERO baseia-se em estabelecer vínculos entre a vista e o ouvido. Neste método substituem-se as notas musicais por “som-cores”, isto é, imagens com sons. É um método que recorre à matemática e às cores fazendo-o atrativo e lúdico. É adequado para a educação musical de todas as crianças e inclusive como um recurso de apoio para o professor de música.

A NUMEROFONIA é utilizada e praticada em alguns países, como Espanha e Itália (que a integram no quadro curricular do 1º ciclo), França, Brasil, Uruguai, tendo‐se revelado eficiente para o ensino de crianças a partir dos três anos de idade, reconhecendo simbologias simples iniciais, antes de se apresentar a representação numérica definitiva. Para a leitura de partituras, utilizado o sistema Numerofónico, apenas se exige o conhecimento de numerais, cores e tamanhos, conhecimentos estes, existentes em qualquer criança em idade escolar. Este sistema não foi criado para as pessoas portadores de deficiências, antes pelo contrário, como sistema inclusivo que é, destina‐se a todos, sem excepções. Como Sérgio Aschero explica “este sistema baseia‐se na ciência e tem como base a matemática, a óptica e a acústica, permitindo, assim, que a escrita seja entendida por todo o mundo”. Ao basear‐se nas cores e na matemática (geometria e aritmética), os símbolos do sistema são universais. E porque vivemos num mundo de analfabetos musicais – Aschero sustenta que só 5% da humanidade consegue ler música – havia que encontrar um sistema de escrita e leitura universais, destinados a todos, numa metodologia inclusiva. Assim o sistema Numerofónico é um sistema lógico que permite que todos, sem excepções, possam ler, escrever, interpretar e criar música, culta ou popular, incluindo adultos, adolescentes, crianças ou pessoas especiais, sem “ter que cair no absurdo dos bemóis, sustenidos, claves, ou tantos outros símbolos anacrónicos que integram o sistema de notação tradicional” (Sérgio Aschero). Afinal, os objetivos de Aschero foram os de melhorar a relação entre música e as pessoas.

http://cmup.fc.up.pt/cmup/numerofonia/

http://ojgaia.weebly.com/centro-mundial-de-numerofonia.html



Sergio Aschero - Numerofonia - a (r) evolução da escrita musical