Tangrans

TANGRAM

O Tangram é um jogo milenar chinês, muito parecido com um quebra-cabeça composto por sete peças que, unidas de uma determinada maneira, formam um quadrado.

O objetivo do jogo é organizar perfeitamente todas as figuras geométricas para formar as “figuras problema”.

O desafio inicial é montar o quadrado e , em seguida, chegar ao máximo de formas combinando as sete peças.

Relativamente à origem do Tangam, pouco se sabe. Existem várias versões sobre sua origem, assim como a origem do seu nome. Estudiosos do folclore chinês dizem que o Tangram é um jogo com mais de 40000 anos.

No início do século XIX, o Tangram chegou à Europa e aos Estados Unidos, conhecido como quebra-cabeça chinês.

Uma das versões mais conhecidas é a lenda de um chinês chamado Tan que deixou cair uma peça quadrada de cerâmica no chão, e esta ao cair partiu-se em sete pedaços. Enquanto tentava reconstruir a peça original, descobriu várias outras formas de construir o puzzle com um número variado de figuras.

O Tangram é uma espécie de quebra-cabeça com um número fixo de peças e que juntas vão formar um quadrado. Alguns descrevem como sendo constituído por: cinco triângulos de tamanhos diferentes (2 grandes, um médio e dois pequenos), um quadrado e um paralelogramo, num total de sete peças. Outros afirmam que se trata não de um quadrado , mas de um retângulo.

O Tangram permite desenvolver a capacidade de concentração e a orientação espacial e exercitar a criatividade. Além de permitir a atividade lúdica que lhe está inerente.


Algumas figuras que são possíveis construir:

Molde para imprimir e construir o seu próprio Tangram:

Vídeos com figuras do tangram

Curiosidade

A ilustração abaixo vem de um dos primeiros livros de passatempos Nuovo Giuoco chineses, ossia Raccolta di 364 Figura Geometriche formato con un diviso Quadrato em 7 pezzi, publicado pela Agapito Franzetti (Editor), de 1817, na Itália. Um dos jogadores de quebra-cabeça chinês é visto cortando seu próprio Tangram de papelão, enquanto os outros dois tentam resolver um problema geométrico.