Introdução

Origami é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". O origami é, pois, a arte de dobrar papel obtendo formas, sem corte e sem colagem, sendo um meio de transmissão de conceitos de geometria. Assim, com atividades que podem ser desenvolvidas desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, os alunos, através da execução e visualização dos modelos em origami, podem consolidar conceitos geométricos e descobrir algumas propriedades. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.

No entanto, a cultura do Origami Japonês, que se desenvolve desde o Período Edo, não é tão restritiva acerca destas definições, por vezes cortando o papel durante a criação do modelo, ou começando com outras formas de papel que não a quadrada (retangular, circular, etc.). Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis (tsuru = garça) pode pedir um desejo.

O origami era, inicialmente, uma arte ancestral do oriente que consistia em dobrar papéis e modelar diversos tipos de figuras

representativas da natureza - como os animais, ou figuras abstratas - como as formas geométricas. Atualmente, o origami tem apresentado uma série de mudanças significativas no seu modo de se expressar:

[...] o origami é, ao mesmo tempo, uma velha e nova arte[...]

Na China, por exemplo, a dobra do papel era usada nos funerais tradicionais, onde o papel era queimado, contudo, é desconhecida a forma como era feita a dobragem e qual o significado que teria. Na Europa, a dobragem de papel era simplesmente usada para dobrar guardanapos que serviam de enfeite às mesas. Esta prática apenas foi usada os séculos XVII e XVIII. Algumas bases e técnicas desta dobragem foi utilizada e melhorada a partir daí. No Japão, o origami tem demonstrado uma presença forte a partir de 1680 (aproximadamente), onde era usada apenas para entretenimento. A partir de 1860, o origami sofreu uma grande evolução, utilizando-se novas bases e técnicas de fazer origamis que foram o motor para a criação de novos modelos e novas figuras.

Hoje em dia, existem várias maneiras e técnicas de fazer origami, podendo dar-lhes forma de se moverem ou usar combinações de folhas de modo a criar algo maior, com grande criatividade e com maior detalhe também.


Links sobre origamis

Robert Lang, o maior especialista e um estudioso de origamis.