Desafio 9 e 10


Vídeos respostas e observações dos professores orientadores

DESAFIO #09 e #10

Alunas: Emilli Rocha

Prof. orientador: Charles Junior

Competência(s) e habilidade(s) observadas e exploradas:

DESAFIO #09 e #10

Alunos: Eliakim Gonçalves

Leonam Ramos

Rômulo Yuri

Kevin Peniche

Prof orientador: Thiago Salgueiro


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Nos desafios 09 (labirinto elétrico) e 10 (robô que desenha) foram observadas as seguintes competências e habilidades da área das Ciências da Natureza de acordo com a BNCC:

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1

Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.

(EM13CNT107) Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos – com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais –, para propor ações que visem a sustentabilidade.


COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3

Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

(EM13CNT308) Investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos sociais, culturais e ambientais.

O que conseguiram explorar:

Os orientandos conseguiram explorar as competências 01 e 03 e as habilidades: (EM13CNT101), (EM13CNT107), (EM13CNT301) e (EM13CNT308).

DESAFIO #09 e #10

Alunos: Ilane Martins

Prof. orientadora: Adriana Barros


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Competências específicas de ciências da natureza: 3, 5 e 6 e habilidades: (EF05CI01) e (EF05CI02) e competências gerais: conhecimento, cultura digital e argumentação.

O que conseguiram explorar:

No nono desafio construímos um labirinto elétrico mais uma vez a aluna conseguiu explorar a elaboração de circuitos, o sentido da corrente, conseguiu reconhecer a bateria moeda como fonte de energia que também pode ser substituída por pilhas. A construção de um circuito elétrico também foi explorada no décimo desafio com o diferencial que neste desafio a aluna compreender o que faz o robô desenhista realizar um movimento circular.

Observações Complementares:

Nestes desafios gostaria de relatar em especial a autonomia, o protagonismo e a argumentação da aluna no desenvolvimento do desafio quando a mesma já começa a refletir sobre as várias fontes de energia utilizadas nos circuitos, a experimentação dos materiais por meio da mão na massa e a apresentação dos projetos para a gravação dos vídeos.


DESAFIO #09

Aluno: Sandro Teixeira

Prof. orientadora: Socorro Braga


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Cultura digital e argumentação.

O que conseguiram explorar:

EM13LP11 Fazer curadoria de informação, tendo em vista diferentes propósitos e projetos discursivos - EM13LP12 Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas. EM13LP15 Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.

Observações Complementares:

Toda a nossa gratidão pela possibilidade de um aprendizado intenso num período tão difícil. Tudo que aprendemos juntos, além de fortalecimento do vínculo orientando/orientadora e sobretudo pelo componente curricular: Língua Portuguesa, pudemos testemunhar que podemos aprender de diversas maneiras e misturar diferentes componentes curriculares para alicerçar o domínio da linguagem e que podemos aprender "fora da caixa". Foi uma riqueza de conhecimento, tanto para mim quanto para o meu orientando. Muito Obrigada!

DESAFIO #09 e #10

Aluno: Ádison Moura

Prof. orientador: José Benício

Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Comunicação, Cultura digital, Trabalho e projeto de vida, Argumentação.

O que conseguiram explorar:

Chegamos ao final de mais 2 desafios, nessa reta final o aluno Ádison Moises mostrou novamente o seu empenho para produzir esses desafios, aprendendo e desenvolvendo as competências propostas pela BNCC. Durante todos os desafios o aluno foi se aperfeiçoando e conseguindo construir a sua identidade digital, além de conseguir argumentar de forma clara os conceitos envolvidos em cada etapa, sendo muito disciplinado nessa empreitada que foi proposta.

O aluno também conseguiu se adaptar muito bem ao quatros últimos desafios, como desafio ainda maior pesquisar, produzir e reproduzir 2 experimentos em apenas 5 minutos. Com todas essas atividades e as conversar e orientações conseguimos explorar muito bem as competências que a BNCC fornece como orientação.

Observações Complementares:

Venho agradecer a todos os envolvidos no processo do 3° TECHCAMP PARÁ STEAM PARA TODOS, que mesmo em um ano atípico, juntaram esforços para que este de evento de grande importância acontecesse, estão de parabéns, professores, alunos e toda a equipe envolvida.

DESAFIO #09 e #10

Aluna: Sophia Barros

Prof. orientadora: Derlane Barros

Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Identificar materiais bons e mais condutores de eletricidade, entender o que é corrente elétricas alguns efeitos efeitos de sua passagem por um corpo.

O que conseguiram explorar:

Compreender conceitos como diferença de potencial, resistência elétrica de potencial, resistência elétrica e potencia elétrica. Construir e investigar um circuito elétrico.

DESAFIO #09 e #10

Aluno: José Luis

Prof. orientadora: Maria Luzia


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Os dois desafios foram de grande complexidade, cada um com suas especificidades. O desafio 9 apresentou noções de física, concentração, cuidados com o manuseio do material, coordenação motora , descoberta de novos aprendizados e o uso da inteligência. Já o de número 10, trabalhou a percepção visual, as cores, noções de quantidade e a criatividade.

O que conseguiram explorar:

Dentro de suas limitações foi possível perceber que o orientando conseguiu explorar as competências e habilidades acima mencionadas, levando em consideração o tempo, a tolerância, o humor, a aceitabilidade assim como as dificuldades apresentadas.

Observações Complementares:

Foi muito gratificante poder acompanhar o orientando no decorrer de todos os desafios propostos,e contar com o apoio da família que em nenhum momento deixou de acreditar que este seria capaz. Ver seu sorriso estampado no rosto após cada desafio concluído e sua explicação nos vídeos, assim como a satisfação de seus familiares.

DESAFIO #09 e #10

Aluno: Samuel Aires

Prof. Orientadora: Layde Silva


Competência(s) e habilidade(s) observadas e exploradas:

Desafio 09 - linhas Retas, curvas abertas ou fechadas.

Desafio 10- junção dos aprendizados dos 9 desafios anteriores




DESAFIO #08 e #09 (Desafio 08, ver página DESAFIO 7 e 8)

Aluno: Gustavo Maciel

Prof. orientadora: Glória Costa


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Competência Específica 3, habilidades EM13CNT 301,302,303,304,305,306 e 307

O que conseguiram explorar:

Competência Específica 3, habilidades EM13CNT 301,303,305,306307

DESAFIO #09 e #10

Alunos: Jeckson Pereira

Ayrton Sousa

Prof. orientador: Juvanildo Junior


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

#EXPLICAÇÃO - Desafio-09

Ao construir o desafio do Labirinto Elétrico observamos conceitos de Física (Correntes Elétricas).

Temos um circuito elétrico simples, alimentado por uma bateria de 3v. Ao fechar o circuito elétrico, uma corrente elétrica passa por ele. Colocamos uma lâmpada tipo LED e um alto-falante. Ao encostar o arame na argola, fecha-se o circuito e o led acende e o alto-falante emite ruídos. Observamos que a bateria possui um pólo positivo e um negativo. O pólo positivo possui um potencial maior, enquanto o negativo possui um menor. O movimento dos elétrons será no sentido sempre do maior potencial, ou seja, do pólo positivo. A bateria tem a função de fonte de energia elétrica e também de manter a diferença de potencial, mantendo assim o movimento dos elétrons.

#EXPLICAÇÃO - Desafio-10

Ao construir o desafio do Robô que desenha observamos conceitos de Física (Mecânica).

A vibração força do atrito do motor girando no ar faz com que o corpo (Robô) entre em atrito com a superfície provocando desestabilidade e movimento contrário à força que está sendo exercida. É o que explica a Terceira Lei do Movimento (de Newton) pode ser resumida com a declaração: para cada ação, há uma reação igual e oposta. Em outras palavras, as forças de dois corpos agindo uns sobre os outros são sempre iguais. Por exemplo, a força que uma bola de beisebol exerce sobre um bastão é igual e oposta à força que o bastão exerce sobre a bola de beisebol.

Encontramos nesse desafio a aplicação prática da no Robô confeccionado da Mecânica Newtoniana: Este princípio explica o conceito de inércia, ou seja, a aplicação de força que é necessária para mover um objeto fixo. Mecânica Newtoniana é o estudo da relação causal, no mundo natural, entre força, massa e movimento.

É pertinente também citarmos a observação dos conceitos de Geometria nesse desafio pois, o robô faz um movimento contínuo e simétrico e desenha uma figura plana e simétrica de acordo com a posição dos lápis. Como objetos de conhecimento da Geometria temos a localização e movimentação: pontos de referência, direção e sentido Paralelismo e perpendicularismo.

O que conseguiram explorar:

#COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS - Desafio-09

Com isso, nossos orientandos colocam novamente em prática duas Competências Gerais da Educação Básica:

Podemos destacar nessa tarefa o objetivo principal da própria BNCC que é buscar atender às demandas dos estudantes do século XXI, os preparando para serem protagonistas da sociedade em que vivem e para o mundo do trabalho. Dessa forma, o documento busca assegurar todos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos conforme o que já estava definido no Plano Nacional de Educação (PNE).


Como competências específicas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio podemos destacar:

Competência Específica 1 (Ciências da Natureza e suas Tecnologias)

1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

#HABILIDADES DESENVOLVIDAS

O desafio 9 nos leva a alcançar também a:

(EM13MAT314) Resolver e elaborar problemas que envolvem grandezas determinadas pela razão ou pelo produto de outras (velocidade, densidade demográfica, energia elétrica etc. ).


#COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS - Desafio-10

Com isso, nossos orientandos colocam novamente em prática duas Competências Gerais da Educação Básica:

Podemos destacar nessa tarefa o objetivo principal da própria BNCC que é buscar atender às demandas dos estudantes do século XXI, os preparando para serem protagonistas da sociedade em que vivem e para o mundo do trabalho. Dessa forma, o documento busca assegurar todos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos conforme o que já estava definido no Plano Nacional de Educação (PNE).

Como competências específicas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio podemos destacar:

Competência Específica 2 (Ciências da Natureza e suas Tecnologias)

2 Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis. Que por sua vez contém a mecânica newtoniana

Nessa competência específica, podem ser mobilizados conhecimentos conceituais relacionados a: origem da Vida; evolução biológica; registro fóssil; exobiologia; biodiversidade; origem e extinção de espécies; políticas ambientais; biomoléculas; organização celular; órgãos e sistemas; organismos; populações; ecossistemas; teias alimentares; respiração celular; fotossíntese; neurociência; reprodução e hereditariedade; genética mendeliana; processos epidemiológicos; espectro eletromagnético; modelos atômicos, subatômicos e cosmológicos; astronomia; evolução estelar; gravitação; mecânica newtoniana; previsão do tempo; história e filosofia da ciência; entre outros.

#HABILIDADES DESENVOLVIDAS

O desafio 10 nos leva a alcançar também a:

(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.

(EM13CNT204) Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

DESAFIO #09 e #10

Aluno: Andrei Araújo

Prof Orientador: Rodrigo Melo