Desafio 7 e 8


Vídeos respostas e observações dos professores orientadores

DESAFIO #07 e #08

Alunas: Emilli Rocha

Emilly Norrany

Prof. orientador: Charles Junior


DESAFIO #07 e #08

Alunos: Eliakim Gonçalves

Leonam Ramos

Prof orientador: Thiago Salgueiro


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Nos desafios 07 (bateria de limões) e 08 (estrutura “antigravidade”) foram observadas as seguintes competências e habilidades da área das Ciências da Natureza de acordo com a BNCC:

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1

Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.

(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2

Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

(EM13CNT204) Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3

Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica

O que conseguiram explorar:

Os orientandos conseguiram explorar as seguintes competências e habilidades: Competências específicas 1, 2 e 3. Habilidades: (EM13CNT101), (EM13CNT106), (EM13CNT204) e (EM13CNT301).

DESAFIO #07 e #08

Alunos: Ilane Martins

Prof. orientadora: Adriana Barros


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Competências específicas de língua portuguesa: 8 e 10 e habilidades (EF15LP16, (EF15LP19), (EF04LP12), (EF05LP13) e (EF05LP18); Competências específicas de ciências: 5 e 6 e habilidades (EF05CI01) e (EF05CI02).

O que conseguiram explorar:

No desafio da bateria com limões a aluna conseguiu reconhecer tanto a fonte de energia da bateria, utilização de materiais condutores de energia que fazem parte do cotidiano e no desafio da estrutura antigravidade percebei como trabalhar o equilíbrio na prática.

Observações Complementares:

A cada desafio percebo o desenvolvimento de novas habilidades na aluna, como a pesquisa de novos vídeos na internet em busca da melhor compreensão no desafio proposto e em especial no desafio antigravidade que a aluna conseguiu realizar o desafio com a ajuda da família e já trouxe o desafio pronto no dia do encontro presencial demonstrando a autonomia da aluna desenvolvida ao longo do Techcamp.

DESAFIO #07 e #08

Aluno: Sandro Teixeira

Prof. orientadora: Socorro Braga


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

A competência 01, 04 e 05; as habilidades são de Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

O que conseguiram explorar:

EM13LP11 Fazer curadoria de informação, tendo em vista diferentes propósitos e projetos discursivos.

Observações Complementares:

Muito desafiador o protagonismo na aprendizagem, salutar aprender dessa forma, como disse o Victor precisamos de aulas nesse naipe.

DESAFIO #07 e #08

Aluno: Ádison Moura

Prof. orientador: José Benício


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida e argumentação.

O que conseguiram explorar:

No desafio #07, o aluno mostrou muito empenho em sua produção, conseguiu investigar quais os fenômenos físicos e químicos envolvidos, conseguiu explicar com clareza o que acontece e como acontece para o funcionamento da bateria de limões. Argumentou sobre o que ocorre nas moedas e nos clipes, como sendo cátodo e o ânodo.

No desafio #08, O aluno Ádison, colocou sua criatividade em ação, fazendo suas pesquisas e trocando com conhecimento com seus orientadores, explicou como é o processo que ocorre na estrutura "antigravidade", construiu uma estrutura e começou a investigar como era possível aquela estrutura está em equilíbrio, e assim chegando em uma argumentação muito boa, mostrando que o fio central é o que mantem a tração no ponto central de cada parte da estrutura e que os outros fios eram para manter o equilíbrio da estrutura toda. Outra coisa muita interessante é que o aluno domina muito bem a cultura digital, criou a sua identidade virtual, e ainda conseguiu explicar os dois desafios (desafio#7 e desafio#8) em apenas um vídeo, mostrando todos os fenômenos envolvidos e dentro de tempo estimado de 5 minutos.

DESAFIO #07 e #08

Aluna: Sophia Barros

Prof. orientadora: Derlane Barros

Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para realização de tarefas mecânicas e químicas do cotidiano.

O que conseguiram explorar:

Conceitos relacionados a química e conceitos relacionados a Física, repouso e equilíbrio.

DESAFIO #07 e #08

Aluno: José Luis

Prof. orientadora: Maria Luzia


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Criatividade, conhecimento de eletricidade e noções de física, atenção, cuidados no manuseio do material e concentração ao desenvolver o desafio.

O que conseguiram explorar:

Criatividade, manipulação do material utilizado, curiosidade em realizar o desafio e no caso do meu aluno que é especial, uma angústia diante da dificuldade encontrada.

Observações Complementares:

Esses dois últimos desafios por ser de uma complexidade maior, causa uma grande impotência para o aluno, uma vez que encontra dificuldade para realizar. O que deixa tanto professor quanto seus familiares preocupados quanto a maneira de orientar e obter um resultado de acordo com os objetivos propostos.

DESAFIO #07 e #08

Aluno: Samuel Aires

Prof. Orientadora: Layde Silva


Competência(s) e habilidade(s) observadas e exploradas:

  • Distância entre dois pontos, segmentos de retas, retas concorrentes.

  • Sólidos geométricos.


DESAFIO #07 e #08

Alunos: Adriel Sousa

Salomão Corrêa

Prof. orientador: João Luis


DESAFIO #07 e #08

Alunos: Jeckson Pereira

Ayrton Sousa

Prof. orientador: Juvanildo Junior


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

DESAFIO #07 -Bateria de Limões - III TECHCAMP Pará

#EXPLICAÇÃO

Ao construir a Bateria de Limões o nosso aluno se apropria de conceitos de Física e Química. Aplicando de forma prática conceitos já estudados no ensino Fundamental e Médio. O fenômeno químico que observamos no desafio os limões ligados em série através da moeda, do grampo e dos jumpers.

O grampo de ferro é atacado pelo ácido (cítrico) do limão. Quando átomos de ferro saem desse grampo, deixam neste um excesso de elétrons. A moeda de cobre é menos atacada que o grampo de ferro, e fica com potencial positivo em relação ao grampo de ferro. O elemento Cobre apresenta um maior potencial de redução, ou seja, significa que em relação ao Zinco, o Cobre é menos eletronegativo, tendo mais facilidade de receber elétrons. Surge uma diferença de potencial entre os dois metais e quando se fecha o circuito com um fio, os elétrons tendem a sair do ferro e ir para o cobre. Colocamos o led entre os dois, dessa forma os limões são utilizados como uma bateria de aproximadamente 2V, com polo negativo no grampo de ferro e positivo na moeda de cobre.


DESAFIO #08 -Estrutura Antgravidade - III TECHCAMP Pará

#EXPLICAÇÃO

Ao construir a Estrutura Antgravidade o nosso aluno se apropria de conceitos de Física (Centro de Massa ou Centro de Gravidade). Observamos também o fenômeno da Tensegridade que significa integridade das tensões, foi criada e utilizada por R. Buckminster Fuller a descreveu como “uma propriedade presente em objetos cujos componentes usam a tração e a compressão de forma combinada, o que proporciona estabilidade e resistência, assegurando sua integridade global”. Dessa forma a estrutura é equilibrada pelo centro de massa que é o barbante do meio onde toda a tensão está sendo realizada. Aplicamos de forma prática os conceitos já estudados no ensino Fundamental e Médio.

O que conseguiram explorar:

#COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS - desafio #07

Com isso, nossos orientandos colocam novamente em prática duas Competências Gerais da Educação Básica:

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

A Competência Específica 1 de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias para o Ensino Médio.

1.Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

#HABILIDADES DESENVOLVIDAS

O desafio 7 nos leva a alcançar também a:

(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).


#COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS - desafio #08

Com isso, nossos orientandos colocam novamente em prática duas Competências Gerais da Educação Básica:

Podemos destacar nessa tarefa o objetivo principal da própria BNCC que é buscar atender às demandas dos estudantes do século XXI, os preparando para serem protagonistas da sociedade em que vivem e para o mundo do trabalho. Dessa forma, o documento busca assegurar todos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos conforme o que já estava definido no Plano Nacional de Educação (PNE).

Como competências específicas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o ensino médio podemos destacar:

Competência Específica 3

Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

#HABILIDADES DESENVOLVIDAS

O desafio 8 nos leva a alcançar também a:

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.


DESAFIO #07 e #08

Aluno: Endderson Chagas

Prof. orientador: Rilson Lima


DESAFIO #07 e #10 (Desafio 10, ver página DESAFIO 9 e 10)

Aluno: Gustavo Maciel

Prof. orientadora: Glória Costa


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Competência Específica 3 habilidades EM13CNT 301,306,307

O que conseguiram explorar:

Competência Específica 3, habilidades EM13CNT 301,302,303305306,307

DESAFIO #07 e #08

Aluno: Andrei Araújo

Prof Orientador: Rodrigo Melo