Desafio 1


Vídeos respostas e observações dos professores orientadores

DESAFIO #01

Alunos: Eduardo Miranda

Erick William

Prof. orientador: Regiram Jesus


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Ciências da Natureza, competência especifica 3 e habilidades (EM13CNT301) e (EM13CNT302)

O que conseguiram explorar:

EM13CNT301 e EM13CNT302

Observações Complementares:

A experiência esta sendo maravilhosa, os alunos estão empenhados e comprometidos, porém, a maior dificuldade foi gravar o vídeo.

DESAFIO #01

Alunas: Emilly Norrany

Emilli Rocha

Camily Martins

Prof. orientador: Charles Junior


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Competências específicas 1, Habilidades (EM13CNT101); Competências específicas 2, Habilidades (EM13CNT203), (EM13CNT204); Competências específica 3, Habilidades (EM13CNT301), (EM13CNT307).

O que conseguiram explorar:

assuntos específicos da física, que a BNCC não aborda nas habilidades.

Observações Complementares:

Levando em consideração minha disciplina(FÍSICA), a BNCC é muito vaga, visto que, a própria SBF tem discutido sobre o assunto pois não delimita nada e nem específica.


DESAFIO #01

Alunos: Eliakim Gonçalves

Leonam Ramos

Rômulo Yuri

Kevin Peniche

Prof orientador: Thiago Salgueiro


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Competências específica 2 e 3. Habilidades (EM13CNT204) e (EM13CNT301)

O que conseguiram explorar:

Competência específica 2: conteúdo explorado mecânica newtoniana (princípio da dinâmica).

Competência específica 3: investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo. Habilidade (EM13CNT301): Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas.

DESAFIO #01

Alunos: Ilane Martins

Prof. orientadora: Adriana Barros


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

As competências gerais observadas foram: conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo comunicação, cultura digital e argumentação.

Por meio do Desafio 1 foram observadas as seguintes habilidades referentes ao eixo oralidade: (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. (EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. (EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.)

O que conseguiram explorar:

As competência gerais: conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo comunicação, cultura digital e argumentação foram exploradas por meio do compartilhamento do desafio 1 em formato de vídeo, do uso do app de mensagens para receber o vídeo, do uso do celular para reproduzir o vídeo várias vezes oportunizando processos de aprendizagem a distância (conhecimento), elaboração de várias hipóteses ao testar o experimento (pensamento científico, crítico e criativo), relato da experiência para gravação do vídeo de apresentação do experimento (comunicação e argumentação) e as habilidades referente ao eixo oralidade descrita na questão anterior.

Observações complementares:

Percebi o envolvimento da família no desafio pois segundo o relato da mãe o experimento foi testado por todos em casa com o objetivo de treinar a aluna, a partir do próximo desafio vou começar a pedir um relato escrito do experimento desta forma mais habilidades serão desenvolvidas.

DESAFIO #01

Aluno: Sandro Teixeira

Prof. orientadora: Socorro Braga


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

A habilidade trabalhada neste desafio foi a (EM13LP30). O estudante compreendeu depois de várias leituras do vídeo, o caráter cientifico do desafio, a competência específica foi a nº 01- 𝐂𝐨𝐦𝐩𝐫𝐞𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫 𝐨 𝐟𝐮𝐧𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐢𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐥𝐢𝐧𝐠𝐮𝐚𝐠𝐞𝐧𝐬 e práticas culturais

O que conseguiram explorar:

Nas competências gerais foram a 𝟏, 𝟐, 𝟓 𝐞 𝐚 𝟕 porque ele valorizou o conhecimento já construído para o desafio; ele exercitou a curiosidade para entender o desafio; está aprendendo a criar através das tecnologias formas de se comunicar, levando em consideração que o estudante é muito tímido; e por último começa a argumentar. As habilidades trabalhadas foram a (𝐄𝐌𝟏𝟑𝐋𝐏𝟑𝟐) e a (𝐄𝐌𝟏𝟑𝐋𝐏𝟑𝟑).


Observações Complementares:

O primeiro desafio foi enriquecedor tanto para mim que sou de Língua Portuguesa quanto para o aluno que ainda não tinha estudado o conteúdo, mas ele encontrou respostas na WEB, foi um momento de interação pois aprendi muito mais do que ensinei. Esse primeiro desafio conseguiu despertar em mim o interesse novamente pela BNCC.

DESAFIO #01

Aluno: Ádison Moura

Prof. orientador: José Benício

Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Pensamento científico, crítico e criativo (Exercitando a sua a curiosidade intelectual e utilizando a ciência com praticidade e criatividade).

Comunicação (Utilizando do uso de diferentes linguagens no momento de explicar o seu conhecimento obtido).

Cultura digital (Compreendendo como utilizar a tecnologia digital de forma crítica, repassando informações de forma consciente e ética aos seus ouvintes).

O que conseguiram explorar:

Pensamento científico, crítico e criativo (A proposta do desafio #01, induz o desenvolvimento do raciocínio do aluno, que pode ser feito por meio de várias estratégias(pesquisas, troca de conhecimento com seus orientadores, com seus colegas, familiares entre outros) e assim privilegiando o seu questionamento, a sua análise crítica e a sua busca por soluções criativas e inovadoras).

Comunicação ( Um dos pontos desse desafio foi instigar a comunicação desses alunos e para que isso ocorresse o estudante necessita entender, analisar criticamente e saber se expressar utilizando uma variedade de linguagens e plataformas( Usando a tecnologia como uma ferramenta de comunicação). E nesse sentido enfatiza a importância de que a comunicação ocorra por meio da escuta, diálogo e do visual).

Cultura digital ( Nesse contexto podemos observar que o aluno buscou entender cada vez mais como usar a tecnologia a seu favor, uso de software para gravação de vídeo, usando programas para exemplificar sobre o que ocorre no experimento do desafio e assim percebendo o papel fundamental da tecnologia no seu contexto de aprendizagem, portanto, fazendo o uso qualificado e ético das diversas ferramentas existentes e de compreender o pensamento computacional e os impactos da tecnologia na vida das pessoas e da sociedade o aluno consegue se expressar de forma clara e objetiva).

DESAFIO #01

Aluna: Sophia Barros

Prof. orientadora: Derlane Barros

Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Aplicação das máquinas simples e propor soluções e invenções para realização de tarefas mecânicas do cotidiano.

O que conseguiram explorar:

Sim, estudo das forças aplicas em um mecanismo de forças, e leis de Nilton.

DESAFIO #01

Aluno: João Victor

Prof. orientador: Carlos Aguiar

DESAFIO #01

Aluno Gustavo Maciel

Prof. orientadora: Glória Costa


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Habilidade EM13CNT 301, Competência específica 3

O que conseguiram explorar:

EM13CNT301 , Habilidade e competência específica 3, e ele observou sobre o experimento no cotidiano,a engrenagem de carros,marchas, sistema solar,os átomos e as disciplinas que tem haver no experimento são artes, física, Matemática e química.

DESAFIO #01

Aluno: Carlos Silva

Prof. orientador: Alfredo Maués


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Considerando a Área de Linguagens e suas tecnologias, já que eu trabalho com a língua portuguesa e língua inglesa, o desafio 1 abrange a Competência 1 (habilidades EM13LGG101; EM13LGG102), Competência 3 (habilidades EM13LGG301); EM13LGG304) é Competência 7 (habilidades EM13LGG701; EM13LGG703).

O que conseguiram explorar:

De acordo com a BNCC, meu orientando conseguiu explorar, na Área de Linguagens e suas Tecnologias, as Competências 1, 3 e 7, utilizando-se das habilidades EM13LGG101; EM13LGG102; EM13LGG301; EM13LGG304; EM13LGG701; EM13LGG703. Na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, meu orientando explorou as Competências 1 e 3, utilizando-se das seguintes habilidades: EM13CNT101; EM13CNT301; EM13CNT302; EM13CNT306; EM13CNT307, considerando naturalmente a BNCC do ensino médio, sendo que meu orientando cursa o segundo ano.

Observações complementares:

O Desafio 1 proporcionou muito bem a exploração de competências e habilidades da Área de Linguagens e suas Tecnologias porque o aluno precisou gravar um vídeo e utilizar a linguagem verbal e corporal para explicar o desafio. Já na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, houve a produtiva exploração de competências e habilidades referentes aos conhecimentos científicos do desafio, principalmente no campo da física.


DESAFIO #01

Alunos: Ludmila Pereira

Andrei Araújo


Prof Orientador: Rodrigo Melo

DESAFIO #01

Aluno: José Luis

Prof. orientadora: Maria Luzia


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Raciocínio lógico, curiosidade intelectual, noções matemática, utilização de diferentes formas de linguagem e maneiras de interpretar .

Conseguiram explorar:

Curiosidade intelectual, diferente formas de interpretar e um olhar duvidoso diante da situação apresentada.

Observações a Complementar

Devido o grau de deficiência intelectual do meu educando, torna-se um tanto difícil poder ajudar na conclusão de determinadas atividade apresentadas.

DESAFIO #01

Aluno: Samuel Aires

Prof. Orientadora: Layde Silva

Competência(s) e habilidade(s) observadas e exploradas:

EF0A18 e EF0A19 Clasiificar e nomear os triângulos, identificar vértices e lados. Ainda foi completado o conhecimento e curiosidade como a forma mais rigida e resistente.



DESAFIO #01

Alunos: Adriel Sousa

Salomão Correa

Prof. orientador: João Luis


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

(EF07MA25) Reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas.

(EF07MA26) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados.

(EF08MA17) Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

(EF09MA12) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.


Conseguiram explorar :

EF08MA17) Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

(EF09MA12) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Observações a Complementar :

Existem habilidades do ensino médio que os alunos abordaram, que são de área de conhecimento distintos de minha formação, como:

(EM13CNT101) Analisar e representar as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões em situações cotidianas e processos produtivos que priorizem o uso racional dos recursos naturais.

Poderíamos acrescentar se o professor abordou alguma habilidade de área distinta de sua formação

DESAFIO #01

Alunos: Jeckson Pereira

Ayrton Sousa

Prof. orientador: Juvanildo Junior


Competência(s) e habilidade(s) observadas:

Como competências específicas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o ensino médio podemos destacar:

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3

Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

HABILIDADE (EM13CNT301)

Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

Em Habilidades Matemáticas e suas Tecnologias podemos observar a prática dos cálculos matemáticos encontrados em Habilidade Específica de Matemática (EM13MAT101) que consiste em o aluno Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais e como resultado temos o Desenvolvimento.

O que conseguiram explorar:

Os alunos orientados por nós que executaram o desafio 1 desenvolvem e colocam em prática competências e habilidades previstas na BNCC no itinerário formativo e do Ensino Médio/ Formação Técnica Profissional, Item 5, Etapa do Ensino Médio, Página 475.

Podemos destacar nessa tarefa o objetivo principal da própria BNCC que é buscar atender às demandas dos estudantes do século XXI, os preparando para serem protagonistas da sociedade em que vivem e para o mundo do trabalho. Dessa forma, o documento busca assegurar todos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos conforme o que já estava definido no Plano Nacional de Educação (PNE).

1- No documento Curricular do Estado do Pará podemos observar, nesse desafio proposto, a prática da Segunda Competência Geral da BNCC: Pensamento científico, crítico e criativo adquirindo habilidade de Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Como bem identificamos as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio de 2011 (DCNEM/2011):

(...) Considerar que há muitas juventudes implica organizar uma escola que acolha as diversidades, promovendo, de modo intencional e permanente, o respeito à pessoa humana e aos seus direitos. E mais, que garanta aos estudantes ser protagonistas de seu próprio processo de escolarização, reconhecendo-os como interlocutores legítimos sobre currículo, ensino e aprendizagem.

No Item 5.3. A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS podemos observar:

Os processos e práticas de investigação merecem também destaque especial nessa área. Portanto, a dimensão investigativa das Ciências da Natureza deve ser enfatizada no Ensino Médio, aproximando os estudantes dos procedimentos e instrumentos de investigação, tais como: identificar problemas, formular questões, identificar informações ou variáveis relevantes, propor e testar hipóteses, elaborar argumentos e explicações, escolher e utilizar instrumentos de medida, planejar e realizar atividades experimentais e pesquisas de campo, relatar, avaliar e comunicar conclusões e desenvolver ações de intervenção, a partir da análise de dados e informações sobre as temáticas da área (Página 551)

A abordagem investigativa deve promover o protagonismo dos estudantes na aprendizagem e na aplicação de processos, práticas e procedimentos, a partir dos quais o conhecimento científico e tecnológico é produzido. Nessa etapa da escolarização, ela deve ser desencadeada a partir de desafios e problemas abertos e contextualizados, para estimular a curiosidade e a criatividade na elaboração de procedimentos e na busca de soluções de natureza teórica e/ou experimental. Dessa maneira, intensificam-se o diálogo com o mundo real e as possibilidades de análises e de intervenções em contextos mais amplos e complexos, como no caso das matrizes energéticas e dos processos industriais, em que são indispensáveis os conhecimentos científicos, tais como os tipos e as transformações de energia, e as propriedades dos materiais. Vale a pena ressaltar que, mais importante do que adquirir as informações em si, é aprender como obtê-las, como produzi-las e como analisá-las criticamente.

As análises, investigações, comparações e avaliações contempladas

nas competências e habilidades da área podem ser desencadeadoras de atividades envolvendo procedimentos de investigação. Propõe-se que os estudantes do Ensino Médio ampliem tais procedimentos, introduzidos no Ensino Fundamental, explorando, sobretudo, experimentações e análises qualitativas e quantitativas de situações-problema. (página 550)


DESAFIO #01

Aluno: Endderson Chagas

Prof. orientador: Rilson Lima

Competência(s) e habilidade(s) observadas e exploradas:

Competência 2 - Pensamento científico, crítico e criativo O QUE: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade PARA: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreasRESULTADO: Desenvolvimento do raciocínio, que deve ser feito por meio de várias estratégias, privilegiando o questionamento, a análise crítica e a busca por soluções criativas e inovadoras

Competência 5 - Cultura digital O QUE: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais PARA: Comunicar-se, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva RESULTADO: Estudante deve dominar o universo digital, sendo capaz, portanto, de fazer um uso qualificado e ético das diversas ferramentas existentes e de compreender o pensamento computacional e os impactos da tecnologia na vida das pessoas e da sociedade.

Competência 7 – Argumentação

O QUE: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis PARA: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética RESULTADO: Os alunos devem construir argumentos, conclusões ou opiniões de maneira qualificada e de debater com respeito às colocações dos outros, atentando para a consciência e a valorização da ética, dos direitos humanos e da sustentabilidade social e ambiental como referências essenciais no aprendizado

Competência 9 - Empatia e cooperação O QUE: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação PARA: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza RESULTADO: Criança e jovem, devem se desenvolver socialmente com posturas e atitudes que devem ter em relação ao outro e com a necessidade de compreender, de ser solidário, de dialogar e de colaborar com todos, respeitando a diversidade social, econômica, política e cultural


(EM13LP17) Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.

(EM13LP45) Habilidades da Língua Portuguesa: Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.

(EM13LP47) Habilidades da Língua Portuguesa: Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.

(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

(EM13CNT307) Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.

(EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e mobilizá-las de modo ético, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.

(EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

(EM13MAT105) Utilizar as noções de transformações isométricas (translação, reflexão, rotação e composições destas) e transformações homotéticas para analisar diferentes produções humanas como construções civis, obras de arte, entre outras.

(EM13MAT308) Resolver e elaborar problemas em variados contextos, envolvendo triângulos nos quais se aplicam as relações métricas ou as noções de congruência e semelhança.

O que conseguiram explorar:

Competência 2 - Pensamento científico, crítico e criativo O QUE: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade PARA: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas RESULTADO: Desenvolvimento do raciocínio, que deve ser feito por meio de várias estratégias, privilegiando o questionamento, a análise crítica e a busca por soluções criativas e inovadoras

Competência 5 - Cultura digital O QUE: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais PARA: Comunicar-se, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva RESULTADO: Estudante deve dominar o universo digital, sendo capaz, portanto, de fazer um uso qualificado e ético das diversas ferramentas existentes e de compreender o pensamento computacional e os impactos da tecnologia na vida das pessoas e da sociedade.

Competência 7 – Argumentação O QUE: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis PARA: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética RESULTADO: Os alunos devem construir argumentos, conclusões ou opiniões de maneira qualificada e de debater com respeito às colocações dos outros, atentando para a consciência e a valorização da ética, dos direitos humanos e da sustentabilidade social e ambiental como referências essenciais no aprendizado

Competência 9 - Empatia e cooperação O QUE: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação PARA: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza RESULTADO: Criança e jovem, devem se desenvolver socialmente com posturas e atitudes que devem ter em relação ao outro e com a necessidade de compreender, de ser solidário, de dialogar e de colaborar com todos, respeitando a diversidade social, econômica, política e cultural

(EM13LP17) Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.

(EM13LP47) Habilidades da Língua Portuguesa: Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.

(EM13CNT307) Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.

(EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e mobilizá-las de modo ético, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.

(EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

(EM13MAT308) Resolver e elaborar problemas em variados contextos, envolvendo triângulos nos quais se aplicam as relações métricas ou as noções de congruência e semelhança.

DESAFIO #01

Aluno: Lucas Gabriel

Prof. Orientador: Roseane Lima