FESTIVAL i-5

2ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE VÍDEO ESCOLAR

O festival, em 2024, foi organizado pela Associação Videolab em parceria com as escolas secundárias Avelar Brotero, Quinta das Flores, José Falcão e AE Eugénio de Castro, com o apoio da Casa do Cinema de Coimbra, Casa da Esquina, Centro Cultural Penedo da Saudade, Círculo de Cultura Portuguesa e Bienal Anozero’24, promoveram a realização do Festival de Vídeo Escolar i5, entre os dias 6 e 17 de Maio em vários espaços da cidade de Coimbra.

Na sua segunda edição, a Escola Avelar Brotero participou ativamente na organização do festival, promovendo uma sessão de apresentação em 12 de Abril, onde a direção do festival apresentou o catálogo da edição anterior e o programa da corrente edição. 

O festival recebeu 72 propostas provenientes de 37 escolas, das quais o júri selecionou 26, 11 do ensino básico, e 15 do ensino secundário.

Na produção dos filmes participaram 279 alunos.

A organização do festival programou 15 atividades, 2 exposições, 10 mostras, 1 master class e dois eventos (abertura e encerramento).

Nas atividades programadas assistiram 574 alunos, acompanhados de 40 professores e 145 como publico geral. Um total de 759 participantes.

As várias publicações nas redes sociais foram seguidas por 5.421 utilizadores.


Ativamente, as turmas de artes participaram em varias atividades programadas, entre as quais se destacam a Master Class de Bruno Caetano, realizada no auditório da Quinta das Flores para as escolas de Coimbra, as visitas à Bienal Anozero (numa parceria com o CAPC) e as video instalações na Brotero produzidas com o apoio da Associação Videolab.
Destaque igualmente para os fimes da Brotero selecionados pelo juri do festival, que foram distinguidos na Casa do Cinema a 15 de Maio.


José Vieira