I5-FESTIVAL VÍDEO ESCOLAR

i5 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE VÍDEO ESCOLAR

O Festival i5 – Festival Internacional de Vídeo Escolar, é um festival centrado na Escola de Avelar Brotero, em Coimbra, com co-produção da Associação Videolab. O festival tem como objetivos promover a prática e a cultura audiovisuais em contexto escolar; sensibilizar as escolas para a utilização do vídeo como ferramenta criativa; divulgar experiências que promovam a familiarização com as artes do vídeo, da animação e da vídeo instalação; favorecer o encontro e a troca de experiências e ideias entre alunos, professores e profissionais das artes visuais; divulgar as obras audiovisuais produzidas nas escolas. 

A participação no festival foi dividida em dois momentos: uma primeira seleção a nível nacional, a qual esteve a cargo de um conjunto de personalidades associadas a parcerias estabelecidas: Cristina Janicas (mestre em estudos artísticos  variante de cinema), Gonçalo Barros (Associação Fila K / Casa do Cinema) e Sérgio Gomes (videasta e presidente da associação Videolab). Neste primeiro momento, foram propostas 61 obras provenientes de 20 escolas de 6 concelhos (Amadora, Coimbra, Guimarães, Lousada e Marco de Canaveses), das quais foram selecionadas 9 trabalhos do ensino básico e 11 do ensino secundário. Estes trabalhos constituirão a base da última sessão do festival. 

No segundo momento, foram convidadas algumas escolas de Coimbra para apresentarem trabalhos em sessões específicas, comissariadas pelas próprias. Neste segundo grupo, participam cerca de 56 trabalhos, provenientes das escolas Brotero, Quinta das Flores, José Falcão e Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, selecionados por José Vieira, Marina Pacheco, Artur Costa e Inês Manta, respetivamente. 

Como terceiro momento, foi endereçado um convite à Casa Museu de Vilar, dirigida por Abi Feijó e Regina Pessoa, dois dos realizadores mais importantes da animação portuguesa, que prontamente disponibilizaram um conjunto de vídeos para a sessão de abertura. 

Como momento final, destaca-se a sessão internacional, comissariada pela Videolab, com um conjunto de trabalhos de artistas contemporâneos cujas temáticas se aproximam / questionam o público mais jovem.
No total, foram apresentados 126 trabalhos, entre vídeos em mostras e vídeo instalações, que foram apreciados por cerca de 420 pessoas como público geral, entre os quais 263 alunos das 4 escolas de Coimbra.

(Para mais info consultar o programa)

José Vieira