LÍNGUAS

VISITA DE ESTUDO A MADRID

No âmbito da disciplina de Espanhol Iniciação e Espanhol Continuação, do 11.º ano de escolaridade, os alunos realizaram uma viagem de estudo a Madrid, Espanha, entre os dias 6 e 9 de abril. Durante a viagem os alunos tiveram a oportunidade de experienciar várias coisas que tornaram esta viagem de estudo inesquecível. Puderam visitar Ávila, Madrid e Salamanca. Nestas localidades visitaram museus, parques naturais, puderam desfrutar da gastronomia típica das regiões, conheceram a cultura espanhola de uma maneira mais intensa e especial. Ao longo da viagem de estudo, sempre orientados pelos professores responsáveis, os alunos visitaram locais como: Palácio Real, Templo Debod, Museu Thyssen Bornemisza, Monastério de Escorial, La Gran Vía, as muralhas de Ávila, a catedral de Salamanca, o Arquivo da Guerra Civil. Foram quatro dias bastante intensos que proporcionaram experiências que marcaram todos aqueles que participaram nesta aventura.

Liliana Fernandes

GAP YEAR

No dia 18 de março, e a convite do grupo de inglês, deslocaram-se à nossa escola dois elementos da Associação Gap Year Portugal que se encontravam numa Road Trip por várias escolas do país.

Como organizar um gap year? Quais as vantagens deste percurso formativo?

Estas foram algumas das questões colocadas pelos alunos das turmas do 11.º 1A, 1B, 1G, 2A, 3B e 10.º 1G, que assistiram às duas palestras realizadas no auditório da escola. Os palestrantes falaram sobre o seu percurso como gappers, as atividades realizadas durante os seus gap years e as vantagens que essa experiência lhes trouxe, quer a nível pessoal quer profissional.

O conceito de gap year, ano de pausa entre o secundário e a universidade, ou após a universidade e antes de ingressar no mercado de trabalho, é há muito conhecido e popular entre os jovens do Reino Unido e EUA, entre outros. Começa a sê-lo igualmente em Portugal, onde o ingresso na universidade começa a ser visto como um caminho, mas não a única opção, a seguir ao ensino secundário.


Maria Clara Rei

VISITA DE ESTUDO A DUBLIN

Entre os dias 3 e 6 de março, 30 alunos/as das turmas 11.º 1E e 11.º 2A participaram numa visita de estudo a Dublin, acompanhados/as pelas professoras Clara Rei e Cristina Janicas. Em Dublin, tiveram a oportunidade de visitar a National Gallery, os museus Dublinia, sobre a presença Viking na Irlanda, e EPIC, museu da emigração irlandesa, o castelo de Dublin, símbolo do poder britânico, e Trinity College, onde observaram o Book of Kells, um dos manuscritos mais raros do mundo, feito por monges celtas, e conheceram a biblioteca da universidade, por muitos considerada uma das mais bonitas da Europa.

Houve ainda tempo para passear em St. Stephen’s Green e Merrion Square, dois parques no centro da cidade. Neste último, encontra-se o memorial dedicado a Oscar Wilde, escritor irlandês, cuja casa se encontra nesta mesma praça.

Entre os dias 2 e 5 de abril, outros 32 alunos/as das turmas 11.º 1A e 11.º 1B tiveram igualmente a oportunidade de visitar Dublin, acompanhados/as pelas professoras Clara Rei, Isabel Sá e Emília Paredes. Desta vez, para além do roteiro cultural, realizou-se uma visita à sede da Microsoft em Dublin, onde o grupo foi muito bem recebido pela CEO e por alguns engenheiros informáticos e designers, de várias nacionalidades, que descreveram a sua experiência na empresa e responderam a algumas perguntas dos nossos/as alunos/as.

Para a maioria dos/as participantes, este será o último ano em que frequentarão a disciplina de Inglês e nada melhor para o terminar do que visitar um país de língua inglesa e usar esta língua em situações reais de comunicação.

Maria Clara Rei

DIA DE MUERTOS

As professoras de espanhol, os estagiários e os alunos de iniciação e continuação de espanhol festejaram o “Día de Muertos de México”, que teve lugar no dia 2 de novembro, nesse país.

Para celebrar esta data, os alunos fizeram “Catrinas”, altares, máscaras e bonecas, demonstrando grande criatividade, empenho e entusiasmo. A exposição destes trabalhos esteve disponível na vitrine do corredor da reprografia até ao dia 2 de novembro. Após essa data, a exposição foi transferida para a biblioteca da escola. Junto aos trabalhos estava uma explicação do simbolismo de cada elemento aí representado.

Foi com grande satisfação e orgulho que as professoras receberam os trabalhos dos alunos que, mais uma vez, demonstraram um gosto e uma sensibilidade extraordinários.

Felicidades a todos.


Maria Lourdes González