BIOLOGIA / GEOLOGIA

GEOLOGIA NA BROTERO

Ser geólogo não será, com toda a certeza, a profissão com que se sonha desde cedo, mas é, de certeza absoluta, uma profissão cheia de aventuras, viagens e ligação com a natureza.

Um geólogo pode ser descrito como uma figura intrigante que surge no meio do nada a olhar para uma barreira ou a martelar numa rocha. Uma mistura de Indiana Jones e Sherlock Holmes.

Mochila às costas, bússola ao pescoço, um inseparável martelo numa das mãos e capacidade de ter como unidade de tempo o milhão de anos, é assim que um geólogo se apresenta.

A Escola Avelar Brotero recebeu a visita de uma geóloga, a Doutora Ana Isabel M. Morais Gomes, licenciada em Geologia pela FCTUC e doutorada em Vulcanologia pela Universidade dos Açores. Numa palestra organizada pela professora Teresa de Sousa e realizada em janeiro no auditório da escola, foi possível para os alunos das turmas do 10.º ano o contacto com uma profissional da área da geologia. Puderam ainda aprofundar temas e descobrir dinâmicas relacionadas com a sismologia e a vulcanologia, temas explorados na disciplina de Biologia e Geologia.

Teresa de Sousa

UMA VIAGEM NO TEMPO GEOLÓGICO

SAÍDA DE CAMPO

Partindo do pressuposto de que a Biologia e a Geologia, mais do que nos manuais escolares, está lá fora, no exterior, os alunos das turmas 10.º 1C, 1D, 1H e 11.º 1D, com as respetivas docentes da disciplina, saíram do contexto de sala de aula e foram para a rua para uma aula diferente.

Sob a vista privilegiada do Penedo da Saudade, foi possível iniciar a nossa “viagem pelo Tempo” e dar a conhecer, aos alunos, o contexto geológico em que a Escola Secundária de Avelar Brotero se insere. De seguida, e após uma pequena caminhada até à Rua Miguel Torga, tendo como base o afloramento aí situado, os alunos tiveram a oportunidade, através de uma observação direta, de adquirir ou aplicar os conhecimentos relativos aos princípios da estratigrafia e reconstruir a história geológica do local, bem como tentaram determinar as características dos ambientes ali existentes há muitos milhões de anos atrás.

Sandra Rodrigues, Teresa Sousa e Clara Gomes