BIBLIOTECA

encontro com ricardo fonseca mota

Em outubro, mês das Bibliotecas escolares, foi com muito carinho que recebemos a visita do escritor Ricardo Fonseca Mota, antigo aluno da ESAB.

Participaram neste evento os alunos das turmas 10.º PDM, 11.º PDM, 11.º PM e 12.º PDM.

O primeiro romance deste autor, Fredo, venceu o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís em 2015. Foi semifinalista do Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, em 2017. Representou Portugal na 17.ª edição do Festival do Primeiro Romance, em Budapeste.

As aves não têm céu é o seu segundo romance, vencedor do Prémio Ciranda 2021 e semifinalista do Prémio Oceanos 2021.

Publicou também Germana, a begónia (2019, teatro) e, com o pseudónimo Ricardo Agnes, In Descontinuidades (2008, poesia).

Formado em Psicologia pela Universidade de Coimbra, Ricardo Fonseca Mota é também psicólogo clínico e promotor cultural.

Fernanda Madeira

workshop com john havelda

No âmbito do projeto “Words don’t come easy”, convidámos John Havelda a dinamizar um workshop de escrita criativa. O público-alvo foram as turmas 10.º 1A e 10.º 1C.

John Havelda, poeta inglês de origem húngara, é também professor universitário e artista gráfico, tendo realizado várias exposições dos seus trabalhos. No seu livro Mor (1997) combina diferentes meios de comunicação, apresentando poesia experimental na área do polilinguísmo.

“Words don't come easy” é um projeto colaborativo da Biblioteca escolar com o grupo disciplinar de Inglês. O seu objetivo é o reforço e a consolidação de conteúdos desta disciplina. Foi aprovado e financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) para o ano letivo de 2021-2022.

(Site do projeto: https://words-dont-come-easy48.webnode.pt/)


Fernanda Madeira

ler consigo

Após o longo interregno a que a pandemia nos obrigou, retomámos em maio as atividades do projeto “Ler consigo”. Encarregados de Educação leitores vieram à escola partilhar leituras e apresentar livros às turmas dos seus educandos.

Neste esforço conjunto da escola e das famílias na promoção da leitura junto dos nossos jovens, contámos com a preciosa colaboração do nosso colega João Sá e do escritor Eurico Machado Costa.

Eurico Machado Costa é autor da trilogia A Princesa do Mondego (2015) , O Filho do Marquês (2016) e Os Fugitivos de Caconda (2019). A respeito do primeiro destes romances, Cristina Robalo Cordeiro referiu no seu prefácio que “Os apaixonados por Coimbra – e quem, nela tendo vivido o tempo dos estudos, a ela não fica para sempre preso? – gostarão de A Princesa do Mondego, homenagem prestada por um […] autor de hoje à “Lusa-Atenas” de outrora, ao seu rio, aos seus edifícios, aos seus habitantes.”

Fernanda Madeira

read on

Em novembro, os participantes no projeto europeu READ ON reencontraram-se na Casa Municipal da Cultura de Coimbra para festejar a publicação, na sua versão impressa, do livro Antologia 2020-2021.

READ ON é um acrónimo de “Reading for Enjoyment, Achievement and Development of yOuNg people”. Este projeto visa apoiar e disseminar a paixão pela leitura nos jovens europeus, através do seu envolvimento ativo na reformulação das formas de vivenciar, compartilhar e criar literatura.

Os autores deste projeto pensaram: “E se fossem os próprios jovens a escrever e ilustrar os seus textos/ contos, com a ajuda de autores, e os publicassem, criando uma Antologia?”

Foi isto que fizeram jovens de 4 países parceiros, cada um à sua maneira: uns escreveram textos em conjunto com escritores e ilustraram-nos (Portugal), outros apenas se dedicaram à produção escrita em conjunto com escritores (Inglaterra e Noruega). Os jovens italianos optaram por escolher 16 textos de autores consagrados.

Tendo como como coautor o escritor Gonçalo Cadilhe, o grupo de (ex)alunas da ESAB colaborou na redação do conto “Peregrinação Interior”. Mais uma vez, parabéns à Adriana Ribeiro, à Ana Gil, à Bárbara Gouveia, à Beatriz Simões, à Inês Barjona e à Margarida Mendes. Foi um orgulho trabalhar com estas jovens!

Fernanda Madeira

weiwe(r)be

As turmas 10.º 1D e 10.º PM estão a participar no projeto-piloto WEIWE(R)BE, coordenado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em parceria com a Rede Académica WEIWER® – LE@D, Universidade Aberta, que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de competências de literacia da informação, enquadrando-as nas práticas curriculares.

As disciplinas intervenientes são, respetivamente, Biologia e Geologia e Área de Integração (temas da área transversal de Cidadania e Desenvolvimento).

No âmbito deste projeto, têm sido realizadas diversas sessões de trabalho nas quais se têm abordado os seguintes conteúdos: pesquisa e seleção da informação; recursos na web (atualidade, credibilidade, relevância e qualidade da informação); os direitos de autor e os direitos conexos.

https://drive.google.com/file/d/1MC3KQfkPCotegPe4Oz3K_CEfAovxA8g2/view?usp=sharing

Fernanda Madeira

(re)viver saramago

Os alunos da turma 12.º 2A participaram na exposição comemorativa do centenário de José Saramago, promovida pela Rede de Bibliotecas de Coimbra (RBC), com trabalhos interpretativos de excertos do romance Memorial do Convento, realizados no âmbito da disciplina de Desenho A. Esta exposição esteve patente na Casa Municipal da Cultura, no mês de abril.

As exposições temáticas, agregadoras de produtos produzidos nas diferentes escolas desta rede concelhia de bibliotecas, constituem uma das atividades relevantes no âmbito das literacias múltiplas. São eventos representativos do trabalho articulado com as bibliotecas e destas com outras bibliotecas de Coimbra, num quadro de abertura à comunidade.

Fernanda Madeira

festa da leitura

Na Semana da Leitura (8 a 12 de março), realizou-se uma tertúlia inclusiva na Biblioteca da ESAB. Professores, alunos ouvintes e alunos surdos, quer de cursos profissionais quer de cursos científico-humanísticos, partilharam leituras e declamaram poemas. Foram intervenientes os professores Amílcar Furtado, Carlos Duarte e Fernanda Bacalhau e alunos das turmas 10.º PMA1, 11.º 1F, 12.º 1E e 12.º PS.

Pela proximidade do dia a ela dedicado internacionalmente, a Mulher foi um dos temas eleitos na seleção de textos dos participantes, assim como a incontornável temática da guerra, nos dias que correm.

Fernanda Madeira

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

No dia 19 de janeiro, realizou-se a Prova Escrita Escolar da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. As alunas Iara Gomes, do 11.º1C , e Francisca Oliveira, do 12.º 1E, foram selecionadas para representar a ESAB no primeiro momento da fase concelhia, a Prova Escrita de Pré-Seleção para a Prova Oral. Nesta prova, a Francisca Oliveira foi selecionada para participar na etapa seguinte, a Prova Oral / Municipal.

No decurso das provas referidas, foram avaliadas a competência leitora, a expressão escrita e a oralidade. Por estar a decorrer a comemoração do centenário de José Saramago, a Rede de Bibliotecas de Coimbra entendeu que, nas fases escolar e concelhia, em todos os níveis de ensino, fossem abordadas obras deste escritor. A obra escolhida para as provas do ensino secundário foi A Viagem do Elefante.


Fernanda Madeira

DIA DA INTERNET + SEGURA

Com o objetivo de promover a cidadania digital e a educação para os media, assinalou-se na Biblioteca o Dia da Internet mais Segura. Contámos com a sempre prestimosa colaboração do professor João Leal, que sensibilizou os alunos presentes para esta temática tão discutida nos dias que correm. Foram abordados os perigos na

navegação, a proteção nos dispositivos, o software malicioso e a pegada digital.

Pela escola, foram afixadas tiras de banda desenhada da SeguraNet, apelando a comportamentos responsáveis e promovendo um ambiente online mais seguro.

Fernanda Madeira

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi comemorado na Biblioteca escolar com o contributo da Presidente da Associação de Professores de Latim e Grego, Dra. Célia Mafalda Oliveira, que destacou a importância do Latim na formação da nossa Língua materna.

Os alunos presentes (turmas 10.º 1A, 10.º 1E, 10.º 3A e 10.º 3B) e outras turmas do 10.º ano realizaram ainda, nas aulas de Português, um jogo de identificação de expressões latinas incorporadas nos nossos hábitos linguísticos.


DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

Foi escolhido o dia 24 de novembro para a celebração do Dia Nacional da Cultura Científica, por ter sido neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho. Tendo desenvolvido um trabalho notável na promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional, destacou-se também como poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.

A Biblioteca da ESAB, em colaboração com a disciplina de Física e Química A, comemorou esta data com a exposição "Ciência no Feminino", gentilmente cedida pelo Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho, à qual se associaram mostras de textos e publicações da poesia de António Gedeão. A turma 11.º 1B produziu ainda uma apresentação comemorativa, com animações e podcasts.

Fernanda Madeira