CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

25 NOVEMBRO

Exposição alusiva ao Dia Internacional pela

Eliminação da Violência contra as Mulheres

Entre 22 e 26 de Novembro esteve patente no átrio de entrada da escola uma exposição com a qual se pretendia assinalar o dia 25 de Novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Os/as alunos/as do 10º 1E foram desafiados/as a trazer uma garrafa, com uma flor branca. Cada garrafa teria um rótulo com o nome e idade de uma mulher vítima de violência doméstica. Trinta garrafas.

Os/as alunos/as foram, ainda, desafiados/as a construir uma imagem que denunciasse o flagelo da Violência Doméstica, no sentido de um maior comprometimento contra o crime que transforma o lar num ringue de luta e faz do casamento (daí o véu, adereço do vestido de noiva) a mortalha de demasiadas mulheres.

Os trabalhos foram realizados em família (com ajuda de pais e mães) tendo, assim, o tema da Violência Doméstica estado em discussão.

Um exemplo de cidadania. Não esqueceremos as vítimas.

Cristina Janicas

Fotos: Ana Favas (12º PM), Cristina Janicas
Vídeo: Brotero TV

linha dE frente

Exposição alusiva ao 10 de Dezembro -

Dia Internacional dos Direitos Humanos

"...Os Direitos Humanos importam. Importam sempre. Importam porque as pessoas importam. E importam em todos os momentos da existência humana. É um silogismo simples, no entanto, esta simplicidade não se reflete em muitas realidades que observamos. E, portanto, este é um silogismo que tem falhas na sua aplicação, logo na sua eficácia.

Os tempos que vivemos oferecem uma oportunidade de recomeço, também para os Direitos Humanos, sobretudo, com maior ênfase na sua implementação."

Carla Marcelino Gomes - pesquisadora do CES (centro de estudos sociais) - Coimbra.


"Linha de Frente", é uma instalação/vitrine, que pretende sensibilizar a comunidade educativa, para a temática dos Direitos Humanos de uma forma interativa. Foi desenvolvida no âmbito dos projetos de Cidadania e Desenvolvimento, num trabalho de cooperação entre turmas: 10º 2B e 11º PDM, 10º e 11º PM - NAS.

Foram selecionadas quinze mulheres, que ao longo de sua vida ou em um momento específico, lutaram ou lutam em prol dos Direitos Humanos, proclamados pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 10 de dezembro de 1948, que em 2020 completa setenta e dois anos.

As fotografias das mulheres apresentadas nesta exposição são acompanhadas por um QRcode que permite aceder a um vídeo, selecionado pelos alunos para cada uma delas.


Carmo Almeida