No dia 9 de junho de 2022, o CME, juntamente com os mandatos das Vereadoras Daiana Santos e Bruna Rodrigues, promoveu o Aquilombamento, evento para marcar a abertura de diálogo e construção das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, História e Cultura da População Negra, Quilombola e Indígena no Sistema Municipal de Ensino. A ação também viabilizou uma Feira de Economia Solidária, protagonizada por coletivos e comunidades.
Na mesa de abertura, a presidenta do CME, Fabiane Pavani, recebeu as(os) convidados: Vereadoras(es) integrantes da Bancada Negra Daiana Santos, Bruna Rodrigues, Karen Santos e Matheus Gomes; a Promotora Ana Cristina Ferrareze (PREDUC-MP); o Procurador do Estado Jorge Luis Terra; o Conselheiro Antônio Saldanha (CEEd); a Conselheira Tutelar Luelen Gemeli; a Profa. Sonia Ogiba (UFRGS/Coordenadora FME); a Profa. Adriana Santos (Coordenadoria de Igualdade Racial/SMDS); e a Profa. Luciane Xavier (representante da SMED).
Compondo a segunda mesa para apresentação e debate no tema, tivemos as Conselheiras Camila dos Reis e Jurema Silveira, relatoras da Comissão Especial que se dedica a elaboração da normativa; o Procurador Jorge Luis Terra e o Cacique Moisés da Silva Kaigang.
A emoção tomou conta do Plenário Ana Terra com as apresentações das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal: Quilombo do Morro (EMEF Morro da Cruz) e Tempo de Aquilombar (EMEF Afonso Guerreiro Lima). E também com a potência dos Coletivos: Canjerê; Quilombela; Quilombonja; Coletivo de Educação Antirracista; Negra Atitude; Afrosul-Odomodê; Negratitude; Mocambo; COMPOTMA-Guaiba; Coletivo Profes Pretas São Leo; e o Núcleo Estudos Afrocentrados (NEA).
No Plenário, ainda estavam presentes diversos escolas, entidades, instituições e outros órgãos: SMED/POA; EMEF Dolores; EMEF Afonso Guerreiro Lima; EMEF Morro da Cruz; EMEF Ana Íris do Amaral; EMEF Saint Hilaire; EMEF Aramy Silva; EMEF Lidivino Fanton; CMET Paulo Freire; EMEF Martin Aranha; EMEF Moradas da Hípica; EMEF N.S. de Fátima; EMEI Vila Mapa II; EMEI Vila Floresta; EMEF Senador Pasqualini; SEDUC/RS; Sr. Mario Fuentes Barba, Coordenador da Unidade dos Povos Indígenas, Migrantes, Refugiados e Direitos Difusos do Município de Porto Alegre (SMDS/UPIIRDD); Gabinete da Deputada Federal Maria do Rosário; IFRS-NEABI; Museu da UFRGS; LHISTE-FACED; GT26A LDBEN; SMED/São Leopoldo - NERER; SEMEC Nova Santa Rita; CME Alvorada; Colégio Rosário; AOERGS; CTB; ADURGS Sindical; UJS e SIMPA.