Programa Põe na roda: a leitura literária na escola
EMENTA: Estudo dos principais fundamentos teóricos que sustentam o conceito de leitura literária para culminância de um trabalho adequado com o texto literário no ensino fundamental - anos iniciais.
PROPONENTE: Luciana Apolonio Rodrigues
Programa Alfabetiza Juntos - Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Política pública em regime de colaboração entre as esferas federais, estaduais e municipais
EMENTA: Estudo e análise de dados sobre as avaliações de leitura e escrita, a importância do ambiente de aprendizagem no processo de formação de leitores e escritores, o agrupamento produtivo para situações didáticas de leitura e escrita, os gêneros textuais nas práticas de leitura nos anos iniciais, os gêneros textuais nas práticas de escrita nos anos iniciais e desenvolvimento da autonomia no processo de revisão da escrita do estudante tendo como referência o currículo de língua portuguesa, do sistema de ensino do município de Bauru.
PROPONENTE: Luciana Apolonio Rodrigues
Wanessa Cavaglieri Santos
Josilaine Aparecida Pinoshi Malmonge
Potencialidades dos contos de Edgar Allan Poe na formação estética do leitor literário crítico da realidade
EMENTA: Estudo e discussão das obras de Edgar Allan Poe, organizadas segundo os pressupostos da Pedagogia Histórico Crítica (Saviani, 2008a; Saviani, 2008b; Duarte, 2021) e do Método Recepcional de Leitura (Bordini e Aguiar, 1993), visando propiciar aos participantes a vivência literária, focada na estética gótica e na relação entre literatura e vida.
PROPONENTE: Luciana Apolonio Rodrigues
Lais Yasmim Maranho
Formação permanente: Língua Portuguesa – Currículo Comum Ensino Fundamental - EaD
EMENTA: Matriz curricular de língua portuguesa, do sistema municipal de ensino de Bauru.
PROPONENTE: Luciana Apolonio Rodrigues
Formação em serviço para Gestores da Educação Infantil: Língua Portuguesa / Eixo escrita
Possibilidades didáticas para o desenvolvimento da linguagem escrita nas turmas do infantil 2 e 3
EMENTA: Estudo das relações entre desenho e escrita, seção 2.1.2.3, do livro "O ensino do desenho como linguagem: em busca da poética pessoal", de Yaeko Nakadakari Tsuhako e Stela Miller.
PROPONENTE: Luciana Apolonio Rodrigues
Maria Carolina Canale Sanches Rodrigues