Nossos estudantes...

Saída Pedagógica pelos arredores da escola...

No século XVIII, o Bairro dos Meninos era o nome de uma região da cidade de São Bernardo do Campo que abrigava sítios, ranchos e propriedades particulares. Nesse bairro, tropeiros transitavam do planalto paulista até o Porto de Santos e, por isso, esse trajeto ficou conhecido como Caminho do Mar.

No início do século XX, uma reforma impulsionou a construção dos primeiros loteamentos e edifícios, dando características urbanas para a região. Essa mudança ocorreu sob o comando de Arthur Rudge Ramos.

Nos anos seguintes, a cidade passou pelo processo de industrialização. Como a região era próxima da capital e às margens da Anchieta, empresas se instalaram nas proximidades e aumentaram o desenvolvimento do bairro, conhecido hoje como Rudge Ramos.

Além do nome do próprio bairro, muitas ruas da região também fazem homenagem a antigos moradores e pessoas que foram importantes para o crescimento do Rudge Ramos, como médicos, políticos e empresários.

Acima, apenas uma das observações que os alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental fizeram durante a saída pedagógica que aconteceu no mês de junho.

Durante o percurso, os alunos do Colégio Harmonia, localizado na região, puderam observar espaços públicos importantes para a história do bairro como o Mercado Municipal, o Parque Salvador Arena, a Praça dos Meninos e a Igreja São João Batista, e também locais privados como edifícios, moradias e o Clube dos Meninos.

Enquanto caminhavam pelo bairro, os alunos puderam estabelecer relações com os conteúdos estudados em sala, nas aulas de História e de Geografia. As transformações das paisagens, antes vistas apenas por fotografias, tornaram-se observações concretas, a partir do momento em que os alunos puderam recordar como era a região antigamente e, durante a saída pedagógica, como o bairro está nos dias de hoje.

Transportes públicos e particulares, sinalizações de trânsito e a presença de elementos naturais e culturais dentro do ambiente urbano, assuntos que fizeram parte do conteúdo visto nas aulas de História, também foram observados pelos alunos durante o percurso.

Essa experiência foi enriquecedora e mostrou aos alunos o quanto uma região pode transformar-se ao longo do tempo e, ainda assim, preservar a história e a cultura de uma cidade.

Solo: muito mais que nosso chão

O solo é o local onde pisamos!

Dele, retiramos alimentos e materiais para a construção de objetos e, também, nossas moradias. Além das plantas, no solo também são encontrados diferentes animais.

Os animais que habitam o solo podem construir nele seus abrigos ou se locomover à procura de água e de alimentos.

No interior e na superfície do solo vivem animais como lesmas, minhocas, tatuzinhos-de-jardim, formigas, cupins, caracóis e piolhos-de-cobra. Os animais constroem seus abrigos e circulam à procura de água e de alimentos.

Você sabia que é possível preparar uma tinta com terra? Essa tinta possui uma técnica simples, criativa e sustentável. Os alunos dos 3ºs anos preparam essa tinta e, depois, realizaram uma atividade fazendo o uso de papel reciclado que foram produzidos por eles durante uma aula de Geografia, onde estavam trabalhando com o tema "Lixo, de onde vem e para onde vai".

Solo_ Muito mais que nosso chão-3ºs anos.pptx.pdf

Tampinha ao alvo

Durante as aulas de Matemática, os alunos exploraram diferentes atividades, vivenciando e criando estratégias para resolver diferentes situações problemas.

A proposta com o jogo “Tampinha ao alvo” foi muito interessante! A dinâmica consiste em tentar acertar a tampinha no alvo com o maior valor (1 000). Após acertarem o alvo, os alunos realizaram seus registros, criando estratégias para descobrirem qual foi a sua pontuação.

Na sala de aula, compartilhamos alguns dos registros, analisamos e trocamos informações, para que os alunos observassem e reconhecessem diferentes formas de registro dos pontos.

Tampinha ao alvo-3ºs anos-2021.pptx.pdf
Que história é essa_-3ºs anos.pdf

Que história é essa?


Ao longo de todo o ano escolar as histórias fizeram parte de nossas aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, estudantes puderam conhecer as características de diversos gêneros literários.

No terceiro trimestre, os estudantes aprenderam um pouco mais sobre a cultura africana através de contos. E, os contos maravilhosos, tão conhecidos por todos, trouxeram uma nova perspectiva para a realidade atual, desde as versões originais dos Irmãos Grimm até as versões adaptadas para o mundo moderno. Essa foi uma experiência enriquecedora para os alunos.

O desafio, apresentado aos estudantes, foi identificar a história retratada em apenas um trecho, sem título ou nomes de personagens. Diante disso, há um novo desafio lançado: identificar os contos através dos trechos escritos pelos alunos dos terceiros anos!


Apreciem as produções das crianças, rolando a setinha para baixo.

Os sentidos dos animais

Elegemos o tema animais para os nossos estudos coletivos, quando pudemos ampliar os conhecimentos por meio da pesquisa e da análise de dados em relação a cada habitat, modo de vida e alimentação das diferentes espécies, investigando, ainda, a funcionalidade de seus órgãos dos sentidos.

Investigamos o assunto em diversos portadores de texto, com a intenção de coletar informações relevantes, observando e comparando suas características principais e criando uma nova espécie!

Para tanto, os estudantes escolheram dois ou mais animais e, com muita imaginação e criatividade, realizaram suas criações, tendo como foco os sentidos mais apurados.

3º ano A-ESPÉCIES CURIOSAS.pdf
Espécies Curiosas - 3º ano C.pdf

Corrida da tabuada

Ao longo de todo o 3° ano a tabuada foi objeto do conhecimento tematizado nas aulas de Matemática. Por meio das mais diversas estratégias, com o propósito de compreenderem o conceito e sistematizarem no viés da gamificação, elegemos o "STOP da tabuada" e a "Corrida da Tabuada" para nossas práticas.

Especificamente a "Corrida da Tabuada", quando tínhamos a intenção de praticar e desenvolver a agilidade de cálculo, bem como o aprimoramento de habilidades complementares que exercitavam o corpo e a mente ao mesmo tempo, a atividade envolveu materiais específicos como os bambolês e as cartas com as multiplicações.

O objetivo do jogo era completar primeiro o percurso de bambolês, enquanto, pelo caminho, encontravam adversários para responderem, no menor tempo possível, a multiplicação relativa à carta apresentada pela professora. Seguia na disputa aquele que respondia primeiro e corretamente o cálculo proposto, com o benefício de continuar no percurso para enfrentar novos oponentes...

Expressão e comunicação

Nas aulas de Língua Portuguesa temos a intenção de desenvolver as habilidades de comunicação e expressão. Entre as estratégias utilizadas estão a prática da leitura compartilhada, as rodas de conversa ou estudo, além dos debates e das possibilidades de argumentação em relação a diferentes pontos de vista. Progressivamente fomentamos aspectos como as entonações na fala e o recurso das expressões faciais durante os relatos, como forma de despertar o interesse e a curiosidade no interlocutor.

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra causo significa uma narração oral e curta que relata um acontecimento verdadeiro. A partir eles, convidamos as crianças a realizar, em parceria com suas famílias, um vídeo apresentando um "causo" vivido por eles ou por seu núcleo familiar.

Já as contações de história, com o intuito de potencializar a formação do leitor literário, foram enriquecidas pelo precioso acervo da plataforma "Árvore de Livros", quando tiveram a oportunidade de escolher uma obra preferida e produzir um vídeo narrando-a em voz alta, lapidando assim habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento como a memória e a coerência em relação às sequências dos acontecimentos.

Apreciem as produções!

Oralidade-3ºs anos-2021.pptx