1° Ensino Médio

Mantendo por base o que propõe o Artigo 2º da Lei n.º 9.394/96, qual afirma ser o intuito das diferentes disciplinas no campo da educação, a saber: “pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, a disciplina de Filosofia tem por intuito ser um discurso consciente das coisas e de si mesma, não indagando puro e simplesmente se tal coisa é ou não verdadeira. É próprio da disciplina, especificamente, fazer com que o educando adquira a capacidade de analisar e de reconstruir racional e criticamente o que se mostra a ele, seja no âmbito social, religioso, político, cultural ou tudo que compõe a complexa rede existencial de cada indivíduo. Tendo ciência de que todos os conhecimentos de Filosofia devem ser para o educando vivos e adequados como base para a vida, uma vez que seu oposto invalidaria tal disciplina, pois não possuiria sentido para um indivíduo em tal fase de formação, pretende-se a partir do exercício filosófico, como também de sua prática ao longo do período letivo, não apenas propiciar uma mera evolução intelectual, mas também: i) base para futuras interpretações críticas de textos; ii) leituras de textos filosóficos; iii) iniciação na autonomia da construção de discursos (saber criar as próprias opiniões, de acordo com a limitação cognitiva); iv) raciocinar logicamente e expressar-se do mesmo modo através da fala e da escrita; v) refletir filosoficamente acerca de temas propostos; vi) capacidade de trabalhar em equipe, sempre disposto a dar e receber críticas; viii) desenvolver a capacidade de argumentação (saber comunicar-se); ix) capacidade de buscar conhecimentos.

Nicolau Maquiavel

Essa atividade é o ponto de partida para uma discussão sobre o livro "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel. Feita uma sensibilização sobre o pensador, foi possível apresentar o tema abordado no livro, isto é, as qualidades e estratégias necessárias que o governante deve utilizar para governar, bem como dos governados, diante dos que governam.


Passo a passo: Em grupos, deveriam imaginem o seguinte cenário fictício: Seu grupo forma uma pequena sociedade na qual todos os indivíduos são violentos, mentirosos e manipuladores, inclusive vocês. Contudo, querem sair dessa condição, e o caminho seguido pelo grupo deve ser escolher um líder que promoverá a ordem. Discutam e entrem em um consenso sobre: a) três qualidades que o líder deve ter; b) três características que o líder não deve possuir. A decisão do grupo deve ser baseada de acordo com o objetivo visado: escolher um líder capaz de estabelecer a ordem dentro de um grupo formado por indivíduos mentirosos, manipuladores e violentos. Após a discussão, deverão preparar uma apresentação, da forma que desejarem, mas lembrem que a parte visual é importante.

O principe - atividade filosofia
Reino Furaniano
Atividade de Filosofia - Maquiavél
Beatriz Araújo - O Príncipe - Nicolau Maquiavel
Trabalho filosofia

Heresias

Após conhecerem a Filosofia Medieval, os alunos realizaram uma profunda pesquisa sobre as heresias existentes durante a Idade Média, a fim de apresentarem em aula.

Heresias
Heresias - grupo 5
Heresias
trabalho de filosofia