É ASSIM QUE EU SOU

Sejam bem-vindos, caros expectadores! Nós da turma do Infantil III temos muito orgulho em apresentar para vocês as maravilhosas descobertas que fizemos durante o ano de 2021! De forma on-line, híbrida e finalmente, o tão aguardado presencial!

Os alunos ouviram atentamente as histórias "É assim que eu sou" (Pierre Winters) e "Eu sou assim e vou te mostrar" (Heinz Janisch) e formularam hipóteses sobre as diferenças e características físicas de cada um. "Quem era o mais alto?", "Quem era o mais baixo?" foram algumas das perguntas que surgiram durante a nossa trajetória de conhecimento sobre o nosso corpo humano. Pensar sobre essas respostas levou cada um a falar sobre si e a conhecer mais sobre as outras crianças do grupo, trazendo à tona elementos que podiam compor a construção de uma imagem que as representasse bem, incluindo as particularidades.

Professora: Beatriz Talib Professoras Auxiliares: Laura Luiza, Beatriz Batista e Maria Fernanda Beda

Infantil

Conheça a nossa turma!

Durante este semestre presencial, consideramos atentamente os interesses da turma para elaborar propostas e brincadeiras atrativas que se fundamentassem nos eixos estruturantes - interação e brincadeira - a fim de desenvolver os diversos campos de experiência. Todas as propostas foram pensadas e planejadas com o intuito de promover os direitos de aprendizagem de nossas crianças através das relações interpessoais (conviver, brincar, participar, explorar, pensar e conhecer-se).

Autorretrato

Conversamos sobre retrato e pudemos conhecer algumas obras de artistas famosos e suas diferentes formas de trabalho (Vincent van Gogh, Leonardo da Vinci, Enrico Baj, Amedeo Modigliani, Tarsila Amaral, Cândido Portinari, entre outros) para nos familiarizarmos com o tema, e pudemos experimentar diversos tipos de materiais (carvão, tinta, elementos da natureza, entre outros) para compormos a nossa investigação e experimentação.

A construção da identidade se inicia quando nascemos, sendo um processo contínuo e permanente. As crianças começam a se perceber como indivíduos observando o seu entorno, suas relações entre pares, expressando-se por meio das diferentes linguagens, expondo seus prazeres, seus sentimentos, seus temores, desejos e necessidades. Partindo deste tema, oferecemos caminhos, experiências, informações, atividades e múltiplas estratégias que estimularam o processo maravilhoso da formação da identidade dos nossos estudantes.

Utilizamos o autorretrato como prática de construção da identidade infantil em cada um de nossos alunos. Conversamos sobre o que é um autorretrato, observamos vários exemplos de artistas em diferentes linguagens e também observamos o rosto dos amigos para analisar como são os olhos, o nariz, a boca etc. Por fim, disponibilizamos também o espelho, e então produzimos nosso retrato segundo os critérios definidos por cada um de nós.

Trabalho com autorretrato

Mãos na massa!

Com o suporte da professora Michele Gato da sala Maker, pudemos tirar as nossas ideias iniciais do papel e confeccionarmos nossos bonecos, em tamanho real, de nós mesmos! Feito de papelão e composto por materiais recicláveis (feltro, barbante, retalhos de tecido, limpadores de cachimbo, entre outros) cada material foi minuciosamente escolhido à dedo por nossos artistas mirins! Os bonecos tem as características específicas de cada um de nossos alunos (cílios longos, cor preferida da blusa, calça, shorts, saia ou vestido, franjinhas para os colegas que perceberam as mesmas, penteados particulares, acessórios de cabelo, unhas pintadas, que os alunos disseram ser importante representar em si mesmo, e o tsuru sempre no peito, igual ao novo uniforme, que eles estão super ansiosos para usar!)

Produto final:

E finalmente nosso produto final: nossos bonecos em tamanho real! Nos divertimos percebendo as semelhanças e características particulares de cada um de nossos colegas de sala que foram representados nos bonecos.

Você conseguiria adivinhar qual o boneco é de cada aluno a partir de suas características se não tivessem os nomes?

Visite as nossas outras propostas clicando nas imagens a seguir:

Gostaríamos de agradecer à cada um daqueles que, abraçou nossas ideias e contribuiu de forma significativa para que este projeto ganhasse forma!

Coordenadora Carolina Yamamoto Tanaka, por aceitar nossas ideias por mais malucas que parecessem ser, e confiar no processo de criação da nossa turminha!

Professora Michele Gato, por toda ajuda, disponibilidade, paciência e alegria em realizar este projeto conosco!

Sr. Hiro e Sr. Newton, que disponibilizaram de prontidão os materiais necessários para nossas propostas, além de oferecerem seus vastos conhecimentos que contribuíram com os nossos conhecimentos prévios e só acrescentaram de forma positiva em nossos projetos (horta, minhocário, entre outros).

Pais e alunos, foi um prazer compartilhar este ano de 2021 com vocês! Estaremos sempre juntos!

Com carinho, Prô Bia e Prô Laura.