Filie-se à CBSky gratuitamente em 2025
Foi definitivamente um dia de "Less cloud. More sky" para a final do Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning de 2025, onde atletas de 30 países em cinco continentes competiram pelas 75 medalhas em disputa nos Apeninos italianos, em Gran Sasso, L'Aquila, no domingo, 3 de agosto de 2025.
Brasil participou pela sexta vez no Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning com uma grande delegação. © Damiano Benedotto
Onze países conquistam medalhas na disciplina VERTICAL do Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning 2025. A primeira prova do campeonato, a VERTICAL, viu uma distribuição internacional de medalhas, com os seguintes países no pódio: Austrália, Áustria, França, Alemanha, Japão, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e EUA.
A competição, que consiste numa corrida de 3,8 km com 1.033 metros de subida vertical, contou com a participação de jovens atletas em quatro categorias de idade (Youth A, Youth B, Youth C e U23).
Espanha e Itália se destacaram no pódio da categoria U23 masculina e feminina. Os espanhóis Ïu Net e Fabian Venero conquistaram o ouro e a prata, respetivamente, na prova masculina, enquanto a italiana Martina Pozzi venceu a prova feminina.
Novas estrelas brilharam, como Patrick Clark da Austrália e Brooke Greenberg dos EUA, que conquistaram o ouro nas suas respetivas categorias. A norueguesa Ingeborg Synstnes (Youth B) conquistou a sua sétima medalha de ouro em Campeonatos do Mundo.
Pedro Guedes foi o destaque do primeiro dia de competições, se classificando em 5º melhor do mundo na categoria YA. © Damiano Benedotto
O jovem estreante de Alto Caparaó, Minas Gerais, Pedro Guedes, da categoria Juvenil A, realizou uma performance espetacular na sexta-feira 1º de agosto com o tempo de 43 minutos e 42 segundos, se classificando em quinto lugar, um feito inédito para o time brasileiro que fez sua quarta participação aqui em Gran Sasso.
Confira os resultados completos do time:
Pedro Henrique Figueiredo Guedes YA (MG) - 5º colocado - 43'42"
Matheus Bastos Carvalho Lamego YA (MG) - 18º colocado - 53'53"
Gustavo Valverde Lopes Silva YB (SP) - 24º colocado - 48'59"
Yure Nonato Ribeiro YB (BA) - 28º colocado - 50'17"
Jean Pierre Alves de Oliveira YB (MG) - 33º colocado - 55'06"
Micaela Thorschmidt de Carvalho YC (SP) - 13ª colocada - 1:20'16"
Pedro de Barros Cazzola YC (SP) - 21º colocado - 46'13"
Caio Gabriel Santos YC (MG) - 36º colocado - 54'35"
Judah Vinicius Pinho da Costa YC (BA) - 38º colocado - 58'36"
Mariana Aparecida dos Santos U23 (SC) - 11ª colocada - 1:00'46"
Gabriela Ribeiro Candido Pinto U23 (MG) - 15ª colocada - 1:18"33"
Beatriz Warken U23 (SC) - 17ª colocada - 1:23'45"
Thacyan da Silva Pelegrini U23 (MG) - 29º colocado - 47'32"
Ruan Matheus Schroeder De Limas U23 (SC) - 40º colocado - 50'44"
Pablo Gomes Silva U23 (BA) - 44º colocado - 56'22"
Gran Sasso SkyRace®. ©Damiano Benedetto Foto
Formações espetaculares de nuvens cumulativas formavam um cenário dramático para a arena montanhosa da disciplina SKY atual, dividida em duas distâncias separadas de acordo com a idade.
No total, 239 atletas participaram dos dois eventos e, graças aos seus excelentes desempenhos, todas as equipes pontuaram. Mais uma vez, a Espanha, seguida pela Itália e Noruega, levou a maior parte do prêmio, com doze países conquistando medalhas: Espanha, Itália, Noruega, EUA, Japão, Suécia, França, Reino Unido, Austrália, Áustria, Suíça e Alemanha.
A Gran Sasso SkyRace® completa — 23 km de extensão com 2.226 m de subida vertical, culminando a 2.533 m de altitude — foi o desafio para os atletas mais velhos das categorias C e U23 (dificuldade técnica ISF grau 2). O percurso inclui seções técnicas com cordas fixas, garantindo um verdadeiro percurso de skyrunning para os jovens corredores.
O brasileiro mais rápido nos 23 km foi o capitão do time, o mineiro de Passa Quatro, Thacyan Pelegrini, que fez sua segunda participação na seleção brasileira, após Montenegro 2024. Ele concluiu o percurso em 3:01'13", se classificando em 21º lugar na categoria U23.
O capitão, Thacyan Pelegrini, contou com sua experiência para realizar a melhor performance do time no percurso longo. © Jakub Stryk
Na prova longa, para as categorias Juvenil C e Sub-23, os espanhóis dominaram. Fabian Venero e Lluis Puigvert foram os mais rápidos entre os homens, enquanto Dalia Alonso, também da Espanha, venceu a prova feminina, seguida pela sueca Agnes Josefsson. Puigvert, que estuda para ser médico e tem pouco tempo para treinar, comemorou suas três medalhas de ouro, destacando seu bom desempenho em provas mais curtas.
A norueguesa Agnes Josefsson também brilhou, conquistando três medalhas de ouro nas provas VERTICAL, SKY e COMBINADA. Fabian Venero, por sua vez, levou o título da SKY na categoria Sub-23 após uma disputa acirrada com seu compatriota Ïu Net. Venero atribuiu sua vitória ao treinamento intenso, afirmando que "talento é importante, mas treinamento é ainda mais importante".
Confira os resultados completos do time:
Pedro de Barros Cazzola YC (SP) - 21º colocado - 3:11'41"
Caio Gabriel Santos YC (MG) - 33º colocado - 3:47'35"
Judah Vinicius Pinho da Costa YC (BA) - 35º colocado - 4:00'51"
Mariana Aparecida dos Santos U23 (SC) - 12ª colocada - 4:24'25"
Gabriela Ribeiro Candido Pinto U23 (MG) - 15ª colocada - 5:20'32"
Beatriz Warken U23 (SC) - 17ª colocada - 5:30'25"
Thacyan da Silva Pelegrini U23 (MG) - 29º colocado - 3:01'13"
Ruan Matheus Schroeder De Limas U23 (SC) - 37º colocado - 3:22'57"
Pablo Gomes Silva U23 (BA) - 39º colocado - 3:40'56"
A capitã em ação, Mariana Santos. © Jakub Stryk
A catarinense e capitã do time, Mariana Santos, participou pela terceira vez do Mundial Juvenil, e obteve a melhor performance feminina no percurso longo, não foram dias fáceis de competições para ela que precisou se recuperar recentemente de uma lesão na perna, bem próximo ao campeonato, mas ela conquistou pontos essenciais para a seleção brasileira.
Em contrapartida, a paulista Micaela Thorschmidt apresentou um problema médico na perna e pé, o que a fez tomar a sensata decisão de interromper a competição para evitar uma lesão mais grave.
As faixas etárias mais jovens correram apenas a primeira seção — 9 km de extensão com 850 m de subida vertical. E aqui foi a vez novamente de Pedro Guedes conquistar um resultado espetacular, a 8ª colocação.
Confira os resultados completos do time:
Pedro Henrique Figueiredo Guedes YA (MG) - 8º colocado - 1:05'58"
Matheus Bastos Carvalho Lamego YA (MG) - 14º colocado - 1:10'15"
Yure Nonato Ribeiro YB (BA) - 22º colocado - 1:07'56"
Gustavo Valverde Lopes Silva YB (SP) - 23º colocado - 1:08'28"
Jean Pierre Alves de Oliveira YB (MG) - 34º colocado - 1:15'21"
Time Brasil 2025. ©Damiano Benedetto Foto
O Brasil conquistou a 9ª colocação no ranking de equipes nacionais dentre 30 nações participantes, parabenizamos os nossos 15 jovens heróis brasileiros que lutaram bravamente em dois dias intensos de competições nas disciplinas VERTICAL e SKY, e agradecemos o apoio dos técnicos Ramiro Kramer e Genir Santos.
Os 30 países participantes: Andorra, Austrália, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bulgária, Canadá, Croácia, República Tcheca, França, Alemanha, Grécia, Honduras, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Noruega, Polônia, Portugal, Eslovênia, Sérvia, Espanha, Suíça, Eslováquia, Suécia, Reino Unido, EUA.
A nona edição do Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning foi realizada pela sexta vez em Gran Sasso, o centro mais popular dos jovens skyrunners.
Testes antidoping da Wada foram realizados e os eventos foram supervisionados por árbitros internacionais da ISF.
Notícias VERTICAL
Resultados completos
Contagem de medalhas
Site da corrida
Mais informações
Percurso Certificado
Diretrizes antidoping
Publicada em 3 de agosto de 2025