Plano de Ação

Programa Plano Nacional das Artes

2023-2025

Cultura e Identidade Local - IDENTI@RTES

Objetivo(s):
- Fomentar a descoberta e o interesse pelo Património Cultural do concelho de Vila Nova de Famalicão;
- Dar a conhecer aos jovens/alunos o valor dos bens culturais, materiais e imateriais, para a construção do conhecimento do território, da comunidade e da sua identidade;
- Reconhecer a importância do património e da história local;
- Incentivar os alunos a serem promotores junto das suas famílias e outras pessoas, das temáticas e dos espaços apresentados.

In http://www.famalicaoeducativo.pt/_viagens_pelo_patrimonio_cultural

 

Metas

Através da Cultura, das Artes e do Património pretende-se que os cidadãos conheçam a sua cultura e identidade, em todo o seu espectro: económico, social, cultural e ambiental, e desenvolvam atividades, dentro e fora da escola.

 

Pretendemos dar primazia às dinâmicas criativas que englobem as disciplinas artísticas, em estreita relação com as restantes áreas do conhecimento, quer sejam áreas disciplinares, clubes ou projetos, respondendo e trabalhando em conjunto com a autarquia, as instituições e organizações sociais ou culturais.

 

A Escola deve estar na charneira da produção artística e com ela responder aos problemas, anseios e desejos da comunidade onde se insere.




Atividades gerais a desenvolver

- Dinamização de espetáculos, exposições e outras iniciativas culturais no espaço escolar e/ou no exterior, fortalecendo a relação escola-comunidade, envolvendo todos os seus intervenientes;

- Participação dos alunos, famílias ou comunidade educativa em espetáculos (concertos, peças teatrais, espetáculos, cinema, debates, exposições, etc.) enquanto espetadores, proporcionando-lhes o contacto com diferentes manifestações artísticas, em articulação com a autarquia, outras organizações ou equipamentos culturais;

- Promoção da fruição estética através de visitas guiadas e exploratórias em museus;

- Dinamização de visitas de estudo e/ou aulas fora de portas que permitam diversificar os contextos de aprendizagem e articular as saídas com os conteúdos curriculares de diferentes disciplinas, mostrando o carácter multi e transdisciplinar das artes e do património;

- Desenvolvimento de projetos artísticos mobilizando conteúdos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e de outras disciplinas.



MEDIDAS PROPOSTAS PELO PNA A CONTEMPLAR NO PCE

 

- Cidadania Do It/Recursos Pedagógicos

- Desvio: Sair para Entrar

 

 

Restantes Medidas

O agrupamento de Escolas D. Maria II quer alargar a sua ação para além do tema – Cultura e Identidade Local. Esse será o seu principal foco de trabalho, com produtos específicos delineados ao longo de dois anos. Apesar deste desígnio, vamos continuar a dinamizar ou a colaborar na produção artística de outros projetos, por iniciativa própria e sempre que solicitados ou desafiados (em articulação) – desde que ligados à Arte, Cultura e Património.

 

A Escola deve estar na charneira da produção artística e com ela responder aos problemas, anseios e desejos da comunidade onde se insere. Assim, ao longo do ano colaborará na concretização de atividades artísticas, podendo culminar numa apresentação (sarau) no final de cada ano letivo, nomeadamente no Dia do Patrono.




Implementação



1. Atividades propostas na generalidade

 

a) Tema:

 

b) Tema:

 

c) Tema:

 

d) Tema:

 

e) Tema:

 

f) Tema:

 

g) Tema:

 

h) Tema:



 2. Atividades propostas no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento

a) Tema:

b) Tema:

c) Tema:

d) Tema:

e) Tema:

f) Tema:

g) Tema:

h) Tema:

 

3.    Atividades propostas no âmbito de outras disciplinas

a) Tema:

b) Tema:

c) Tema:

d) Tema:

e) Tema:

f) Tema:

g) Tema:

h) Tema:

 

“De Famalicão para o Mundo”

- Concurso “Um conto, uma ilustração - 25 de Abril de 1974: 50 anos de liberdade e democracia” – Do pré-escolar ao 12.º ano; mediante inscrição obrigatória e normas… (data a designar pelas escolas)

Palestras educativas

- “Declaração Universal dos Direitos Humanos”; Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto; Dia Internacional da Mulher; Cultura Castreja e Romanização; Correntes artísticas (Românico; Gótico, etc.); O Conde de Arnoso; Dr. Nuno Simões; Brasileiros torna-viagem; Revolução de Abril de 1974 em Famalicão; Oposição Democrática; A Guerra Colonial; Os Famalicenses na I Guerra Mundial; Lendas, festas, romarias e tradições; Interculturalidade; Emigração; outras (…). 


Cheque Cultura

Serão disponibilizados mensalmente às escolas do concelho de Vila Nova de Famalicão, que se encontrem a desenvolver atividades no âmbito do projeto “De Famalicão para o Mundo”, dez bilhetes de ingresso em espetáculos que estejam em cena nos palcos dos Teatros Municipais de Famalicão e que sejam dirigidos para as faixas etárias correspondentes ao nível de ensino. Estes espetáculos deverão ser selecionados pelo(s) estudante(s), mediante envio de e-mail da escola para bilheteira.casadasartes@famalicao.pt identificando:

- a escola;

- o evento a assistir;

- nome do(s) aluno(s);

Os ingressos nos eventos devem ser levantados pelo(s) estudante(s), e/ou Encarregado de Educação, na bilheteira da Casa das Artes/Teatro Narciso Ferreira, apresentando o cartão de identificação de estudante, nos dias anteriores ao espetáculo.”

 

Critérios de seleção dos alunos do Agrupamento:

1 - Interesse em participar

2 - Situação social/cultural menos favorecida

3 - Participação nas atividades do projeto “De Famalicão para o Mundo”

 

Operacionalização

- Rotatividade entre alunos e entre ciclos

- Sensibilização atempada pelos docentes junto dos alunos e encarregados de educação relativamente à agenda cultural do município

- Os docentes devem enviar com a maior antecedência possível os dados dos alunos (a escola;

o evento a assistir; nome do(s) aluno(s)) que pretendem usufruir desta medida.