2022-2023

CLOSE-UP - Oficina Entre Imagens

(e visualização de filmes de vários autores)

 

Na tarde da passada segunda-feira, 16 de outubro, foi apresentado no Pequeno Auditório da Casa das Artes, o resultado da oficina "Entre as Imagens", realizada na Escola D. Maria II, com condução de Tânia Dinis, com uma turma do 5.º e outra do 9.º ano. Uma sessão que contou com a presença dos alunos participantes, da Direção do Agrupamento, de professores e técnicos, mas também de familiares dos alunos, que contribuíram com imagens e sons na relação com o património de memórias de quatro filmes rodados no território de Famalicão: Nacional 206 de Catarina Alves Costa (2008), Famalicão de Manoel de Oliveira (1940), A Terra e o Homem de Manuel Guimarães (1969) e Revolução Industrial de Frederico Lobo e Tiago Hespanha (2014).

Saliente-se a excelente participação dos alunos, professores, assistentes operacionais, técnicos e familiares nesta atividade que se enquadra na sessão para escolas dos 2.º e 3.º ciclos, no âmbito do CLOSE-UP (www.closeup.pt).

"Nesta oficina, partindo daquele património de imagens, duas turmas do Agrupamento de Escolas D. Maria II (do 5.º e 9.º ano), produziram um exercício em que as suas memórias e as dos familiares se cruzaram e se relacionaram com essas imagens. Este é um projeto que terá continuidade." in Correio do Minho

Estiveram presentes alunos, pais/EE e docentes da Escola D. Maria II

Visualização de um filme: "As Férias do Sr. Hulot", de Jacques Tati

As Crianças Caritas


Os alunos das turmas I, J e L do 9.º ano, da Escola Básica Conde de Arnoso do Agrupamento D. Maria II, assistiram ao documentário "Viagem ao Sol", no dia 2 de dezembro, na Casa das Artes, em Famalicão.

Esta atividade, integrada no programa educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo” http://www.famalicaoeducativo.pt/_de_famalicao_para_o... enquadra-se no Projeto Interdisciplinar Interculturalidade, em que os alunos estão envolvidos, bem como as professoras de Cidadania e de Português, em articulação com o Projeto Cultural de Escola.

Antes do visionamento do documentário, o realizador lançou um desafio a todos: 3 perguntas a que teriam de responder no final!

Houve consenso em relação ao valor desta iniciativa que levou os alunos ao encontro de testemunhos, experiências, emoções e afetos reais e vivenciados em tempos de guerra, como os atuais! Levou-os ao SER! Ainda a distância e a superação protagonizadas por crianças que surgiram na tela como adultos sintonizou-os com o FAZER e SABER FAZER, isto é, com os podcasts que estão a realizar a partir da Exposição “Crianças Cáritas – do Mundo para Famalicão” que esteve, em setembro, na biblioteca da escola.

Esta foi uma viagem que conecta a educação com a vida que pulsa do lado de fora!

Alunos e a professora de Português

Em Viagem ao Sol, o Estado Novo pelos olhos das crianças

"A longa de Susana de Sousa Dias e Ansgar Schäfer, é um documentário rigorosíssimo e lancinante sobre as crianças austríacas que a Caritas trouxe para Portugal no pós-Segunda Guerra Mundial."

https://www.publico.pt/2022/05/05/culturaipsilon/noticia/viagem-sol-estado-novo-olhos-criancas-2004996

Testemunho de alunas

A 1 de setembro de 1939 foi o começo da guerra mais catastrófica, que alguma vez foi vista: A Segunda Guerra Mundial… demorou 6 anos!

Em 1945, a Europa era um continente destruído.

A Áustria, definida pela comunidade internacional como primeira vítima da guerra, tinha metade do seu espaço habitável destruído.

Este acontecimento catastrófico motivou, no dia 6 de outubro, na biblioteca escolar da escola EB Conde de Arnoso, a visita das turmas I, J e L do 9.º ano à Exposição itinerante Acolhimento de Crianças Austríacas da Cáritas Portugal – Do Mundo para Famalicão.

Com esta exposição, guiada pelos professores, os 61 alunos, que estão envolvidos no Projeto interdisciplinar da Interculturalidade, tiveram acesso a um mundo real… conheceram diversas crianças, pelas fotos e pelos testemunhos escritos, vindas da Austrália e recebidas por famílias portuguesa, neste caso, do concelho de Famalicão.

Ficamos a saber o motivo pelo qual escolheram Portugal, a viagem de comboio e de barco que fizeram até chegarem ao seu destino…

Ficamos a conhecer as famílias portuguesas que acolheram estas crianças, que, quando chegaram aqui, não tinham ninguém e tiveram de se adaptar a tanta coisa!!! Por exemplo, descobrimos também algumas das aventuras que estes viveram durante a sua estadia em Portugal… os amigos que fizeram… as brincadeiras, e a nova língua que aprenderam com alguma dificuldade!

Também ficamos a saber que a sobrevivência exige solidariedade, aceitação, partilha, enfim, muito amor incondicional! Um bom exemplo a seguir, em todas as épocas, incluindo a atual!

 

Mariana Miranda, Matilde Miranda , Matilde Felgueiras, Helena do 9.º I

Podcasts desenvolvidos pelos alunos

VID-20221201-WA0002.mp4
VID-20221124-WA0003.mp4
InShot_20221214_180649174.mp4
lv_0_20221212230453.mp4
VID-20221127-WA0011.mp4
InShot_20221213_172728467.mp4
lv_0_20221213231659.mp4
lv_0_20221212221348.mp4
lv_0_20221125190459.mp4

“Somos Amigos do Planeta”

Subordinado ao tema do PNA “ A Indústria e os seus impactos” o Jardim de Infância de V. S. Martinho tendo por base o tema do seu Projeto Curricular de Grupo “Somos Amigos do Planeta”, sensibilizou todas as crianças  para a necessidade e urgência de adotarmos comportamentos que protejam o Meio Ambiente e como consequência o Planeta. Nesse sentido foi decidido fazermos uma prendinha de Natal para os pais e um presépio, onde fosse possível reutilizar materiais existentes nas nossas casas, provenientes da Indústria. As crianças trouxeram muitas caixas de cartão, papeis, cones da Indústria têxtil e muitas rolhas de cortiça. Com estes materiais, construímos um presépio e convidamos os pais a participar na elaboração das figuras para o mesmo, recorrendo a materiais recicláveis. Com as rolhas de cortiça depois de pintadas, as crianças construíram um pinheirinho de Natal, como prendinha a oferecer.

A Latada de Gavião

Produto – Esculturas efetuadas com latas para ornamentar o interior e exterior do JI

Intervenientes – Crianças, Famílias, Pessoal docente e não docente

Materiais – Latas, colas, arames, botões, plásticos, etc…

Motivação - Após uma ida ao teatro ”O Feiticeiro de Oz”, a personagem preferida das crianças foi o Feiticeiro de Oz. Em conjunto, resolvemos iniciar a construção de esculturas em latão de forma a reaproveitar as latas das salsichas da empresa Primor, acumuladas no nosso espaço escolar.

Etapas:

Conversas e recolhas de opiniões/interesses das crianças

Visualização de histórias/ documentários sobre a poluição e o tempo que os mesmos demoram a desaparecer no meio ambiente

 Sensibilização dos grupos para a necessidade da reciclagem

Registos efetuados pelas crianças de vários objetos elaborados com latas

Pesquisa sobre locais onde se podem recolher

Entrega de esboços efetuados pelas crianças às famílias

Execução em família e na escola

Exposição final dos trabalhos

Um, dois, três… é a nossa vez de recriar Lendas e Histórias

Projeto - Desenvolvido no JI de Altinho com as crianças da sala 1 e 2.

Produto - Após o conto/leitura de lendas e histórias, refletimos sobre as mesmas, e a partir dos registos gráficos que as crianças realizam, faz-se a ilustração, produzindo-se painéis representativos que nos recontam as histórias de acordo com as emoções e os sentimentos expressos pelo grupo. Para a produção destes painéis recolhemos materiais de desperdício da Indústria Têxtil, restos de tecido, botões, linhas e cartão.

Data da execução-Durante o ano letivo

Motivação - Através de diálogos, visualização de imagens, leitura de histórias sobre a preservação e respeito pelo meio ambiente, promoveu-se o despertar de consciências cívicas, para reduzir, reutilizar, recuperar, renovar e reciclar os desperdícios da Indústria Têxtil. Deste modo, recolhemos materiais de desperdício da Indústria Têxtil, e as crianças recriaram com criatividade e imaginação painéis representativos das histórias e lendas exploradas em contexto de sala de atividades..

“Pai Natal” – Este trabalho foi realizado pela turma do 3º ano, da Escola Conde de Arnoso, para o concurso “Com material usado se faz um Pai Natal Reciclado” e cujo objetivo era elaborar um Pai Natal com materiais que seriam colocados nos ecopontos (plástico, papel/cartão, metal e vidro) 

“Maquetas” - Atividade desenvolvida pelo 3º ano, da Escola Conde  Arnoso, com materiais reciclados. Este projeto teve como finalidade consolidar os conteúdos abordados na disciplina de Estudo do Meio, trabalhar a interdisciplinaridade e tornar as aprendizagens mais motivadoras e significativas, despoletando nos alunos o gosto por aprender. Posteriormente as maquetas serão usadas numa experiência sobre os vulcões 

Espetáculo de teatro

No dia 24 de maio de 2023, decorreu no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel, pelas 19 horas, o espectáculo “PERSONA”, composto por uma peça de teatro, dança e canto.

Este espectáculo, integrado no Plano Nacional das Artes / Projecto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas D. Maria II, foi apoiado pelo “Programar em Rede”, em parceria com o Município de Famalicão.

A peça de teatro retratou uma encenação onde se aborda a história de algumas das principais personalidades do concelho. O espectáculo foi desenhado e concebido pelos alunos e alunas da Escola D. Maria II que integram as companhias de Teatro ADN e a Companhia de Dança Arena do nosso agrupamento e da PASEC.

Estiveram presentes os familiares dos alunos e alunas, docentes do agrupamento e respetiva direcção e pelo Sr. Vereador da Cultura de Famalicão, entre outros.

A Arte, a Cultura e o Património ao serviço da Educação!

Projetos “Como será o ar que respiramos?” e “Os Oceanos”

É na escola que podemos “ensinar” valores ambientais, sociais e de saúde que as crianças irão conservar para toda a vida, preparando-as para os grandes desafios da sociedade. Temos consciência que a integração desses valores nos currículos e um melhor ambiente nas escolas, terão um impacto bastante positivo no aproveitamento e no comportamento de todas as crianças. Foi a pensar em tudo isto, que desenvolvemos o nosso projeto, articulando o Eco escolas com o PCE.

O Plano Nacional das Artes, pretende fortalecer as artes nas escolas, propondo recursos pedagógicos que aproveitem as expressões artísticas a fim de trabalhar conteúdos de Cidadania e Desenvolvimento.


Descrição do projeto:

No jardim de infância desenvolveram-se dois projetos: O projeto “Como será o ar que respiramos?” e o projeto “Os Oceanos” Quer um, quer o outro, estão ligados à sustentabilidade do nosso planeta e a nossa preocupação foi sensibilizar as nossas crianças a proteger quer todos os seres vivos, quer promover atividades que pudessem beneficiar a vida na terra, atualmente e no futuro. Por essa razão, foram usados muitos materiais a que lhes foi dado nova vida, a reutilizando-os. Produzidos pelas diversas indústrias, tais como cartão, plástico, metal, etc., é uma forma de promover a economia circular, já que os materiais ditos “desusados”, voltam a ter nova vida, evitando o consumo desenfreado.

 

Objetivos: 

- Promover a consciência ecológica;

- Desmistificar conceitos ligados à economia circular;

- Desenvolver conhecimentos práticos e competências de cidadania;

- Inspirar e empoderar as crianças a fazer escolhas mais conscientes;

- Estimular a capacidade criativa e critica.

 

 

Atividades:

 

Suporte temático:


Jardim de infância de V. S. Cosme

As educadoras

Cecília Oliveira

Isabel Toscano

 Exposição sobre o ambiente – “Vamos ajudar a salvar a terra”. Para a concretização deste projeto, uma vez mais, foi lançado um desafio aos Pais das crianças, para em conjunto, construírem um trabalho sobre o tema acima referido utilizando materiais reutilizáveis.

JI de Telhado. 

Projeto – À descoberta dos animais

 

Por opção das crianças começamos a nossa exploração por um lindo inseto, uma joaninha, que apareceu no nosso recreio com a chegada da primavera. Rapidamente lhe arranjamos uma “casa” para podermos observar o seu ciclo de vida, foi alimentada e quando tiver o tamanho desejado irá para o seu habitat natural.

Com a visita ao parque da devesa no dia 19 de abril, para além dos animais que habitam o nosso jardim, continuamos a explorar os animais do parque que observamos com a Engª. Lia: o tritão, o melro, a abelha, o pássaro estrelinha, a rã e pele de cobra. Daqui surgiu uma maquete realizada pelas crianças das duas salas do JI que estará em exposição até ao dia 30 de junho na nossa escola.

 

As educadoras de infância

Maria Alzira Couto e Helena Teixeira

A Indústria e os seus Impactos 

Na nossa vida, beneficiamos do Meio Ambiente sem nos preocuparmos com a preservação dos recursos que ele nos oferece.

Assim, iremos incentivar e promover a educação ambiental reduzindo os malefícios da indústria no meio ambiente.

Embora sejam essenciais para a vida humana, Indústria e Meio Ambiente estão em constante disputa, pois os meios de produção causam grandes impactos nos recursos naturais do nosso planeta.

Temos como principal objetivo despertar nas Crianças, Pais, Famílias e Comunidade Local ações corretas no processo de preservação do Meio Ambiente, pois reduzir, reutilizar e reciclar são gestos simples para se viver com qualidade e desfrutarmos da natureza.


Materiais de desperdício utilizados nas diferentes atividades

 

Envolver as famílias na recolha de materiais de desperdício, tais como:

caixas de ovos, sacos de farinha, cartão, latas, caixas de cereais, pinhas, tubos, jornais, garrafas e garrafões de plástico, botões, tampinhas, rolhas de cortiça, cápsulas de café, tecidos, entre outros.

Carnaval

Participação no desfile de carnaval promovido pela Câmara Municipal de V. N. de Famalicão.

Elaboração de fatos com sacos de farinha.

Elaboração da Prenda para o Dia do Pai

Trabalho de equipa pai/filho: reutilização de cartão na construção de um tapa-sol para o automóvel.

Festa da Primavera

Trabalho em colaboração com as famílias: decoração do espaço exterior reutilizando materiais variados.

Elaboração da Prenda da Páscoa

Produção de um coelhinho da Páscoa mediante reutilização de cartão e garrafas de plástico, entre outros.

Elaboração da Prenda para o Dia da Mãe

Trabalho de equipa mãe/filho: reutilização de latas na produção de um cachepô para colocação de um vaso com plantas suculentas.

Educação Ambiental

Ação de sensibilização pela Resinorte: a necessidade da separação correta dos resíduos nos diferentes ecopontos.

Marchas Antoninas Infantis

Participação no Desfile “Marchas Antoninas” promovido pela Câmara Municipal de V. N. de Famalicão.

Elaboração de fatos com sacos de farinha. Adereços produzidos com garrafões de plástico e diversos outros materiais.


JI de Brufe

Crianças (50)

Educadoras de Infância: Manuela Passos e Cristina Direito

Assistentes Operacionais: Adriana Santos, Elisabete Oliveira, Maria Sousa e Marlene Oliveira.

5 Rs

Descrição do projeto

O projeto desenvolve-se com o estudo da indústria do papel e do plástico, com a premissa de articulação entre diferentes disciplinas e projetos e o enlace entre a criação artística e o consumo consciente, resumido pelo princípio dos 5 Rs.

Reduzir – diminuir a quantidade de resíduos produzidos, desperdiçando menos e consumindo só o necessário.

Reutilizar – guardar materiais aos quais se possa dar uma nova utilidade.

Recuperar – arranjar materiais degradados e reaproveitá-los.

Renovar – reinventar os materiais, repará-los.

Reciclar – transformar os materiais em novos produtos ou matérias-primas de forma a diminuir a quantidade de resíduos eliminados.

O resultado final, visível nos diferentes produtos, engloba diferentes abordagens e reutilizações.

 

Objetivos

- Sensibilizar para os impactos das nossas ações no ambiente;

- Sensibilizar para a reutilização;

- Sensibilizar para o consumo consciente;

- Sensibilizar para produção artística e estimular a capacidade criativa e crítica;

- Articular com diferentes disciplinas, festividades e projetos do agrupamento, CINANIMA;

- Conhecer a realidade local no que toca à indústria em análise.

- Conhecer a composição dos materiais e matérias-primas.

- Desenvolver competências de cidadania;

- Promover o PNA e PNC.

 

Intervenientes

- Alunos do 7º ano da Escola Básica D. Maria II;

- Articulação- EV, História, Geografia, TIC, FQ, Educação Inclusiva, PNC, BE.

 

Data de realização

Ao longo do ano letivo.

 

Produtos

- Objetos decorativos alusivos às temáticas do natal e primavera recorrendo a materiais já existentes na escola e recolhidos pelos alunos no dia-a-dia.

- Criação de cenários para produção de animações resultantes da recolha e reutilização de materiais.

- Animações em stop motion

- Exposição na BE de cenários de animação e storybords e projeção “Maria Curtinhas”.

Maria Curtinhas.mp4