2021-2022

Recurso 1

O Nosso Tempo e o do Conde de Arnoso: Ruturas e Continuidades

A Escola Conde de Arnoso quis saber mais sobre este Conde. Entre outras atividades do Projeto DAC das turmas I, J e L do 8.º ano, surge uma caminhada ao lugar onde o Conde passou alguns bons momentos da sua vida... e trazia amigos de Lisboa, como o escritor Eça de Queirós! Este encontro com o passado e o reconhecimento presente teve impactos e demonstrou a coexistência da aprendizagem formal, não formal e informal que contribuem para uma escola sem muros!

Vídeo da atividade da caminhada

https://www.youtube.com/watch?v=HrCt_2L2Tx4

Maria de José Morais

BOOKTRAILLER2.MOV

Booktrailer - "Miúdos contra o plástico"

_Planificação DAC 8 I,J eL - 2021-2022_Cidadania Do It.Recursos Pedagógicos.pdf

Recurso 2

Projeto "Futuro Sustentável"

Na disciplina de Português, os alunos do 8.º A e 8,º F realizaram atividades em grupo (4 grupos por turma) no âmbito do projeto "Futuro Sustentável". A atividade foi realizada aplicando o modelo de aprendizagem Rotação por Estações. Teve a duração de 180 minutos e contemplava as seguintes tarefas: ler o livro "Miúdos Contra o Plástico" (cada grupo tinha de ler parte do livro) e resumo da parte lida; pesquisar as consequências do plástico, acendo a sites previamente definidos, redigindo um texto expositivo; elaborar slogans/frases apelativas sobre a reciclagem/reutilização do plástico, associando imagens; criar um vídeo recorrendo à plataforma Tik Tok. A atividade foi realizada em espaços distintos: sala de aula, biblioteca e espaço exterior. Após a realização da atividade, todos os vídeos e slogans foram compilados pelo professor, criando o vídeo.

Luís Silva

Futuro sustentável - 8.º Ano.mp4

Recurso 3

“desaFIOs - na senda do desfiar e do desafiar”

O objetivo desta atividade foi valorizar os materiais considerados desperdícios da indústria têxtil, as conhecidas "tirelas" , contribuindo para a economia circular, harmonizando progresso tecnológico e ambiental, recorrendo às diferentes formas de expressão, modos de criar e experienciar.

Depois da visita ao Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Vale do Ave, e de alguma investigação de saberes ancestrais e atuais ligados à indústria têxtil, estabeleceram-se contactos com algumas empresas, que muito gentilmente, nos cederam esses materiais.

A técnica usada foi a construção de diversos produtos tecidos em teares manuais circulares, culminando numa instalação artística em duas árvores do espaço verde da Escola D. Maria II.

A Arte, a Cultura e o Património ao serviço das aprendizagens e da intervenção cívica num mundo em rápida mudança.

VID_20220404_092938.mp4