Vídeos

video.mov

J.I. de Gavião


J.I de S. Martinho

VID-20220331-WA0001.mp4
VID-20220331-WA0002.mp4
VID-20220331-WA0003.mp4
VID-20220331-WA0004.mp4
vídeo da atividade.mp4

Reutilização de materiais

Em articulação com os encarregados de Educação, o Jardim de Infância de V. S. Martinho, com recurso a cones de cartão gentilmente cedidos por uma empresa têxtil, promoveu o desafio de os reutilizar, promovendo a imaginação e a criatividade.

Maria Teresa Oliveira Carneiro

"desaFIOs - na senda do desfiar e do desafiar" - Escola D. Maria II

VID_20220404_093035.mp4
VID_20220404_092938.mp4

Projeto Futuro Sustentável


Booktrailers do livro "Miúdos Contra o Plástico”, a partir do Projeto P10L - Projeto 10 minutos a Ler - com o 8.º I e L e o 9.º J e L.


Maria José Morais Silva

Escola Conde de Arnoso

Booktrailer 2

8.º I


lv_0_20220405200153 (2).mp4

8.º L - aluna com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão (equipa EMAEI)

BOOKTRAILLER2.MOV

9.º L


Peça de Teatro - "De 1830 rumo a 2030"

A PASEC, através das suas Companhias Artísticas, e o Agrupamento de Escolas D. Maria II levaram à cena a peça de teatro "De 1830 rumo a 2030" sobre o impacto da industrialização no tecido social português ao longo dos últimos 200 anos.

O espetáculo teve lugar no Centro de Estudos Camilianos, pelas 19 horas do dia 25 de maio. A plateia estava repleta com mais de 200 espectadores.

Foram mais de 50 crianças e adolescentes as que subiram ao palco e deram forma a momentos de emoção, muito "saber" e de reflexão sobre os nossos últimos séculos de industrialização.

Num espetáculo totalmente redigido, produzido e encenado pelas próprias crianças e adolescentes que lhe deram corpo, pretendeu-se dar a conhecer a forma como a Indústria impactou a vida de cada um na sua época, as oportunidades que gerou e os impactos mais negativos. Numa viagem de duzentos anos, o final da peça incidiu no conceito de desenvolvimento sustentável e como hoje é possível estabelecer um equilíbrio entre o processo de Industrialização, o Homem e o Ambiente.

Estiveram em cena as Companhias de Teatro ADN, Companhia de Dança e Expressão Corporal Arena e Companhia de Música ADV, todas da PASEC.

No final do espetáculo a Diretora do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Prof. Cândida Pinto, referiu a singularidade do espetáculo apresentado e de como é possível conjugar a educação formal e a educação não formal em projetos socioeducativos capazes de promover a capacitação e inclusão de todos os alunos, despoletando tanto o seu envolvimento social como o sucesso educativo.

Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes, vertido no Projeto Cultural de Escola.


MVI_0224.MOV
VID_20220525_193619.mp4
MVI_0227.MOV
MVI_0255.MOV
VID_20220525_192512.mp4
VID_20220525_193022.mp4
VID_20220525_192412.mp4
VID_20220525_191320.mp4
MVI_0282.MOV
VID_20220525_194642.mp4
Cozicruz.mp4

Em articulação com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e TIC, os alunos da turma do 7º G, da EB. Conde de Arnoso, fizeram uma visita às instalações da empresa Cozicruz, no dia 6 de maio de 2022.

Os objetivos da visita, plenamente cumpridos, eram: localizar elementos do património industrial inseridos na paisagem local; perceber os impactes das atividades humanas nas alterações climáticas; identificar ações individuais suscetíveis de contribuir para a redução do impacte ambiental e contribuir para a formação pessoal e social dos alunos.

Os alunos começaram por visitar uma exposição demonstrativa de todos os produtos elaborados na empresa e, de seguida, puderam visualizar todas as etapas do processo produtivo, desde o projeto até à conceção do produto final.

Um especial agradecimento aos proprietários da empresa Cozicruz, Sr. Cruz e D.ª Anabela.


Docente Patrícia Oliveira

Em articulação com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, História e Físico-química, os alunos das turmas do 7º F e E, da EB. D. Maria II, fizeram uma visita ao Parque da Devesa para participar na atividade “Rios de Portugal” e, mais especificamente, estudar o percurso do Rio Pelhe.

Os objetivos da visita, plenamente cumpridos, eram: dar a conhecer os rios da região e os mais importantes de Portugal; abordar os elementos que compõem um rio; reconhecer o ciclo natural e urbano da água; valorizar a importância do rio no ecossistema, utilidades e atividades associadas e estimular o interesse pela preservação do meio ambiente.

Os alunos percorreram o parque da Devesa acompanhados pela explicação da técnica Lia Cardoso onde puderam ampliar os seus conhecimentos. De seguida, realizaram um lanche que permitiu estreitar laços de salutar convivência entre os alunos e aquisição de energia para a tarefa que se propuseram a realizar posteriormente.

Ao longo do percurso de regresso à escola e no âmbito do projeto “Futuro Sustentável”, fizeram a recolha de plástico que estava no chão. Em pouco tempo os alunos conseguiram recolher vários sacos de plástico, que colocaram no ecoponto amarelo, para ser corretamente encaminhado para a reciclagem.

Esta atividade mostrou-se uma experiência extremamente positiva, uma vez que os alunos saíram enriquecidos, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem e saudável convívio, fora do contexto de sala de aula, assim como um sentido de cidadania ativa.

Docente Patrícia Oliveira

7ºF_ atividade N6_ Rios Portugueses.mp4
PROJETO DE CIDADANIA_ TRABALHO FINAL comboios.MOV

Os transportes e industrialização no Concelho de Vila Nova de Famalicão

Os alunos visitaram o Museu Ferroviário, sendo este o mote para o arranque do seu trabalho. Este projeto foi concretizado em articulação, envolvendo principalmente as disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal e Cidadania e Desenvolvimento. Após a visita de estudo ao Museu, os alunos realizaram um relatório que apresentaram oralmente e por escrito na disciplina de Português. As atividades de investigação foram elaboradas, em trabalho de grupo, abarcando as aprendizagens de História, privilegiando-se a História local e as temáticas da Cidadania relativas à Sustentabilidade. Cada grupo realizou e apresentou o seu trabalho à turma, refletindo sobre o transporte ferroviário e a sua importância para a história de Vila Nova de Famalicão, mas também para os seus impactos ambientais. Na realização do projeto houve um enfoque na utilização das tecnologias da informação. Procurou-se fomentar uma cidadania ativa na turma, a partir do conhecimento da história local e do seu património.