Gastronomia de Évora

Cozido à Portuguesa

Cozido à portuguesa é um cozido tradicional português. Trata-se de uma iguaria composta por uma miríade de vegetais, carnes e enchidos cozidos.

No que diz respeito aos vegetais, podem ser cozidos feijões, batatas, cenouras, nabos, couves e arroz. Nas carnes, é possível ter o frango, entrecosto de porco, entremeada de porco, orelha de porco, chispe de porco e carne de bovino de diversas partes. Nos enchidos, são típicos o chouriço de carne, a farinheira, a morcela e o chouriço de sangue. Todos estes ingredientes compõem um prato muito forte, ideal para o tempo frio do Inverno.


Gaspacho à Alentejana

O gaspacho alentejano é um prato típico de Portugal feito à base de pão de miga ou pão de forma, tomate, pepino, pimentão verde, alho, água gelada, orégano, vinagre de vinho, azeite de oliva e sal. Para iniciar, será observada uma mostragem da aproximação da culinária de Portugal com a da Espanha. É o gaspacho alentejano, em que o tomate é um ingrediente muito importante para uma sopa gelada na qual os outros ingredientes supendem-se, incluindo o pão. O pão tem que possuir um ou dois dias e, nesse contexto, insere-se esse alimento no gaspacho quando este é servido. O pão de miga é um autêntico alimento de Portugal e possui massa feita de leite, manteiga, farinha, sal e açúcar.

Sopa de Beldroegas

A sopa de beldroegas é mais um dos muitos tesouros da gastronomia alentejana. A história deste prato é surpreendente: as beldroegas são uma planta que nasce livremente nos campos do Alentejo e que, em teoria, serviriam apenas para alimentar os animais. No entanto, por necessidade, os alentejanos pegaram nesta planta e fizeram muitas e deliciosas receitas típicas com ela.

No fundo, é apenas uma prova daquilo que já sabemos: no Alentejo, fazem-se grandes pratos com ingredientes simples e fáceis de conseguir. O engenho dos alentejanos fez deles mestres em conseguir fazer muito com os poucos recursos de que dispõem.