Gastronomia da Covilhã

Queijo da Serra da Estrela

Este queijo é o nosso cartão de visita e já ultrapassou fronteiras, tornando-se um queijo com história.

A área geográfica de produção contempla os concelhos de Celorico da

Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Seia e algumas freguesias dos concelhos da Covilhã, Guarda e Trancoso.

Trata-se de um queijo produzido exclusivamente com leite de ovelha da raça Bordaleira, coalhado pela flor do cardo Cinara cardunculus L., planta característica da nossa Região, que tem como finalidade coalhar a massa que dará origem ao Queijo da Serra.


Enchidos

De novembro a janeiro ocorre a tradicional Matança do Porco. Nesse dia, as famílias reúnem-se, logo pela manhã, disfrutando de um bom pequeno-almoço, constituído por presunto, chouriço, salpicão, chouriça de carnes e de bofes (miúdos do porco- coração, rins e pulmões). Estes produtos pertencem à matança do ano anterior.

Seguidamente, procede-se à matança do porco, em que se coloca o animal em cima de um banco de madeira, à medida do animal, na ponta do banco existe uma racha para prender a cabeça do porco.

 Os enchidos são as farinheiras, as chouriças, as morcelas, o salpicão e o bucho.


Mel da Serra da Estrela

O mel da Serra da Estrela tem, em regra geral, um aroma forte, persistente (característico da urze), espesso com um paladar adstringente e macio como o mel de rosmaninho.

Este produto já obteve medalhas de prata e bronze em Concursos Internacionais de Mel.