Gastronomia do Porto

Francesinha

Composta por duas fatias de pão torrado, bife de vaca, linguiça, salsicha fresca, mortadela e uma cobertura de fatias de queijo, 

No entanto é na frescura e qualidade dos ingredientes bem como no seu molho denso, rico e picante a gosto que reside o segredo.

E qualquer portuense sabe que deve ser servida com batatas-fritas palito e cerveja bem fresca!

Este é outro dos pratos fáceis de encontrar na cidade do Porto, os paladares são muito variáveis, bem como as composições no que toca a gostos há para todos, no entanto como portuenses que somos recomendamos que provem a original. 


Tripas à moda do Porto 

Não há nada mais à moda do Porto do que as tripas!

Este é um prato com forte simbolismo para os portuenses de união e sacrifício , é a razão pela qual lhes é atribuído o acarinhado nome de tripeiros, do qual são fortemente orgulhosos!

É muito rico em sabor e variedade de ingredientes, devido a ser composto por partes menos nobres do animal como as patas ou orelhas, pode causar alguma reticência na hora de optar, mas vá por nós, é de comer e chorar por mais, acompanhado por arroz branco e um belo vinho tinto!


Bifanas

Se vem ao Porto, sem dúvida que não pode passar sem experimentar as deliciosas Bifanas.

A história diz que a receita foi criada na margem Sul do Tejo, numa terra de seu nome Vendas Novas, ainda hoje são consideradas a melhores do país por muitos. 

Cá no Norte, o bife é cortado finamente, apresentado inteiro e feito com um molho á base de manteiga. O molho dá a riqueza a este prato de traços simples, mas com uma dinâmica de sabores intensos, nomeadamente um picante omnipresente que o fará pedir a rainha dos acompanhamentos, a cerveja!

Na cidade do Porto, Tasco que se preze tem de ter Bifanas!