Turismo de Faro

Sé de Faro

A Sé ou Catedral de Faro ergue-se sobre uma praça plantada de laranjas conhecida como Largo da Sé, na cidade de Faro, a capital do Algarve. Foi mandada construir por Afonso IV após a tomada da cidade sobre os restos de uma mesquita muçulmana que datava do ano de 1251, na qual esteve erguida uma outra igreja hispano-goda. Na actualidade é um compêndio de estilos arquitectónicos, se bem que pode ser associada ao período de transição romântico-gótico e ao renascimento. Da sua igreja primitiva apenas está de pé a imponente torre com pórtico na entrada, cuja terceira planta, aparentemente em ruínas nunca foi acabada.

Arco da Vila

Assente numa das portas medievais da cidade, este portal monumental foi mandado construir pelo Bispo D. Francisco Gomes de Avelar no séc. XIX. Com projecto feito pelo arquitecto italiano Francisco Xavier Fabri, foi inaugurado em 1812. É decorado no exterior por um nicho com a imagem de São Tomás de Aquino, de origem italiana. É um bom exemplo do neoclassicismo italiano no património algarvio.

Museu Regional de Faro

O Museu Regional do Algarve foi inaugurado a 15 de Dezembro de 1962, no edifício da Junta Distrital de Faro, e retrata os usos e costumes da região do Algarve na primeira metade do século XX. Fruto da perseverança, do Dr. José Correia do Nascimento na qualidade de Presidente da Junta, do artista Carlos Porfírio e do fotógrafo Hélder de Azevedo.