Turismo de Ovar

Praia do Furadouro

A Praia do Furadouro é uma praia urbana, classificada com bandeira azul e localizada a cerca de 4 quilómetros do centro da cidade de Ovar, na localidade do Furadouro.

O aglomerado urbano que a envolve é servido de comércio, restauração e serviços básicos de saúde, com uma população durante a época balnear na ordem dos 20 000 habitantes. Dispõe ainda de um parque de campismo com lotação máxima de 5 000 residentes.Um fenómeno que tem afetado esta praia, nos últimos anos, é a perda progressiva do seu areal. A sua secção central, que em 2006 tinha cerca de 150 metros até à zona de rebentamento das ondas, perdeu quase todo o areal de que dispunha, sendo atualmente apenas possível a prática balnear nos areais formados a norte e sul.


Centro de Arte de Ovar

O Centro de Arte de Ovar (CAO) é um espaço de apresentação, produção, acolhimento e criação de projetos artísticos amadores e profissionais e funciona em estreita articulação com os outros espaços que integram a rede cultural do município de Ovar.

A programação OVAR/CULTURA, que tem o CAO como principal palco da programação regular, promove a formação, qualificação e fidelização dos públicos, através da realização de projetos artísticos que privilegiam a utilização dos recursos materiais e imateriais do território, e fomenta o encontro entre o público e a criação artística contemporânea, desenvolvendo novos olhares e linguagens sobre o mundo e a atualidade, incentivando a criatividade, o espírito critico, a tolerância e a solidariedade.



Igreja Matriz de São Cristóvão

O templo, externamente inteiramente revestido a azulejos, é acedido por uma ampla escadaria. A fachada, equilibrada, é rasgada por um portal de linhas simples, encimado por um frontão curvo, ressaltado. Em plano superior, rasgam-se diversas janelas retas com um nicho axial abrigando a escultura em pedra de calcário do padroeiro, São Cristóvão, datada dos finais do século XV. Delimitando esta parte da fachada impõe-se um entablamento também ressaltado que, ao nível das torres sineiras, contorna os seus relógios. Entre este plano e a cimalha do edifício está um "mezanino", corpo intermédio aberto por óculo central com festões, ladeado por duas pequenas fenestrações. A empena central é rematada por frontão de linhas contracurvadas, óculo e festões no tímpano, encimado por cruz latina e dois pináculos. Lateralmente erguem-se as torres sineiras, rasgadas por largas ventanas e terminadas por cobertura de linhas sinuosas.