Gastronomia de Braga

Bacalhau à Braga

Historicamente, este prato foi confecionado pela primeira vez no restaurante Narcisa na cidade de Braga e, mais tarde, após um sucesso estrondoso, copiado por outros restaurantes da cidade e da região. Assim, a receita ganhou asas e ganhou destaque no país, passando a adotar o nome de Bacalhau à Braga, por ser muito confeccionado nos restaurantes da cidade. 

Papas de serrabulho

As papas são confecionadas com sangue de porco, carne de galinha, carne de porco, salpicão, presunto, chouriço, cominhos, limão e pão ou farinha de milho, entre outros ingredientes.

São servidas como sopa ou como acompanhamento dos rojões à moda do Minho, por exemplo. Devem ser consumidas com vinho verde tinto.

As papas de sarrabulho são apenas confecionadas no inverno, uma vez que é nessa altura que se realiza a matança do porco.



Caldo Verde com broa de milho

Confecionado com couve-galega, típica de Portugal, este prato transformou-se num prato tradicional português muito apelativo às noites frias de inverno e atracão principal nas festas populares da região.

O Caldo Verde é uma sopa tradicional que embora tenha algumas oscilações, na sua receita, acaba por ser transversal a todas as regiões de Portugal, um dos motivos para que tivesse sido nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.